TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO LIVRO PINÓQUIO AS AVESSAS

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DO LIVRO: PINÓQUIO AS AVESSAS

RESUMO DO LIVRO:

O livro Pinóquio às avessas conta a história de Felipe, um menino sonhador. Um dia seu pai lhe contou a história de Pinóquio, que era um boneco de madeira e depois que foi a escola se tornou gente, no intuito de dizer para seu filho que se ele só brincasse e não fosse para a escola se tornaria burro e quando ele fosse para a escola se tornaria gente de verdade. Depois dessa história, Felipe ficou pensando: “não fui para a escola ainda, não sou gente de verdade”, e com isso acabou sonhando que era um burro e que puxava carroça.

Com o passar do tempo a curiosidade do menino só aumentou, tudo ele perguntava para seus pais e os mesmos quando não tinham respostas lhe diziam que aquilo ele aprenderia na escola e Felipe ficava feliz em saber que tinha um lugar onde todas suas dúvidas seriam respondidas e achava isso maravilhoso, não vendo a hora de ir para a escola.

De todas as coisas que existiam, os pássaros eram as que ele mais gostava, tinha uma fascinação por eles e por isso quando lhes perguntavam o que queriam ser quando crescesse, ele respondia que queria ser “cuidador de pássaros”.

Chegou o dia que Felipe foi à escola. Chegando lá encontrou várias crianças que brincavam no pátio e com elas brincou. De repente, uma campainha tocou, as crianças pararam de brincar e os professores as conduziram para as salas de aula. Ele estava feliz, porque agora todas as suas dúvidas seriam respondidas, inclusive sobre a do nome do pássaro azul que ele tinha visto e não sabia o nome, mas não foi o que aconteceu, pois o que ele queria saber não correspondia ao que estava no programa de ensino, segundo a professora.

Felipe começou a perdeu o interesse de ir para a escola e passou a não prestar mais atenção nas aulas, então seu professor lhe encaminhou para um psicólogo e foi diagnosticado com distúrbio de atenção. Seus pais ficaram muito triste com essa situação e disseram a Felipe que se não parece de pensar em pássaros, ficaria burro. Desde então, Felipe passou a prestar atenção nas aulas e decorava todos os nomes que seus professores passavam nas aulas.

Quando chegou o vestibular, Felipe foi o primeiro colocado. Neste ponto, ele já havia esquecido de seu grande sonho e a coisa mais importante que tinha aprendido foi que era preciso entrar no mercado de trabalho, então se tornou um grande especialista de frango (frangologista).

Ele ficou rico, mesmo assim não se sentia feliz e passou assim muitos anos de sua vida, até que um dia ele conseguiu lembrar do nome do pássaro azul que tanto queria saber, e isso fez com que ele voltasse a ser o menino que um dia fora.

COMPARAÇÃO COM A TEORIA:

Ao ler o livro “Pinóquio as avessa” podemos perceber que é uma crítica a forma pela qual é vista a educação que predomina naquele contexto, que é a abordagem tradicional.

A abordagem tradicional trabalha com a transmissão de conteúdo e o aluno não é estimulado a raciocinar sozinho e também não é visto como um construtor do conhecimento, ele é uma “tábula rasa” e era assim que os professores viam Felipe e qualquer outro aluno da sala, mesmo eles sabendo de muitas coisas, mas aquelas coisas que eles sabiam não eram conhecimento validos para o vestibular.

A escola retratada no livro é uma escola onde aprende o que se deve aprender e não aquilo que se quer aprender, e quem vai decidir isso, segundo a professora, são as pessoas inteligentes do governo.

A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem considerar as características próprias de cada indivíduo; é repetir e decorar, enquanto não aprendesse aquilo daquela série, ela não passava de ano e teria que repetir o ano. Podemos perceber isso quando o pai de Felipe explica para ele que, quando ele entrar na escola terá que tirar notas boas para poder passar de ano e se tirar notas ruins repetirá e a respeito da repetição, vemos que Felipe decorava todos os nomes que seus professores passavam nas aulas e os mesmos não estavam interessados no que cada um queria aprender ou nos ritmos de aprendizagem de cada um, todas as crianças deveriam aprender no mesmo tempo, na mesma velocidade. O aluno tem sempre que olhar na direção certa: olhar para os professores, olhar para os livros e nada mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com