TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  17/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

 UNIVERSIDADE PAULISTA

Estruturas organizacionais

[Digite o subtítulo do documento]

São Paulo 2017


Introdução

O desenho organizacional têm como objetivo mostrar a disposição estrutural da  empresa, a relação entre cada departamento, e como as tarefas estão interligadas a fim de que ao final de cada processo sejam atingidos com êxito os objetivos que a empresa se propôs a alcançar.

O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar o conceito das principais estruturas organizacionais, entre as quais estão as estruturas: Funcional, Matricial, Celular e Rede Criativa. Descrevendo suas principais vantagens e desvantagens, quais os tipos de organizações que elas são utilizadas,  e a importância de se saber qual é a mais indicada para cada tipo de empresa.

Não existe uma estrutura melhor ou pior, e sim aquela que se enquadra de forma mais adequada ao perfil da empresa, aos seus colaboradores, o segmento em que ela atua, e os objetivos que ela pretende alcançar.

Estrutura  Funcional

A Estrutura funcional é a mais tradicional, e talvez a mais utilizada dentro das organizações. É a clássica estrutura organizacional, e como o próprio nome já diz, ela se utiliza das funções para dividir as áreas de responsabilidade e autoridade.  

As empresas são divididas em vários departamentos, entre os quais podemos citar o departamento de produção, financeiro, marketing, recursos humanos, logística, entre outros. O número de departamentos que a empresa possui dependerá de vários fatores, entre eles, o seu porte, ramo de atuação, o serviço que ela presta, se é uma empresa nacional ou multinacional, entre outros.

Cada colaborador é alocado de acordo com a sua especialidade, e responde diretamente ao responsável pela sua área, que por sua vez, responde ao seu superior hierárquico, e assim sucessivamente. Quanto maior for a organização, maior será o distanciamento entre o topo e o nível operacional, fazendo com que a comunicação fique mais burocrática e lenta, entre os diferentes setores da empresa.

Esse tipo de estrutura é geralmente utilizado em empresas fabris, instituições religiosas e governamentais, organizações militares, etc.

Exemplo de Estrutura Funcional:

[pic 1]

(Imagem extraída da internet)

Vantagens da Departamentalização Funcional:

- Hierarquia bem definida.

- Clara definição das responsabilidades.

- Departamentos compostos por especialistas em suas respectivas áreas.

- Comunicação facilitada dentro da mesma área, pois o departamento é formado por profissionais com a mesma especialização.

- Simplificação dos mecanismos de controle.

- O executivo chefe fica em contato com todas as operações.

Desvantagens

- Rigidez estrutural

- Excessiva dependência do topo da hierarquia.

- Difícil adaptação a mudanças.

- Eventuais conflitos entre as áreas funcionais podem traduzir-se em dificuldades de comunicação e coordenação.

- As pessoas focalizam seus esforços exclusivamente em suas áreas, esquecendo-se do objetivo geral da empresa.

Aplicações:

De acordo com Chiavenato, em seu livro Introdução a Teoria Geral da Administração, a estrutura funcional é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras. É aconselhável para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou de serviços e que permaneçam inalteradas por longo tempo. Ela reflete um dos mais altos níveis de auto-orientação e de introversão administrativa, demonstrando a preocupação da empresa com a sua própria estrutura interna.

Estrutura Matricial

Na Estrutura Matricial uma equipe de especialistas em diversas áreas é alocada para a realização de um determinado projeto que possui características semelhantes e temporárias. Cada projeto é dirigido por um gerente que é responsável por fazer com que as diversas atividades sejam realizadas focadas exclusivamente em seus objetivos  

Esse tipo de estrutura teve sua origem advinda da departamentalização funcional tradicional, e tem como objetivo a desburocratização para a realização das tarefas, fazendo com que elas sejam realizadas de forma mais dinâmica, e que as decisões sejam tomadas de forma mais rápida, não dependendo apenas da alta hierarquia.

Ao final de cada projeto as pessoas retornam para suas respectivas áreas, ou são realocadas na execução de um novo projeto.

Exemplo de Estrutura Matricial:

[pic 2](Imagem extraída da Internet)

Vantagens da Estrutura Matricial:

-Fácil adaptação às condições e necessidades em que estão situadas.

- Autonomia para os gerentes de cada departamento.

- Organização voltada para o seu ambiente territorial e mercado de atuação.

- Possibilidades para o desenvolvimento da Equipe.

Desvantagens:

- Conflitos internos.

- Relação de comando e autoridade complexos

- Preocupação excessiva com a sua área de atuação, não dando a devida atenção para as demais áreas.

- Baixa adaptabilidade.

Estrutura Celular

O modelo  de organizacional celular possui características de um ser vivo, como uma organização orgânica, e responde com agilidade e flexibilidade e agilidade às demandas do ambiente. Esse tipo de estrutura não é composta com o modelo de hierarquia tradicional, como a maioria das organizações, mas se baseia em processos e em fluxos de energia, por equipes ligadas através de redes com características multifuncionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (248.7 Kb)   docx (99 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com