TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento organizacional. etapas 1 e 2

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

Liderança é um assunto que vem sendo discutido ao longo da história humana. Ser líder, formar líderes e gestores, parece ser um desafio constante do homem e das organizações. A direção de um grupo de indivíduos, transformando-os numa equipe que gera resultados é chamado de liderança, que é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores de forma ética e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos, assim os colaboradores contribuem voluntariamente e acima de tudo com ânimo para chegarem e alcançarem as metas e objetivos da equipe e da organização.

A liderança influencia o comportamento das pessoas, e através dessa influência, foram criados três estilos clássicos de liderança:

  • Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias nas decisões do grupo, é focado apenas nas tarefas. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
  • Liderança democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto, estimuladas e assistidas pelo líder. O líder sempre procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.
  • Liderança Liberal: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

Liderança é um assunto essencial para os gestores da organização, pois é fundamental a participação do líder na eficácia da equipe e da organização. Os líderes estão diretamente ligados com o sucesso e o fracasso, com conseguir ou não atingir os objetivos definidos pela organização, que é um ser vivo, constituída por seres humanos dos mais diferentes tipos, comportamentos e personalidades. Liderar se resume a uma gestão eficaz, eficiente e motivadora sobre os indivíduos da equipe, levando-os sempre para o sucesso. O líder se diferencia do chefe, que é aquele colaborador encarregado por uma atividade dentro da organização e que tem a autoridade para mandar e exigir submissão dos colaboradores do grupo e que muitas vezes se considera superior a eles, pois o verdadeiro líder além de ter algumas dessas competências, ele também orienta a equipe para o sucesso, desempenhando com disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.

Antigamente, os gestores tinham um perfil mais autoritário e distante com os funcionários. Sem se preocupar com o clima organizacional, o único objetivo da empresa era atingir o maior lucro possível. Hoje em dia, esse assunto sofreu modificações, e muito mais do que delegar atividades e acompanhar resultados, o líder deve se preocupar com o bem estar e satisfação da sua equipe, além de transmitir os valores da empresa para que consigam trabalhar com os objetivos da organização.

Como dito anteriormente, a liderança influencia diretamente no comportamento das pessoas, e reciprocamente. Porem antes que se possa realizar qualquer influência se faz necessário a compreensão e o conhecimento sobre comportamento e personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (298.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com