TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  24/11/2020  •  Seminário  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 4

ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO

RESENDE

2017

ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO

RESENDE

2017

SUMÁRIO

Empreendedorismo        4

Gestão da Qualidade        5

Responsabilidade Social Corporativa        6

REFERÊNCIAS        7

Empreendedorismo

O empreendedorismo retoma o termo empreendedor, associando-o à inovação para explicar o desenvolvimento econômico, em que o diligente é a pessoa capaz de converter uma nova ideia ou invenção em uma inovação de sucesso. O papel do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em um negócio lucrativo.

O conceito “Empreendedorismo” foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1945, como a base de sua teoria da Destruição Criativa. Segundo Schumpeter, o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalista, que consegue reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar as vendas da sua empresa.

Mais tarde, em 1967, com Kenneth E. Knight, e, em 1970, com Peter Drucker, foi introduzida ao empreendedorismo a ideia da necessidade de arriscar em algum negócio para montar uma organização. Já em 1985, com Gifford Pinchot III, foi introduzido o conceito de intraempreendedor, que consiste na prática dos funcionários possuírem a capacidade de atuar como donos do negócio, ajudando, sobretudo a movimentar a criação de ideias dentro das organizações, mesmo que indiretamente.

Hoje em dia, uma das definições mais aceitas é dada pelo estudioso Robert D. Hisrich, pois segundo ele, “Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”.

As principais transformações ocorridas pela disseminação dessa teoria foram na descoberta de novos métodos de produção e comercialização; exploração de novas fontes de energia e alteração do mercado; além de simplificar as rotinas das organizações aperfeiçoando os processos, fazendo com que haja praticidade na geração de empregos.

O empreendedor é de suma importância para uma organização manter o negócio competitivo, é o diferencial estratégico que atrelado a um bom plano de negócios cria oportunidades em cenários muitas vezes inimagináveis.

Gestão da Qualidade

A Gestão da Qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa, que surgiu após o fim da Segunda Guerra Mundial, para corrigir os erros dos produtos bélicos.

Dentre os principais teóricos está o americano William Edwards Deming, que em 1950, surgiu com o método de controle estatístico no Japão, ensinando alto executivos a melhorarem o design e a qualidade de seus produtos. Para Deming “Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente”.

Em 1954, Joseph Moses Juran, lembrado como um evangelista da qualidade foi para o Japão lecionar sobre gestão da qualidade para executivos de médio e alto escalão de várias empresas, onde afirmava que a ausência de deficiências levaria a uma boa qualidade dos produtos e serviços.

Armand Vallin Feigenbaum também foi um importante teórico sobre a gestão, onde dizia que a “Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário”.

Outro teórico significativo foi Kaoru Ishikawa, que desafiou os gestores que estavam satisfeitos em apenas melhorar a qualidade de um produto, a insistirem e levarem a qualidade sempre a um passo à frente. Em 1960, desenvolveu o conceito de círculos de qualidade, juntamente com a União de Cientistas e Engenheiros Japoneses.

O americano Philip Bayard Crosby foi um empresário e escritor que contribuiu para a teoria da gestão e métodos de gestão da qualidade, associando-se à questão de “fazer certo na primeira vez”, pois considera as técnicas preventivas pouco eficazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com