TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro pinoquio as avessas

Por:   •  20/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 9

E

CRÍTICA

LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS – RUBEM ALVES

SUMÁRIO[pic 1]

1INTRODUÇÃO        03

2 SÍNTESE DO LIVRO        04

3 CRÍTICA         05

3.1 Abordagem Tradicional        05

3.2 Abordagem Comportamentalista        07

3.3 Abordagem Humanista        08

4 CONCLUSÃO        10

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

1 INTRODUÇÃO

Com base nos estudos em sala de aula, a formação humana é imposta pela forma em que o individuo é inserido em seu meio, começando pela sua educação.

Existem três formas de ensino: Abordagem Tradicional, Comportamentalista e Humanista. Para uma melhor visão de como a sociedade interfere em cada abordagem educacional específica, o livro utilizado como centro de análise foi: Pinóquio às avessas de Rubem Alves. Esse livro aborda um individuo na escola de acordo com a abordagem manifestada pela sua cultura e meio social. Criou-se um contexto entre as fases de sua vida, a forma em que foi feita a sua abordagem de ensino e como isso interferiu em sua vida pessoal e da sociedade.

É apontado, portanto, a abordagem tradicional, a qual foi utilizada no livro. O autor faz críticas a essa forma padrão de ensino utilizada na sociedade em que estamos inseridos, pois esta abordagem transforma faz com que as pessoas pensem igual, com uma mesma visão de mundo e sem expectativas. No entanto, será que outro tipo de abordagem funcionaria para essa sociedade capitalista? Precisa-se ir direto ao foco, para mudar as formas de educação, é necessário mudar os métodos de ensino.

2 SÍNTESE DO LIVRO

Pinóquio às Avessas, livro de Rubem Alves, educador, psicanalista, teólogo e escritor, conta uma breve história. Direcionado às crianças, o livro fala da trajetória de um menino na sua vida escolar. Um menino cheio de curiosidades, e sonhos e expectativas, que são proibidas e redirecionadas pelo sistema didático. Crianças, tão vivas e espontâneas, entram na escola como seres humanos e saem como bonecos, ao que o autor refletiu sobre o termo de “pinoquização”.



3 CRÍTICA

3.1 Abordagem Tradicional

O livro “Pinóquio às Avessas” de Rubem Alves faz uma crítica a abordagem tradicional utilizada pela maioria das escolas através do personagem Felipe, uma criança cheia de dúvidas e perguntas que são bloqueadas pela professora.

Da mesma forma que na abordagem tradicional são moldados de acordo com seus mentores, além de terem um papel insignificante em relação ao conteúdo que será aprendido, os pais de Felipe também faziam planos para ele sem se preocuparem com sua vontade própria no futuro. Devido ao incentivo dos mesmos, o pequeno menino imaginava que a escola tiraria todas as suas dúvidas.

O que o Felipe ainda não sabia, é que ele e todas as outras as crianças eram consideradas tabula rasa e, ao começar a frequentar a escola, percebeu que sua criatividade e sede de conhecimento eram cortadas aos poucos pelo professor, ou seja, o seu processo de conhecimento era decidido por outras pessoas. Essas questões deixavam-no inquieto, afinal, seu pai havia dito que todas as suas dúvidas seriam sanadas na escola.

O grande sonho do menino era apenas ser ‘cuidador de pássaros’ e não entendia o por quê de ter que tirar notas boas para conseguir isso. Felipe começava a se questionar se o que tudo o que já havia aprendido até o momento não tinha valor.

Quando Felipe fez a seguinte pergunta a seu pai “Quer dizer que o que eu aprendi fora da escola não vale de nada? Se eu fizer uma pergunta a um professor e ele não souber a resposta, eu posso lhe dar uma nota?”, ele ainda não compreendia que na abordagem tradicional de ensino em que estava condicionado, os programas de aula, o professor e as disciplinas eram alheias e superiores aos próprios alunos.

Felipe costumava extravasar suas aflições em seus sonhos. Antes do seu primeiro dia de aula chegou a sonhar que os professores eram pássaros que ensinavam a voar, o que simbolizava sua grande sede de liberdade de conhecimento. Na medida em que entrou na escola e a professora bloqueava suas perguntas, suas indagações voltavam em forma de pesadelo. Um de seus sonhos associava os professores a corvos negros e os alunos a pássaros presos em gaiolas.

Na abordagem tradicional de ensino, as características individuais de cada aluno são ignoradas, são ensinados a pensarem iguais e tudo o que foge disso é considerado um problema. Como já era esperado, Felipe não conseguia manter o foco no que era falado e ensinado pelo professor e foi encaminhado para a psicóloga que o diagnosticou com ‘distúrbio de atenção’. Seus pais lhe disseram que se continuasse pensando em passarinhos ele ficaria burro, com grandes orelhas e, consequentemente, não seria ninguém na vida. Com medo de ser motivo de vergonha para seus pais, Felipe decidiu ser um bom aluno e tirar notas boas. Nesta abordagem o aluno que tem boa memória se sobressai e isto, Felipe tinha de sobra, decorava todos os nomes que os professores passavam.

O tempo passou, Felipe esqueceu do seu desejo de ser cuidador de pássaros, prestou o vestibular e conseguiu passar em primeiro lugar. Se tornou um especialista em frangos de corte, um profissional respeitado, grande orgulho para seus pais, porém uma pessoa triste. Passou por um psicanalista responsável pela análise de sonhos, afinal, ele sempre sonhava com um pássaro azul que lhe dizia “Lembre-se do meu nome e você será feliz”. Depois de muitos anos, Felipe teve outro sonho onde pôde descobrir o nome do pássaro azul e então voltou a ser uma pessoa feliz.

Nota-se que nesta abordagem tradicional os alunos são considerados passivos e a transmissão de conhecimento se restringe apenas na escola. O professor se mantém distante e não permite qualquer interação.

Snyder defende a necessidade de compreender esse ensino. Para eleesse tipo de abordagem é o ensino verdadeiro"tem a pretensão de conduzir o aluno até o contacto com as grandes realizações da humanidade".

Para Durkheim o processo de educação nas escolas são modelos que lhes serão úteis no decorrer de toda vida do individuo, e foi isso que acontece com o garoto, cresceu de acordo com o mundo e utilizou dessas ferramentas obtidas pelo que lhe foi oferecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com