TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS - ANHANGUERA - ADM

Por:   •  12/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.056 Palavras (13 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução:

Neste trabalho iremos demonstrar o desenvolvimento da atividade prática supervisionada proposta através dos passos que estão descritos na mesma. Buscando alcançar compreensão dos tópicos citados e aprimorar nossas capacidades como administradoras, gestoras, aprimorar também a capacidade de discernimento e resolução de problemas visando provocar drásticas mudanças na empresa envolvida no projeto, devolver aos donos e funcionários uma empresa restaurada com grandes chances de crescimento no mercado.

Desenvolvimento:

Primeira etapa: Resposta aos questionamentos realizados.

  1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?  Um bom gestor precisa manter a equipe sempre motivada, traçar metas e saber resolver as mais diferentes situações. No entanto, mais do que um solucionador de crises e conflitos, um bom líder precisa ter algumas habilidades que são essenciais para a gestão de uma companhia. A seguir, enumeramos algumas das principais;
    Capacidade de lidar com problemas: no cotidiano de uma empresa, os gestores são constantemente colocados sob muita pressão. Saber superar isso de maneira tranquila é uma das principais características de um bom líder. A resiliência é a habilidade de lidar com problemas e resistir à pressão nas mais diversas situações. Polivalência: é importante que um gestor saiba comandar diversas áreas da empresa, pois ele deve ter um conhecimento global sobre ela. Um líder que já tenha passado por muitos departamentos certamente tem uma visão melhor sobre diferentes situações. Adaptabilidade: um bom líder é capaz de trabalhar para qualquer tipo de empresa, desde uma distribuidora varejista até uma grande siderúrgica. Ele é capaz de se adaptar a todo tipo de situação e modelo gerencial e sabe o que deve ser feito em cada uma delas. Isto porque cada ramo adquire uma maneira própria de organização e o gestor precisa se adaptar a cada uma delas. Ponderação: durante a gestão, o líder se depara com situações complexas e que exigem várias decisões importantes. Elas podem mudar os rumos da companhia, das pessoas envolvidas e dele próprio. Assim, é importante que o gestor saiba ponderar qual é a melhor opção em cada momento, bem como as consequências envolvidas no processo. Interação: o gestor precisa conhecer a equipe que tem e se relacionar bem com todos os membros. Isto é um verdadeiro diferencial no cotidiano de uma empresa, pois, ao conhecer as pessoas com quem trabalha, o gestor é capaz de reconhecer as habilidades de cada profissional e aproveitá-las ao máximo. Além disso, a boa convivência e uma boa gestão produzem respeito e admiração por parte dos colaboradores tornando-os mais suscetíveis a receber e aceitar as decisões do líder sem que se sintam inferiores a ele.
  2. O conceito de empresa, gestor e empresário? Empresa é uma atividade econômica feita pelo empresário por meio de fatores produtivos para a produção de bens (empreendimento); Gestor é quem interpreta os objetivos propostos por uma determinada organização, através de um planejamento; Empresário é aquele que exerce uma atividade econômica em busca de lucro. O empresário é a própria sociedade sujeito de direito com personalidade autônoma em relação aos sócios.

  1. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos? Porque quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas para que possa se adaptar e sobreviver. As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. Ou seja, as organizações são dependentes de recursos do ambiente externo.

  1. O que é missão, visão e valores organizacionais? A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. A visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos. Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização.

Debate realizado:

Após sentarmos e conversamos sobre tudo que foi descrito nas perguntas acima chegamos a uma conclusão comum de que todas têm pontos essenciais para sermos gestoras de sucesso, mas que também em todas falta alguma coisa, o que com treinamento e estudo pode ser resolvido. Acreditamos também que a capacidade de administrar já está no “sangue” de algumas pessoas, é uma capacidade natural de alguns, mas que também pode ser adquirido por outros que não a possuem. Para gerir uma empresa deve ser feita uma conexão entre as quatro perguntas citadas, afinal primeiramente deve-se entender o que é uma empresa para poder administrar ela, deve-se entender qual é o papel a ser exercido como gestor/empresário para desempenha-lo de forma correta, assim necessitando também saber quais habilidades são necessárias para não apenas ser um gestor, mas para ser um excelente gestor. Entender porque a empresa é um sistema aberto para lidar com todas as influências exteriores que ela irá sofrer, estar preparado para isto e por ultimo, não menos importante, entender o significado de missão, visão e valor para que o posicionamento da empresa perante a sociedade e ela mesma esteja de acordo com o que a organização quer e busca.

Missão, visão e valores: Nesta parte nos concentramos para criar uma missão, visão e valores novos para a cafeteria e que isso seria um ponto de partida decisório para as mudanças que devem ocorrer nela.

Missão: Desenvolver, produzir e oferecer produtos e serviços de qualidade para consumo de nossos clientes tornando a vida deles mais saborosa e prática.

Visão: Oferecer o café mais gostoso de toda cidade, ser preferência na hora de escolher um lugar aconchegante para tomar um café sozinho ou em boa companhia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com