TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE RH

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

 

INTEGRANTES:

Anderson Rufino de Andrade - RA – 6622373045.

Daniel Barbosa Souza Filho    - RA – 1299154265.

Jéssica Aparecida da Silva      - RA – 6453323909.

Juliana de Jesus Argolo           - RA – 0011515685.

Kelly da Silva Nunes                 - RA – 1299934306.

        Trabalho de complementação educacional apresentado à Anhanguera Educacional, do curso de Graduação em Administração de Empresas, sob orientação do Professora Telma A. C. Silva.

SÃO PAULO/SP

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

ETAPA 1 – PASSOS 1,2, E 3 – OS NOVOS DESAFIOS DA GESTAO DE PESSOAS.        

ETAPA 2 – PASSOS 1,2,3 E 4 – AGREGANDO PESSOAS. APLICANDO PESSOAS.        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

A ATPS a seguir, será útil para o aperfeiçoamento do aprendizado de todos que estão neste grupo, pois tem como objetivo prático identificar os parâmetros principais sobre a matéria de Administração dos Recursos Humanos.

Para entendemos mais a respeito sobre o assunto, teremos que analisar práticas adotadas pelas empresas do passado e nos dias atuais.

Com o auxílio e dicas do professor, tudo começa a fazer sentido colocando a teoria em prática, para terem a certeza desta introdução.

Com intuito de utilizar-se da melhor forma possível a Gestão de Pessoas e seus princípios básicos, dentro das organizações, vejamos a seguir um exemplo relacionado a uma contabilidade, onde são expostos as quatro funções básicas da administração sendo eles planejar, organizar, dirigir e controlar.

Aplicando os seis princípios básicos da Administração de Recursos Humanos, afim de obter um melhor relacionamento entre gestor x empregado, onde ambas as partes saiam satisfeitas.

ETAPA 1 – PASSOS 1,2, E 3 – OS NOVOS DESAFIOS DA GESTAO DE PESSOAS.

Na época do filme “TEMPO MODERNOS”, ilustrado por Charles Chaplin , foi uma época em que era posto em prática e teoria de Frederick Taylor, como uma época apelidada de “Taylorismo”, como é retratado  muito bem no filme.

Os funcionários no filme passam parte de suas vidas exercendo suas funções em uma organização que eram totalmente dependentes delas para sua sustentação.

Alguns processos que foram citados acima são dependentes um do outro, e devem ser tratados de forma a se complementarem. A importância hoje está em praticas de organização onde juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos: Pessoas e organizações, funcionando como uma equipe.

No processo de gestão de RH de uma fábrica do século XX, os gerentes tinham uma função bem clara e objetiva, que era fazer o funcionário render ao máximo em seu esforço físico.

Nos dias atuais, os colaboradores terão que aprender rapidamente e optar em aceitar a transformação e os desafios impostos, diariamente, por essa gestão moderna. Enfim, gestão de pessoas é o “cargo” gerencial que implica a cooperação dos colaboradores que atuam nas organizações para o êxito nos objetivos tanto profissionais quanto individuais.

O processo de gestão de pessoas se compõe em várias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc.

ETAPA 2 – PASSOS 1,2,3 e 4 – AGREGANDO PESSOAS. APLICANDO PESSOAS.

   A empresa escolhida para desenvolver a atividade proposta e a contabilidade MG Contecnica, especializada em serviços de consultoria e contabilidade, com intuito de traçar estratégias tributarias e de suporte para seus clientes.

   Com unidade matriz operacional localizada no bairro do portal do Morumbi, zona sul de são Paulo e outras duas filiais, sendo uma no litoral Paulista em Santos, outra no Rio de Janeiro.                      

   A MG Contecnica possui completa estrutura para suprir de forma ágil e eficaz, todas as necessidades dos clientes onde quer que eles estejam.

   Solida estrutura organizacional divida por departamentos e organograma para direcionamento interno, atuando nas áreas de Contabilidade, Consultoria, Auditoria e BPO.

   Empresa de Médio porte com aproximadamente 500 colaboradores e cerca de 1.200 clientes, sendo o publico alvo especializado no setor do comercio varejista e industrial, buscando seu diferencial atendendo todos de forma proativa, orientando-os a traçar estratégias vitoriosas.

   Sua missão e oferecer serviços contábeis com qualidade e inovação, buscando superar as expectativas dos clientes. Como visão ser reconhecida com uma organização referencia no segmento contábil, destacando-se pela contabilidade consultiva.

O recrutamento e seleção de pessoas em outras palavras, e o processo de atrair e escolher candidatos, para um determinado processo seletivo.

Através das técnicas de recrutamentos disponíveis sendo elas, divulgação de vagas em cartazes, faculdades, sindicatos, jornais, revistas, sites e etc...

Por meio dos processos de seleção, dentre eles as dinâmicas de grupos, entrevistas, testes práticos, psicológicos e personalidades e etc...

Sendo assim estaremos aplicando dentro da empresa escolhida dois dos tipos de recrutamentos existentes mencionados a seguir:

  Interno – Realizado através da observação dos colaboradores, conforme desempenho e flexibilidade diante de novos desafios atribuídos, com intuito de ocupar novas funções dentro da organização.

Externo – Utilizado para a seleção de novos colaboradores para a organização, através da analise de currículos, os mesmos são avaliados conforme experiências anteriores, perfil profissional e desempenho durante a entrevista.

A gestão de pessoas auxilia o administrador a desempenhar as quatros funções administrativas, que consiste no processo de administrar, organizar, dirigir e controlar sua equipe e de certa forma alcançando suas metas por meio de um projeto a ser seguido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com