TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ADM Mercadologica

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL Ltda.[pic 1]

Faculdade Anhanguera São José[pic 2]

Curso de Bacharelado em Administração

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)

Administração Mercadológica

Professora:

São José dos Campos-SP

Março de 2016


SUMÁRIO

[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        03

        


1 INTRODUÇÃO

O trabalho demonstra uma analise de marketing para a empresa Cacau Sabor, orienta de como deve ser elaborado um Plano de Marketing e qual a importa de tal para uma empresa.

Também demonstra a importância da empresa utilizar os 4P’S para a eficácia do plano, que deve ser reformulado anualmente.

Podemos identificar que nem sempre a falha do plano se refere a falha administrativa ou de produto / serviço oferecido, como pode ser dado devido a uma analise fraca sem as informações consistentes.

        


ETAPA - 1

Passo 2.1

Diante dos textos para estudo disponíveis no passo anterior, verificamos muitos pontos importantes. Começando pelo Mix de Marketing que se caracteriza pelo 4P´s, os quais: produto, preço, praça e promoção.

Produto: É tudo que se refere aos “bens e serviços” disponibilizados pelas empresas, onde os mesmos devem satisfazer fisicamente e psicologicamente os clientes.

Preço: É o valor cobrado na aquisição de um bem ou serviço.

Praça: Entende-se como a disponibilização dos produtos aos seus consumidores. O local onde os clientes terão acesso para poder adquirir o produto ou serviço.

Promoção (comunicação): Usa-se para informar, persuadir e lembrar os potenciais compradores de um produto, com o propósito de influenciar atitudes e comportamento dos compradores.

Nos tempos que vivemos hoje é indispensável à utilidade dos 4P’s de forma correta e inovadora. Os profissionais da área de Marketing usam estas variáveis para estabelecer um plano bem sucedido, a estratégia lançada traçada para os 4P’s, deve refletir a melhor proposta de valor para os consumidores de um mercado-alvo bem definido. A administração de marketing é a aplicação prática deste processo.

É um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto, visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo.

Passo 2.2

        Para melhoria da empresa “Cacau Sabor” resolvendo o problema das variações nas vendas, e consequentemente reduzindo o percentual de 45% do faturamento sobre um único produto, além de lançamento de novos produtos conforme citado no Passo 3 desta mesma etapa, também poderá ser aplicado uma parceria com as lojas de outros ramos da região. Como por exemplo:

        Lojas de sapatos, roupas, presentes, confecções, decorações, floricultura, entre outras... Em dias festivos como dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, a cada compra que um cliente adquirir, o presentear com um brinde de um bombom da empresa “Cacau Sabor”.         O mesmo deve conter uma tag, com a logo marca da empresa, telefone para contato, endereço e o sabor do bombom adquirido.

        Isso seria válido para o dia das crianças também, direcionado para esse público nos dias festivos dos mesmos, que inclui dia das crianças e natal.

        Esta é uma forma muito eficaz de divulgação, pois quem não gostaria de receber esse mimo, tendo a aprovação com certeza o cliente procurará a empresa para aderir a mais produtos.


Passo 3

Nova logo marca direcionada para a empresa Cacau-Sabor:

ETAPA – 2

Passo 1

Ter um plano de marketing é importante independe se for uma empresa de grande, médio ou pequeno porte. Deve ser elaborado e estudado para que seja criada uma estratégia onde auxiliam no registro de dados e controles de gastos. Importante ser documentado todos os erros e acertos do plano de marketing.

Com base nos cincos itens para como se criar um plano de marketing entendemos a importância o recolhimento de dados necessário. Os itens constituem em:

  1. Analise de Ambiente – Devem ser analisados os ambientes externos e internos, definindo as forças e fraquezas que o empreendedor possui, estudar o capital a ser investido e se poderá sustentar um plano em longo prazo.
  2. Entender quem são os Clientes - Definir o tipo de cliente, qual será o público-alvo, estudar em qual será o mercado a ser investido, e entender como serão utilizados os produtos e serviços pelo cliente.
  3. Analise os Concorrentes – importante ter uma analise detalhada sobre os objetivos principais, analisar se outras empresas podem oferecer o mesmo beneficio ou até mesmo um beneficia melhor.
  4. Definir as Estratégias e Ações – em primeiro lugar deve ser estabelecido o objetivo do plano para assim logo em seguida sejam identificadas quais ações serão tomadas.
  5. Estabelecer Cronograma - É importante ter um cronograma de cada ação presente no plano, assim terá o controle de como tudo está ocorrendo, colocar no papel as ações tomada e os recursos utilizados , pois o plano de marketing não tem fim pois deve sempre ser revisado e atualizado.

Plano de marketing é uma ferramenta de estratégia gerencial que é utilizada para identificar: Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades que o mercado proporciona ao Empreendedor. Assim estimula uma empresa a definir metas e objetivos e buscar entender o que seu cliente necessita.

O departamento de marketing tem uma sistêmica de onde devem estar concentrados para tirar proveito de oportunidades encontradas  e potencializar seus pontos forte, mas para que isso seja colocado em pratica é necessário um Plano de Marketing bem estruturado .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (192.2 Kb)   docx (966.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com