TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE GERAÇÃO X E Y NO AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.720 Palavras (15 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE SUMARÉ

DAYENE AMARAL

GEOVANE DIAS

KARINA PAIVA

MARCELO ASSIS

SHIRLEI DA SILVA

ANALISE DAS GERAÇÕES X E Y NO AMBIENTE EMPRESARIAL.

São Paulo

2015

DAYENE AMARAL RA: 1310387

GEOVANE DIAS RA: 1311644

KARINA ARAUJO 1318173

MARCELO ASSIS 1316869

SHIRLEI SILVA 1318173

ANALISE DAS GERAÇÕES X E Y NO AMBIENTE EMPRESARIAL

Projeto de pesquisa interdisciplinar apresentado ao curso de Bacharelado em Administração, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do titulo de Bacharel em Administração mantido pela Faculdade Sumaré sob a orientação do professor Helder de Souza Aguiar.

São Paulo

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO AO PROJETO        1

1.        OBJETIVO DO PROJETO        2

2.        METODOLOGIA DA PESQUISA        2

3.        REFERENCIAL TEÓRICO        2

3.1.        CONFLITOS        3

3.2.        CARACTERÍSTICAS DA GERAÇÃO X e Y        4

3.3.        GERAÇÃO X        4

3.4.        GERAÇÃO Y        5

3.5.        CONFLITOS ENTRE A GERAÇÃO X E Y        6

3.6.        GESTÃO DE PESSOAS E A GERAÇÃO X e Y.        7

4.        RESULTADOS        8

4.1.        QUADRO COM APURAÇÃO DOS RESULTADOS        9

5.        CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13

Resumo

O presente projeto apresentado propõe um estudo que aborda uma analise das gerações X e Y dentro do ambiente empresarial mostrando a diferença das gerações e seus diferentes comportamentos no âmbito empresarial. O tema abordará uma pesquisa de campo exploratória que reforçará a amostra em relação a está diferença com intuito de defender a analise.



INTRODUÇÃO AO PROJETO

Para as organizações atualmente é um desafio à gestão de seus colaboradores, pois como se sabe no mercado de trabalho existem gerações diferentes, que possuem comportamentos e habilidades distintas.

 A geração X predomina no mercado na atualidade e ela não se detêm a padrões tão rígidos apesar de preservarem seu conservadorismo em relação a algumas questões, quanto à geração Y esta começa a ganhar proporção no mercado, é considerada a geração que quer retorno para carreira profissional em curto prazo, são filhos da geração X, cresceram na era das inovações tecnológicas. A geração Y é motivada por desafios e interesse de acessão rápida, e geram mais rotatividade nas empresas.

Hoje encontramos em muitas organizações as duas gerações, e para administra-la a empresa que busca crescimento tem que conciliar essas diferenças para tirar proveito do melhor que elas têm a oferecer, para isso cabe aos gestores da organização promover a minimização de conflitos, desenvolver talentos, construir um clima organizacional evolutivo considerando a qualidade profissional dessas pessoas, mantendo uma administração de eficiência e desempenho satisfatório, uma vez que o maior desafio proposto atualmente no que se refere às gerações tem sido à busca de integração entre elas, evitando conflitos que possam prejudicar o crescimento organizacional.

A gestão organizacional deve propiciar a integração entre os seus colaboradores através da identificação das diferentes características e dos talentos de cada geração, garantindo um clima favorável que agregue satisfação pessoal, concomitante com a conquista de lucros objetivo principal da empresa.

  1. OBJETIVO DO PROJETO

Analisar o comportamento das gerações X e Y no ambiente empresarial, suas dificuldades, pontos positivos, diferenças e conflitos em relação à empresa e ao local de trabalho.

Como se comportam e quais as perspectivas das gerações X e Y no Ambiente empresarial?

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA

A metodologia para o desenvolvimento deste trabalho será através de pesquisa bibliográfica e analise de campo, será apresentado um material teórico seguido de uma pesquisa realizada em quatro empresas diferentes que reforçara o tema abordado nesse projeto.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Denomina-se gerações um conjunto de indivíduos que tem a mesma idade, e seus filhos formam a próxima geração, considerando a rapidez dos acontecimentos em nossa cultura e sociedade é difícil determinar uma regra que mostre exatidão no surgimento de uma nova geração, mas podemos ter uma noção através de registros que reforçam esse tema, por mais que as pessoas nascidas na mesma época sejam diferentes acreditamos que na formação de geração considerando questões culturais e sociais essas pessoas tem semelhanças principalmente no pensamento que envolve o ambiente empresarial. (Revista científica Hermes, 2014).

Comparar gerações é uma tarefa muito difícil, principalmente quando levamos em consideração questões como âmbito empresarial. Para identificar a geração x e y, consideramos referenciais de diferentes pesquisadores, e identificamos que não existe um período exato que define o início e fim da geração x e da y, então para facilitar consideramos como base que a geração x refere-se aos filhos da geração baby boomer (que nasceram após a 2ª guerra mundial) e a geração y são os filhos da geração x.

Para entender melhor suas particularidades somente entrando no detalhe de cada geração (x e y) para entender melhor suas semelhanças que envolvem o sistema organizacional. (Maximiliano Meyer, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com