TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS QUESTÕES DO ESTUDO DE CASO

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ADMINISTRAÇÃO- PRIMEIRO PERÍODO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

[pic 1]

MANUELA F. C. RODRIGUES

QUESTÕES DO ESTUDO DE CASO

CAPÍTULO 6

MACAÉ

2018

  1. A estrutura organizacional adotada pelo Grupo Globo é a estrutura Funcional. A organização do Grupo Globo tem suas atividades separadas em divisões independentes, cada uma delas composta por varias empresas. Esse modelo estrutural foi adotado para uma melhor coordenação e especialização das atividades.
  2. O critério utilizado foi por divisão de serviços/produtos, visando a melhor coordenação e departamentalização das atividades devido ao tamanho do conglomerado. Propõe reduzir a lentidão dos processos organizacionais e facilita a coordenação por parte da alta administração.

[pic 2]

  1. As variáveis que influenciaram a organização estrutural do Grupo Globo são, por exemplo: Tamanho da organização, que forçou a divisão em departamentos; Burocratização; Hierarquização; Centralização de decisões e mudanças no setor da mídia e comunicação (desenvolvimento dos meios e difusão da internet), ocasionando a reestruturação.
  2. O grau de centralização das Organizações Globo é baixo devido ao tamanho do conglomerado e a diversidade de produtos/serviços que ela oferece. As decisões não ficam nas mãos da alta gerencia da organização, mas há autonomia dos gestores sobre seus respectivos departamentos desde que esteja seguindo os objetivos da empresa.
  3. Com o objetivo de crescer, o grupo fez dívidas em moeda estrangeira; Investimentos em novas tecnologias; Surgimento de novas mídias; Defeitos gerenciais como: Excesso de funcionários, mordomias, salários muito altos, departamentos desnecessários, etc.
  4. O objetivo do plano de reestruturação da Globopar era de diminuir as dívidas, resolver problemas administrativos e gerar lucros. Reichstul renegociou as dívidas e reformulou as estruturas arcaicas da companhia o máximo que ele pode.
  5. Reichstul foi posto no cargo de diretor geral da Globopar no âmbito de comandar as mudanças nas empresas com problemas. Sua missão na Globo Cabo era de reduzir prejuízos, com objetivo de renegociar o vencimento das dívidas dessa unidade de negócios e oferecer participação no capital da empresa,e, também, de reorganizar a estrutura empresarial, com o objetivo de reduzir gastos e preparar a organização para enfrentar os desafios do mercado em que atua. Na Editora Globo ele atuou de forma semelhante aos problemas encontrados anteriormente. Por último, ele tentou atuar na Rede Globo, com objetivo de resolver problemas financeiros e administrativos, porém, encontrou muita resistência da unidade.
  6. Pelo fato da Rede Globo de Televisão ser do alto escalão e considerada a empresa mais importante do conglomerado, Reichstul encontrou dificuldades em fazer cortes e reduzir mais os custos por ter sofrido resistência dos administradores de topo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (127.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com