TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Anhanguera

IDENTIFICAÇÃO:

Nome: ROSIANE DE FÁTIMA SCAPUSSINE DOS SANTOS

RA: 6506254187

1 TEMA

 AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Como o ambiente escolar se torna o centro na vida da criança com base na aprendizagem e como isso favorece no processo do ensino-aprendizagem dando condições para que a criança possa se sentir segura e acolhida.Pretendendo demonstrar o desenvolvimento e aprendizagem na  Educação Infantil com a importância da afetividade.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Analisar a empatia na relação professor-aluno, e como essa relação auxilia no processo de ensino aprendizagem.

  1. JUSTIFICATIVA

Para que a  criança desperte o interesse na aprendizagem, é preciso que a mesma se  sinta segura e protegida dentro do ambiente escolar e entenda  que o fato de aprender não se torne uma obrigação e sim prazeroso trazendo grande satisfação, por ela possuir um interesse natural por tudo o que é novo atraindo sua atenção, incluindo aqueles que apresentam deficiência de aprendizagem.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Verificar a importância da afetividade no relacionamento entre  professor – aluno no ambiente escolar, sendo fundamental no processo ensino-aprendizagem da junção entre a aprendizagem e a afetividade no processo de desenvolvimento, inclusive auto-estima dos alunos, fator fundamental para o desenvolvimento e formação de qualquer pessoa, dentro e fora da escola e por toda a vida,  facilitará ou não para o crescimento intelectual e pessoal.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Entender que a afetividade e a inteligência são aspectos indissociáveis, intimamente ligados e influenciados pela socialização entre professor-aluno;
  • Reconhecer a afetividade como elemento positivo, facilitador no trabalho do professor.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

           Segundo Henry Wallon (1959,p.94): “a afetividade está associada à emoção, que, como os sentimentos e desejos, são manifestações da vida afetiva - um papel fundamental no processo de desenvolvimento humano”.

          Sabendo que os sentimentos são gestos corporais de demonstrar o estado emocional de cada ser humano, entende-se que a afetividade pode despertar reações profundas do organismo de cada pessoa. Entendo que a afetividade é a junção de sentimentos, ligadas ao entendimento de cuidar, com adequação, surgindo uma vida emocional plena e equilibrada. E neste momento que o indivíduo necessita de alguém que o ampare, que cuide, uma pessoa que estabeleça os limites necessários, impedindo-o de destruir a sua fonte de amor, auxiliando e impedindo-o de agir em nome da raiva ou do medo. (CHALITA, 2001, p.81)

        Segundo Saltini (1997, p.15), a afetividade é necessária na formação de pessoas felizes, éticas, seguras e capazes de conviver com o mundo que a cerca. No ambiente escolar, a afetividade é o carinho, a aproximação com o aluno, saber ouvi-lo, valorizá-lo e acreditar nele, dando abertura para a sua expressão.

6 METODOLOGIA

O  trabalho desenvolveu-se  a partir da metodologia denominada com levantamento bibliográfico, baseando-se no tema pré determinado.

De acordo com Lakatos e Marconi :

A pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado, em livros, revistas, jornais, boletins, monografias, teses, dissertações, material cartográfico, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o mesmo. (LAKATOS; MACONI, 1999, p. 46)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com