TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Processos Administrativos Anhanguera

Por:   •  9/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5






ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA 
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS – ETAPA 2 

Trabalho apresentado pelos alunos do 3º semestre do curso de Administração de Empresas, para a disciplina de Processos Administrativos, na Faculdade Anhanguera de Indaiatuba, sob orientação do professor especialista Laerte Zotte. 

Indaiatuba 
2013 
SUMÁRIO 
INTRODUÇÃO 

ETAPA 2_____________________________________________________________5 
CONCLUSÃO _______________________________________________________12 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS_____________________________________13 


INTRODUÇÃO 
Neste trabalho apresentaremos o conceito de um planejamento nas organizações, uma vez planejada trona-se necessário dar estrutura a ação empresarial. Organizar é compor todos os meios para que a ação empresarial seja viável e possa ser realizada com sucesso. 
Abaixo um relatório sobre a pesquisa e visão do grupo. 


ETAPA 2 
Planejamento dentro de uma organização 
A organização como a segunda função administrativa e que depende do planejamento, da direção e do controle para formar o processo administrativo. 

Assim, organizar consiste em: 
_ Determinar as atividades necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização); 
_ Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização); 
_ Designar as atividades às pessoas específicas (cargos e tarefas). 

A organização pode ser estruturada em três níveis diferentes: 
_ Organização em nível global. É a organização que abrange a empresa como uma totalidade. É o desenho organizacional. 
_ Organização em nível departamental. É a organização que abrange cada departamento da empresa. É o chamado desenho departamental. 
_ Organização em nível das operações. É a organização que focaliza cada tarefa, atividade ou operação. É o chamado desenho dos cargos ou tarefas. 

Objetivo: estruturar a empresa para o alcance dos objetivos 


Características: 
_ Diferenciação: divisão do trabalho organizacional mais adequado ao alcance dos objetivos. Formas de divisão do trabalho organizacional: 
_ Horizontal: departamentos; 
_ Vertical: níveis hierárquicos, criação de maior número de escalões de autoridade; e 
_ Em tarefas especializadas: criação de órgãos ou cargos especializados. 

_ Formalização: técnica de prescrever como, quando e por quem as tarefas deverão ser executadas. Formas de formalizar: 
_ Por meio do cargo: descrição do cargo; 
_ Por meio do fluxo de trabalho: instruções e procedimentos detalhados sobre como executar as tarefas; 
_ Por meio de regras e regulamentos: determina quem pode, quando, onde, para que e com que permissão. 

_ Centralização 


Devemos ter um planejamento para alcançar o objetivo desejável, pois através dele desenvolvemos as tarefas a serem cumpridas. O planejamento basicamente ele determina como fazer e quando fazer, diferenciando varias área da empresa. 
Dentro de uma empresa temos que ter foco no nosso ponto estratégico, pois é através dele que vão surgindo novas ideias. Quando temos uma gestão estratégica fica fácil para o planejamento da ação dentro da empresa, é claro que todos da organização devem participar dessa ideia. 
Através dela temos condições de acompanhar o desempenho da empresa no mercado, e como os funcionários estão lidando com as mudanças. Com a visão no futuro temos que sempre observar nossos concorrentes, questionar, vasculhar o horizonte, ver os nossos risco e oportunidades que possa vim a existir. 
Na organização temos diversas tarefas que são importantes para o desenvolvimento da empresa, o orçamento que é relacionado com o dinheiro num período de tempo correspondente a um ano que exerce a parte fiscal da empresa, programas que se relaciona com o tempo e atividades que devem ser executadas dentro da organização. 
As pessoas dentro de uma organização ocupam cargos que surgem através de relações e interações formais dentro da sua área de trabalho. Ao integrar órgãos e relações surge à função Administração, que através dela surge oportunidade de crescimento na organização. 
Assim devemos agrupar pessoas para chegarmos ao objetivo desejado, pois é através de ideias em grupos é que temos um bom planejamento. 
Na Organização é a função administrativa que faz o agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa. O agrupamento das atividades envolve a reunião de pessoas e recursos empresariais com a autorização de um chefe. Assim, a organização precisa lidar com pessoas, órgãos e relações de autoridade e responsabilidade. 
Se tratando das tarefas ela se esta na Divisão do trabalho, provocando a especialização de atividades e de funções dentro das empresas. Assim, fica em evidencia as habilidades, aptidões, interesses, experiências e prática e o comportamento de cada 

pessoa. O trabalho e as pessoas são agrupados em órgãos. Os órgãos são dispostos em níveis hierárquicos. A departamentalização é determinada de acordo com os critérios de melhor atendimento aos objetivos empresariais. As relações Entre as pessoas e o trabalho São situadas em setores diferentes da empresa, conforme abaixo: 


_ Integração - coordenação das atividades da organização para que atue como um todo consciente para atingir os objetivos. 



Tipos de organização: 
_ Linear: autoridade linear ou única, linhas formais de comunicação, centralização das decisões e aspecto piramidal. Comum nas pequenas empresas ou em estágio inicial. 
_ Funcional: autoridade funcional, linhas diretas de comunicação, descentralização das decisões e ênfase na especialização. 
_ Linha-staff: é o resultado da combinação dos outros dois tipos, onde órgãos de linha representam as atividades relacionadas aos objetivos principais da organização e órgãos de staff fornecem consultoria e assessoria especializada “APOIO”. Apresenta linhas mistas de comunicação, diretamente relacionada com os objetivos vitais da empresa e reúne autoridade hierárquica e de conhecimento. 

Organizar significa agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais, definir a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelecer a divisão do trabalho através da diferenciação, definir os níveis de autoridade e de responsabilidade. Uma coisa depende da outra. 

10 
Os Quatro Componentes. 
Quatro componentes essenciais para uma organização é a função administrativa que se incumbe do agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos da organização. 
O agrupamento das atividades envolve a reunião de pessoas e recursos empresariais sob a autorização de um chefe. Assim, a organização precisa lidar com pessoas, órgãos e relações de autoridade e responsabilidade. Para que os objetivos sejam alcançados, os planos executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente, as atividades precisam ser adequadamente agrupadas e a autoridade convenientemente distribuída. 
Componentes da Organização. 
1. Tarefas - Divisão do trabalho, provocando a especialização de atividades e de funções. 
2. Pessoas - Consideram-se as habilidades, aptidões, interesses, experiências e prática e o comportamento de cada pessoa. 
3. Órgãos - O trabalho e as pessoas são agrupadas em órgãos. Os órgãos são dispostos em níveis hierárquicos. A departamentalização é determinada de acordo com os critérios de melhor atendimento aos objetivos empresariais. 
4. Relações - Entre as pessoas e o trabalho, relacionamento entre uma pessoa com outras situadas em setores diferentes da empresa, relacionamento informal entre os participantes em situações fora do trabalho, etc. 
Organograma. 
Como próprio nome indica, Organograma é o gráfico que representa a Organização formal de uma Empresa, ou seja, a sua estrutura organizacional. 

11 

12 
CONCLUSÃO 
Um planejamento empresarial sério e responsável deve priorizar as etapas de detalhamento, planejamento e execução de forma eficiente e eficaz. As mudanças no cenário global estão cada vez mais avançado, são profundas e radicais, a época é de inovação e de busca constante do aprimoramento científico profissional, o negócio abriu lugar para a tecnologia, a transparência, a inovação e a constante recriação, dentro de uma empresa ágil, adaptada e conectada aos interesses internos e de mercado, mantendo se sempre em movimento para o novo cenário. 

13 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

* https://docs.google.com/file/d/0BwfaFcxdwWIgU3hvNU9lVnhncFU/edit
* https://docs.google.com/open?id=0BwfaFcxdwWIgR0JDclU0OXZNbmc 
* https://docs.google.com/open?id=0BwfaFcxdwWIgSjdQek1uR2JVVE0 
* https://docs.google.com/open?id=0BwfaFcxdwWIgNGdyTEh2ZUtnMTQ.
* https://docs.google.com/open?id=0BwfaFcxdwWIgdVJOZ1NFME1vV28 
* MONTANA, Patrick J. Administração. 2ª ed. São Paulo: Saraiva 2003. 
* AMARU MAXIMIANO, Antônio César. Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. 
* https://docs.google.com/open?id=0BwfaFcxdwWIgSjdQek1uR2JVVE0 
* https://docs.google.com/open?id=0BwfaFcxdwWIgNGdyTEh2ZUtnMTQ 
* https://docs.google.com/open?id=0BwfaFcxdwWIgdVJOZ1NFME1vV28

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com