TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Recrutamento e Seleção

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

1 Recrutamento e Seleção de Pessoal.        

1.1 Recebimento da vaga        

1.2 Divulgação das vagas        

1.3 Triagem dos Curriculos        

1.4 Entrevista        

2. Histórico da empresa        

2.1 Replan Tambores        

Introdução:

Nas organizações de hoje é muito comum a terceirização de serviços de Administração de Recursos Humanos, principalmente na área de Recrutamento e Seleção de Pessoal. As tradicionais agências de emprego são as que mais se ocupam com o Recrutamento e Seleção de Pessoal, onde geralmente cobram uma taxa em caso do aceite do candidato pela empresa, e é dada uma garantia do serviço executado e, no caso da não aceitação do candidato após o periodo de expêriencia, a agência compromete-se a oferecer candidatos substitutos.

Recrutamento visa atrair os candidatos com capacidade para ocupar os cargos oferecidos pela empresa. O recrutamento é feito a partir das necessidades do Recursos Humanos e da organização. Esse recrutamento exige muito planejamento. Começando pelas etapas: 1 º Recebimento da vaga, 2º Divulgação da vaga onde existem três formas de divulgação: Recrutamento Interno, Recrutamento Externo e Recrutamento Misto, 3º Triagem dos curriculos, 4º Entrevista.

1 Recrutamento e Seleção de Pessoal.

Segundo Chiavenato Recrutamento e Seleção de Pessoal, trata-se da "escolha do homem certo para o cargo certo". O Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos qualificados para ocupar cargos dentro de uma organização. A Seleção busca entre os recrutados aqueles mais adequados a ocupar o cargo na organização. O Recrutamento e a Seleção devem ser tomadas como duas fases dentro de um mesmo processo.

Antes, a empresa contratava um profissional para qual fosse a área, somente pela sua expreriência profissional, para ocupar o cargo. Agora, a maioria das empresas as áreas de Recursos Humanos mudaram esse paradigma, por procurarem um profissional qualificado tecnicamente, a empresa busca pessoas com comportamentos e atitudes adequadas com a cultura, mussão e valores e também aos objetivos da empresa. Para isso é muito improtante o seguimento de todas as etapas do processo de Recrutamento e Seleção, sendo eles:

1.1 Recebimento da vaga: O trabalho de Recrutamento e Seleção começa quando o RH recebe a solicitação do preenchimento da vaga, contendo o cargo que o candidato irá ocupar, perfil, etc.

1.2 Divulgação das vagas: Para a divulgação das vagas podemos utilizar vários meios como: Sites relacionados a processo seletivo, Redes Sociais, Jornais Online e Impressos, Agências de Emprego, etc.

Nesta etapa, podemos proceder com as três seguintes conduta:

Recrutamento Interno: Onde a seleção é feita dentro da empresa, ou seja com seus próprios funcionários. A vantagem é a motivação dos funcionários, rapidez no processo, investimentos menores, já a desvantagem é que acaba se tronando um circulo vicioso, onde se o colaborador for aprovado no processo interno a sua antiga vaga ficará em aberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com