TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INDIVIDUAL INDUSTRIA

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

Descreva como este cenário VUCA característico da indústria 4.0 (também conhecida como quarta revolução industrial) provoca a quebra de paradigmas que envolvem os sistemas de produção do tipo continuo e do tipo intermitente, mudando a abordagem de fatores que representam uma de vantagem competitiva de cada sistema?

O VUCA tem como principal impacto para as empresas a dificuldade de ter previsibilidade nos planejamentos, interessante observar que o próprio conceito de estratégia nas empresas também foi inspirado na abordagem militar. A diferença agora é que o mais aconselhado e projetar cenários de longo prazo, e ter agilidade na capacidade de resposta do ambiente organizacional.

No ambiente organizacional, o caminho é criar um ambiente favorável ao compartilhamento e a criação de novos conhecimentos, bem como ao aprendizado coletivo. Ter um propósito e um direcionamento claro sobre os resultados esperados é essencial para integrar e motivar a equipe, é essencial o desenvolvimento contínuo dos profissionais e a criação de processos integrados, que possibilitem ao máximo a formação de uma cultura organizacional dinâmica, colaborativa e voltada a ter bons resultados dentro da empresa.

SISTEMA DE PRODUÇÃO DO TIPO CONTINUA

Produção contínua é um método usado por muitas empresas de manufatura para fazer a maior quantidade de um produto no menor espaço de tempo possível. A ideia por trás deste conceito é a produção constante, sem qualquer tipo de pausa ou interrupção. É uma ideia muito complicada, pois requer uma grande dose de habilidade e competência para obter resultados satisfatórios. 

SISTEMAS DE PRODUÇÃO DO TIPO INTERMITENTE

Sistema de produção em que as unidades produzidas são organizadas de acordo com a função. O trabalho passa pelo departamento funcional em lotes e cada lote deve ter um rumo diferente. Produção realizada em lotes, podendo ser sob encomenda (produtos únicos) ou repetitiva (produtos diferenciados).

Em relação com o VUCA e os sistemas podemos ver que cada sistema tem um modo padrão de trabalhar, seguindo as normas e o padrão de cada segmento do mercado, de acordo com o VUCA o mundo está mudando de forma acelerada como podemos ver a cada evolução, tanto na tecnologia com em outras áreas especificas, onde talvez seja um destino incerto, que não seja uma evolução satisfatória, que traga bons resultados, a volatilidade e constante e devemos estar preparados para mudar os padrões das organizações, não podemos ter duvidas e nem incertezas com as mudanças, devemos se adaptar a cada uma delas, hoje e difícil saber o futuro de cada empresa, mesmo que imaginamos ou planejamos, e difícil ser exatamente da forma que planejamos, pois os resultados podem ser mais do que o esperado , ou ate mesmo o que não esperava, existem diversos fatores tanto interno com externo que pode afetar o gestor e a empresa.

Para a quebra de paradigmas as empresas devem criar um modelo de gestão estratégica capaz de reagir rapidamente às mudanças do mercado e não fique refém de processos, devem ter um espaço voltado justamente a testes, que permita o rápido aprendizado e auto ajuste a partir das próprias falhas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com