TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE DESEMPENHO

Por:   •  21/5/2018  •  Monografia  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ANÁLISE DE DESEMPENHO:

Analisar e impulsionar o conhecimento, prática e comprometimento

do colaborador

GRAZIELA ELIAS BISPO GUIMARÃES

QUEIMADOS-RJ

JUNHO/2016

GRAZIELA ELIAS BISPO GUIMARÃES

ANÁLISE DE DESEMPENHO:

Analisar e impulsionar o conhecimento, prática e comprometimento

do colaborador

Pré-projeto de conclusão de curso apresentado ao Curso de Graduação de Administração de Empresas da Universidade Estácio de Sá, sob orientação do professor Lázaro Pereira de Oliveira, para atender as exigências da disciplina Estágio Supervisionado.

QUEIMADOS-RJ

JUNHO/2016

INTRODUÇÃO

Avaliar pessoas é um processo que acontece permanentemente na vida dos seres humanos, principalmente nas organizações. Ainda que inconscientemente eles avaliam e são avaliados, tanto na situação de trabalho como em seus relacionamentos sociais. Pode-se afirmar que é algo inerente a todo ser humano.

A avaliação de desempenho é uma sistemática apreciação do comportamento das pessoas nos cargos que ocupam, onde o maior objetivo é desenvolver e aprimorar as habilidades no desempenho das tarefas pertinentes a cada função.

As empresas, não importando qual seja o seu tamanho e áreas de atuação, devem sobreviver ao grande desafio que é desenvolver a qualificação e o potencial de seus colaboradores para a obtenção de melhor desempenho, melhor aceitação de maiores responsabilidades e comprometimento com os resultados (LUCENA, 1992). Estes desafios, quando alcançados com êxito, proporcionam a adaptação do colaborador às exigências do cargo e, consequentemente, ao atendimento das expectativas da empresa.

Para o sucesso de uma organização, é de suma importância as relações humanas desempenhadas no ambiente de trabalho. Por conseguinte, a partir dos resultados obtidos na avaliação de desempenho, é inventivo a elaboração de estratégias com objetivos bem determinados que reflitam a competência humana no uso de seus talentos e recursos empresariais para a produtividade, tanto da empresa como do próprio colaborador.

A relevância deste tema – Avaliação de Desempenho – se confirma cada vez mais como papel importante no monitoramento e alavancagem do resultado do trabalho das pessoas envolvidas em grandes e pequenos negócios, sendo um instrumento de extrema importância para toda organização que possui uma visão ampla e dinâmica do mercado onde atua e deseja beneficiar.

1. TEMA

ANÁLISE DE DESEMPENHO: Analisar para impulsionar o conhecimento, a prática e o comprometimento do colaborador.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente trabalho se delimita em estudar a importância da avaliação de desempenho dentro das organizações públicas e privadas.

3. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Colaboradores sem feedback adequado e sem orientação dificultam o processo de aperfeiçoamento das atividades desempenhadas na empresa. Por este motivo, é de fundamental importância realizar a análise de desempenho e divulgar o resultado aos colaboradores para que estes possam buscar aprimorar seus conhecimentos.

4. HIPÓTESE

É de suma importância, para o sucesso da organização, que os colaboradores sejam comunicados sobre o resultado de seu desempenho, visto que esta divulgação promoverá aperfeiçoamento das tarefas por eles executadas, bem como irá motivar, ainda mais, aos que já as realizam dentro da maneira esperada.

5. Objetivo Geral

Entender a importância da avaliação de desempenho para conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos.

6. Objetivos Específicos

  • Compreender o desenvolvimento da gestão de pessoas
  • Compreender métodos de avaliação de desempenho, observando os fatores influenciadores do comportamento.
  • Apresentar a avaliação de desempenho como uma ferramenta necessária e eficaz para a gestão de pessoas.

7. JUSTIFICATIVA

O ato de avaliar o desempenho tem como finalidade tornar mais eficaz e qualificado o serviço prestado. Com isso, esta pesquisa foi motivada pela possibilidade de se detectar as potencialidades e as deficiências dos colaboradores, individualmente, a fim de se compreender como essas potencialidades podem ser desenvolvidas e as deficiências possam ser tratadas e revertidas em aprendizado, promovendo o conhecimento, a identificação e o envolvimento do colaborador com a empresa. Por essa razão a importância desse trabalho que trata do tema avaliação de desempenho.

8.  METODOLOGIA

O trabalho seguiu os preceitos do estudo exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica que, segundo GIL (2008, p.50) “é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído de livros e artigos científicos”. Portanto, este trabalho será realizado por meio de pesquisas bibliográficas em livros, artigos e sites.

9. REFERENCIAL TEÓRICO

Várias são as concepções a respeito da natureza humana a partir do surgimento das teorias administrativas. Em Teoria Geral da Administração, Motta (1996) discorre a respeito dessas concepções, iniciando com a de “homo economicus”, uma das idéias centrais do Movimento de Administração Científica, na qual se considerava o indivíduo como um ser unicamente motivado por recompensas salariais, econômicas e materiais. Taylor, um dos representantes desta corrente, preocupava-se com o aumento da produtividade das empresas e acreditava que, se o pagamento salarial fosse proporcional à produção, o trabalhador estaria motivado a produzir cada vez mais, garantindo, desse modo, o aumento dos lucros para as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (242.6 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com