TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TENDÊNCIAS E TÉCNICAS UTILIZADAS NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTOS E SELEÇÃO COM JOVENS DE JI-PARANÁ

Por:   •  25/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  12.123 Palavras (49 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 49

TENDÊNCIAS E TÉCNICAS UTILIZADAS NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTOS E SELEÇÃO COM JOVENS DE JI-PARANÁ

Hayalla Etiene Alves de Souza[1]

Mestre Márcia Cristina Teixeira[2]

Resumo

O presente artigo descreve uma pesquisa realizada com os jovens de Ji-Paraná, com intuito de colher informações sobre as técnicas que são utilizadas nos processos de recrutamento e seleção que participaram, e quais são as tendências que estão surgindo neste mercado para melhorar e facilitar estes processos para as empresas. O trabalho tem o foco de coletar informações desses jovens para saber quais são as técnicas que mais se encaixam na hora de recrutar e selecionar esses jovens, para que não ocorra o risco de errar ou gerar mais custos que o necessário para as empresas. As empresas devem usar a internet como aliada para conseguir chegar a estes jovens, como as redes socias, sites de empregos e outros, para que esta informação chegue até eles. As empresas estão à procura de talentos que venham para somar no futuro, que tenha competência para realizar suas atividades e tarefas de forma adequada e traga bons frutos para a organização.

Palavras-chaves: Tendências, Técnicas, Gestão de pessoas, Recrutamento, Seleção.

INTRODUÇÃO

As tendências e técnicas utilizadas nos processos de recrutamentos e seleção estão mudando a cada ano, pois estão surgindo novos métodos para que as empresas melhorarem ou modificarem seus processos de recrutamento e seleção com os jovens, e obter mais sucesso com a integração de novos talentos ou “sangue novo” dentro das empresas e trazer mais novidades e criatividade para o grupo empresarial e atingir novas metas e alcançar novos objetivos.

Portanto, com essa evolução nos processos, as empresas necessitam a cada dia se reinventar para se tornarem referência no mercado e gerar mais competitividade, realizando processos de forma mais adequada e recrutando jovens qualificados que vêm para somar na empresa, gerando resultados e atingindo os objetivos tanto da empresa quanto profissional. Por conta disso realizamos esta pesquisa para descobrir os técnicas que as empresas estão usando e verificar a onde que está tendo gargalo no processo, e saber quais as têndicas que estão surgindo no mercado.

Tendo com objetivo geral analisar as tendências e técnicas utilizadas nos processos de recrutamentos e seleção com jovens de Ji-Paraná. Para isso, tem como objetivos específicos: verificar as tendências e técnicas que são utilizadas na atualidade nos processos de recrutamento e seleção; analisar os métodos atuais de recrutamento e como essas informações da vaga cheguem ao público jovem; compreender a influência da tecnologia nos processos de recrutamento e seleção; verificar o ponto de vista dos jovens diante da sua participação em um processo de recrutamento e seleção e analisar o que os jovens pensam sobre como deve ser feito um processo de recrutamento e seleção com eles e quais são as principais etapas que devem conter nos processos.

No Brasil, vêm crescendo cada vez mais estes processos e surgindo novas tendências e técnicas de recrutar e selecionar os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. As empresas estão valorizando mais essas técnicas de recrutamento, para que consiga selecionar o candidato que mais tem a ver com o cargo. E muitas vezes as empresas acabam contratando outras empresas especializadas para fazer recrutamento de pessoal, oferecendo todos os dados possíveis para que consigam realizá-lo e encontrar os jovens mais qualificados e adequados para preencher a vaga, com intuito de conseguir ter mais sucesso ao fazer sua escolha.

O processo de recrutamento e seleção de jovens nas empresas estão se tornando algo frequente por conta da busca de novos talentos e por estarem mais ligados as tecnologias da atualidade, pois, o método de realizar este tipo de recrutamento são bem diferentes do que estão acostumados a fazer. Os jovens são completamente ativos em mídias sociais, e não em revistas e jornais. O artigo traz a oportunidade para as empresas poderem visualizar quais são as tendências que estão crescendo no mercado e obterem sucesso no decorrer do tempo. E também mostrar detalhadamente como a tecnologia está influenciando nos processos de recrutamento e seleção. E ainda traz a opinião dos jovens sobre como deve ser feito o processo de recrutamento e seleção com eles, mostrando e trazendo informações para as empresas melhorarem ou acrescentarem no seu processo.

2- TEORIA DE BASE

Este capítulo trata da fundamentação teórica do projeto e fornece todas as informações necessárias e fundamentais para compreender a importância das tendências e técnicas de recrutamento e seleção com os jovens nas organizações. E mostrará como esses processos ajudam as empresas no seu crescimento e a ter no seu ambiente interno talentos com competência.

2.1 - Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é uma das áreas que mais vem sofrendo mudanças e transformações nos últimos anos. Porque agora o gestor pode aplicar e gerenciar os processos de avaliação dos funcionários e candidatos que queiram ingressar na empresa, isso tudo é realizado de acordo com as necessidades específicas da empresa. A gestão de pessoa ajuda o administrador a desempenha as funções do processo administrativo, planejar, dirigir, organizar e controlar, com a ajuda da sua equipe, para alcançar suas metas, objetivos e resultados. É o meio de agregar talentos à organização, de integrar os talentos a cultura da empresa e acolher na empresa. (Chiavenato, 2014).

Dentro de uma organização o principal atrativo é o ser humano, no qual precisam estar motivados para realizar suas tarefas e obter resultados, precisam saber quais são seus direitos e deveres e ser bem profissional em tudo que realiza dentro da organização. Quando se trata de gestão de pessoas, sabemos que não é uma realidade que sempre existiu e ainda não é bem explorada por várias organizações, ou seja, as pessoas nem sempre foram o principal atrativo das empresas. As pessoas eram consideradas máquinas dentro da organização, os gestores nem pensavam se os desejos e objetivos dos colaboradores estavam sendo realizados e, por conta disso gerava alguns problemas, pois estes não se sentiam motivados para realizarem suas atividades. (Brito, 2019).

Dentro da gestão de pessoa é importante ter uma gestão estratégica das pessoas, porque assim terá um equilíbrio maior na organização, pois, está gestão busca entender os colaboradores e o contexto em que eles estão inseridos, alicerçando e compactando a satisfação de cada um dos indivíduos que estejam envolvidos ao mesmo tempo em que alavanca as mudanças e tomadas de decisões que as organizações tanto necessitam. Está gestão estratégica de pessoas tem que ser desempenhada pelos gestores de negócios de uma empresa, pois é ele que tem o controle total das ações e recursos da empresa, e tem o auxílio e ajuda do setor de recursos humanos, para ajudar a melhorar o desempenho e atingir as metas que foram determinadas, as necessidades individuais dos colaboradores, da organização e sociedade. (Xavier,2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82 Kb)   pdf (392.7 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com