TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Gestão de Pessoas

Seminário: ATPS: Gestão de Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Seminário  •  3.615 Palavras (15 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Gestão de Pessoas

Plano de Ação para atividades de Gestão de Pessoa – Núcleo de Televisão e Rádio da Universidade Federal de Pernambuco

Professor Ead: Msc. Mônica Satolani

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Elaine Lopes – 435929 – Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Edileuza Belo – 408400 – Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Natnaela Jéssica – 415674 – Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Recife, 22 de Abril de 2014

1. MUDANÇAS OCORRIDAS NAS ORGANIZAÇÕES E OS MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS.

O filme Tempos Modernos retrata bem como funcionava a relação empregado e patrão naquela época, onde imperava o capitalismo. O funcionário era visto, como mais uma peça das engrenagens do maquinário e não como pessoa humana.

Após a crise financeira de 1929 em que a depressão atinge a população americana, houve um grande número de desempregados, fome e caos na vida urbana dos Estados Unidos, a produção industrial norte-americana reduziu-se pela metade e a maioria das indústrias decretou falência.

No filme, Carlitos personagem principal, vivido pelo ator Charles Chaplin, consegue emprego em uma grande indústria. A sociedade americana daquele tempo é capitalista industrial e a produção é de linha de montagem.

A modernidade industrial da época é tema relevante do filme, pois é tratada através do capitalismo representado pelo modelo de industrialização e pelo poder do capital, qualquer tentativa de melhoria por parte do empregado era tida como “subversiva”. O trabalhador é o principal personagem, que em sua cotidiana vida laboral, mantém o conforto da burguesia, ao mesmo tempo em que ele e a família sofrem as desigualdades sociais, mantidas pelo capitalismo industrial.

Trabalhando em uma linha de produção de uma grande indústria, Carlitos era submetido a uma exaustiva jornada de trabalho em ambiente insalubre, e a esforços repetitivos, sem direito algum estabelecido, além de sofrer pressões físicas e psicológicas conforme verificamos nas cenas vividas pelo elenco.

A falência provocada pela crise atinge os bancos, estabelecimentos comerciais, agravando a miséria da população. O governo passa a auxiliar os capitalistas através das industriais e banqueiros, esquecendo as políticas para o trabalhador. Quando ele se apaixona por uma jovem vemos como as camadas populares, são divididas pelas classes sociais.

O cenário começou a mudar quando os trabalhadores não suportando mais, os abusos deram inicio a uma grande mobilização da classe operária, e assim conseguiram garantir alguns direitos. Atualmente, apesar da competitividade e busca do lucro as organizações, o trabalhador tem outra visão que compreende a dependência das pessoas para produzirem seus bens e serviços onde inseridos no mesmo contexto um depende do outro, pessoas e organizações precisam estar integradas para obterem os resultados esperados.

Com a nova gestão de pessoas o empregado passa a ser um colaborador, pois tem seu ambiente de trabalho mais humanizado, com seus direitos garantidos, e sua dignidade assegurada. É notório como existe um paralelo entre os acontecimentos do filme e a Moderna Gestão de Pessoas, pois muitos dos fatos interpretados pelos atores ainda se repetem em nossa sociedade, por isso a necessidade de mudanças chegou juntamente com a Gestão de Pessoas para superar as dificuldades já existentes e as novas que surgiram posteriormente.

A gestão de pessoas é um conceito amplo que explica a maneira como os indivíduos se organizam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional.

A moderna gestão de pessoas tem como objetivo extrair o máximo de eficiência e eficácia dos recursos humanos e materiais para preencher os interesses entre as organizações e colaboradores, que são diferentes em alguns quesitos, mas que podem e devem se complementar gerando uma relação produtiva entre pessoas e empresas.

2. ESTUDO DE CASO – NÚCLEO DE TELEVISÃO E RÁDIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.

Escolhemos a empresa Núcleo de Televisão e Rádio da Universidade Federal de Pernambuco por ser o local de trabalho de uma das integrantes do grupo, e as informações foram obtidas com a gestora organizacional do Núcleo de Televisão e Rádios universitárias (NTVRU), Kátia Chacon, devidamente autorizadas.

O Núcleo de Televisão e Rádio da Universidade Federal de Pernambuco localiza-se na Av. Norte Miguel Arraes nº 68, Santo Amaro, Recife CEP – 50040-200, o segmento em que atua é a pesquisa, produção e veiculação de conteúdos de áudio e vídeo diversos (gravados ou ao vivo) na área da educação e da cultura, é uma instituição de médio porte, busca como seu público alvo, os telespectadores de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil e possui em média 100 funcionários.

A TV Universitária (TVU) tem como missão oferecer programação que junte informação, cultura, lazer e educação. Também procura ser espaço para que alunos de comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tenham contato com a prática da profissão. A UFPE, instituição à qual a TVU é ligada, objetiva estimular atividades que ampliem os campos do conhecimento humano, aproximar ensino e pesquisa da comunidade, colaborar para o desenvolvimento do país – em especial do Nordeste – além de realizar intercâmbios científicos e culturais e promover a comunicação pública de maneira democrática e participativa estimulando a formação crítica e a construção do conhecimento. Tem como visão ser referência em comunicação pública, com excelência na produção, e transmissão de conteúdo multimídia. Seus valores são: Ética, transparência, inovação, eficiência e eficácia, respeito à diversidade, controle social e sustentabilidade.

Por ser um órgão suplementar ligado a Universidade Federal de Pernambuco, que é um órgão público, a contratação se faz por meio de concurso público devidamente autorizado e publicado em Diário Oficial, além de serem cumpridas todas as etapas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com