TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Gestão de Pessoas

Seminário: ATPS – Gestão de Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Seminário  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS – Gestão de Pessoas

ETAPA 1

Passo 1 – fazer uma resenha de duas páginas, entre os textos "A Gestão Estratégica de Pessoas" e "Administração de RH ou Gestão com Pessoas ?", com os pontos importantes para a elaboração do projeto de consultoria

Em "A Gestão Estratégica de Pessoas", de William Ervedeira Maillaro, destaca alguns pontos interessantes sobre a implantação do programa de Gestão Estratégica de Pessoas, que realizou em uma empresa de bens de consumo do segmento varejista.

Primeiramente, o autor faz uma observação a respeito da globalização em que nos encontramos atualmente, neste caso, uma vantagem competitiva no mercado não se dará somente de estratégias baseadas nos princípios de liderança ou na diferenciação. A Gestão Estratégica de Pessoas em uma empresa é algo contínuo, não existe tempo ou um prazo para tal, uma vez que a empresa utiliza esse programa, isso constará em sua administração ao longo de sua existência.

Outro ponto importante é que na implantação ou implementação deste programa, deve-se atentar a estratégia da própria empresa, sua missão e seus valores, para evitar conflitos internos e de políticas da empresa. William observou que o profissional de RH, deve aprender a “vender” seu programa, pois somente assim é possível que a gestão vingue. Na implantação em que realizou, um dos passos foi fazer uma análise de ambiente organizacional, onde foram mapeados 20 fatores divididos, porém tudo isso foi estudado com bastante tranquilidade, pois não poderia uma empresa séria, realizar certos procedimentos simplesmente por outras estarem fazendo, ou porque está na moda.

Após feito isso, William observou que na empresa havia uma rejeição enorme para diversos fatores, sendo assim, ficou como política na empresa, reuniões, trimestrais e mensais, ou se preciso fosse até semanais, treinamento e capacitação de líderes e revisão das políticas internas. Após algum tempo já podia se observar mudanças, com certeza mudanças de melhoria, antes colaboradores e gestores estavam infelizes, e depois o ambiente ficou bem mais positivo na empresa, sendo assim, em menos de um ano, a empresa implantou este programa e já alcançou grandes resultados com isso.

Já no segundo texto, "Administração de RH ou Gestão com Pessoas ?", José Carlos de Freitas, deixou claro, a diferença entre Administração de RH e Gestão com Pessoas. Ele observou que de 1950 a 1980 o trabalhador era visto como simplesmente um subordinado, já a partir do final dos anos 80, este termo virou “empregado”, depois “colaborador” e hoje encontramos até o termo “associado”, já o “chefe” virou “gerente” e hoje é “gestor”, os conceitos mudam, e neste caso mudaram muito. Hoje em dia o trabalhador contribui muito mais para sua empresa e tem uma relação bem democrática. O antigo “chefe”, hoje faz uma função que exige humildade e disponibilidade e ainda dá orientações e aconselhamentos de carreira.

Após a revolução industrial e até cerca de 1950, os departamentos de pessoal cuidavam basicamente das obrigações legais, como admissões, anotações em carteira de trabalho, aplicação de advertências, cálculos de recisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com