TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TAUBATÉ - SP

2014

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Mundo Imobiliário

Atividades práticas supervisionadas - trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 2º/3º semestre, do curso de Administração do ITES, sob orientação do Prof. Eugênio Mello.

TAUBATÉ - SP

2014


AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus, nossos familiares, amigos e a todos nossos professores que nos apoiaram, e acreditaram em nossa capacidade, para cumprir mais uma etapa de nossos estudos, dando apoio e nos motivando para atingir nossos objetivos, afinal todas as matérias estão interligadas e fica muito claro através da abordagem das Estruturas Organizacionais.

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 01 ................................................................................................................. 3

FIGURA 02 ................................................................................................................. 4

FIGURA 03 ................................................................................................................. 5

FIGURA 04 ................................................................................................................. 6


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

Como surgiu a empresa Mundo Imobiliário?        

2. A EMPRESA ALVO        

2.1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO        

2.1.1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        

2.1.2 FORÇA DE TRABALHO        

2.1.3 PRODUTOS E CLIENTES        

2.1.4 PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO        

2.1.5 PRINCIPAIS INSUMOS        

2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        

2.2.1 DESCRIÇÃO DA ESRUTURA ORGANIZACIONAL ENCONTRADA NA EMPRESA        

2.2.2 DESCRIÇÃO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS ENCONTRADAS NA EMPRESA        

2.2.3 AVALIAÇÃO DA EMPRESA/ORGANIZAÇÃO QUANTO À SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E COMO ESSA ESTRUTURA INCENTIVA (OU NÃO) O COMPROMETIMENTO DAS PARTES INTERESSADAS.        

2.2.4 INFORMAR QUAIS OS RECURSOS/FERRAMENTAS UTILIZADOS NA MEDIÇÃO DE DESEMPENHO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.        

3. ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIA        

3.1 ANALISAR OS ITENS DE 2.2 TENDO COMO REFERÊNCIA OS CONCEITOS – FUNDAMENTOS TEÓRICOS - APRESENTADOS EM 1.        

3.2 SUGERIR MELHORIA(S) DIRETAMENTE RELACIONADAS COM O TEMA DO APS – ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS        

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA        


INTRODUÇÃO

Nesse trabalho, segue a abordagem da Estrutura Organizacional do dia-a-dia da empresa Mundo Imobiliário, empresa esta que não possui filiais e que tem como principal objetivo ajudar você a concretizar seus sonhos. Com os imóveis disponíveis em nossa empresa, você pode encontrar um lar para sua família, um ponto comercial para abrir sua empresa e boas oportunidades de investimentos no ramo imobiliário.

Fizemos um estudo sobre a Estrutura Organizacional desta Empresa onde montamos o Organograma, pesquisamos quantos funcionários temos na empresa e qual o nível de escolaridade de cada um.

Por meio de uma pesquisa de campo, chegamos à conclusão que por mais que uma empresa aparente ser muito bem organizada, quando nos aprofundamos no estudo da mesma vemos que ela tem inúmeros problemas de estrutura. Como por exemplo, o modo como um gestor trata seus subordinados e vice versa.

Em Estruturas Organizacionais aprendemos muito e ao mesmo tempo descobrimos coisas que nem imaginávamos. Aprendemos que o tempo de trabalho no mesmo serviço nem sempre quer dizer excesso de sabedoria, pois a cada dia que passa uma nova situação surge e temos sempre que ter uma resposta imediata para aquela situação. Entretanto, tudo fica mais fácil quando a empresa é bem organizada. Cada um tem sua função determinada e as pessoas trabalham em grupo ajudando sempre um ao outro.

Identificamos também pontos frágeis dentro da empresa, pontos este que necessitam ser aprimorados.

Desenvolvemos maneiras para melhorar esses problemas e tentamos aplica-los no dia-a-dia da empresa.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006) CHIAVENATO, I. Administração de Empresas: uma abordagem contingencial. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

“O administrador deve obedecer a certas normas ou regras de comportamento, isto é, a princípios gerais que permitem desempenhar suas funções de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar”. (CHIAVENATO, 2000, p. 93, grifos do autor)

"As normas resultam de uma complexa operação, pela qual a inteligência confronta fatos da vida com uma tábua de ideais, acerca de como deve ser o comportamento humano." (TELLES JUNIOR, 2002, p. 25, grifo do autor)

Como surgiu a empresa Mundo Imobiliário?

A história da empresa Mundo Imobiliário se inicia com o atual proprietário. Nascido em 26 de setembro de 1980, que se ressalta por sua visão estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (257 Kb)   docx (131.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com