TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Recrutamento e seleção

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Vários são os métodos empregados pelas empresas para recrutar e selecionar seus empregados na organização com o intuito de compreender e entender cada uma delas, sempre ressaltando a importância do recrutamento e seleção como fatores importantes para o sucesso das empresas.

Isso corresponde que o valor criativo e inteligência foram tratados como necessários as habilidades buscadas no mercado, iniciativa e decisão, competências e não apenas as capacidades manuais, físicas ou artesanais.

Acontecendo assim a Gestão de Pessoas, tratando as pessoas dentro das organizações como parceiras e não apenas recursos, mas como uma área estratégico-operacional não perdendo suas responsabilidades.

  •  Focar o relacionamento desenvolvendo programas;
  •  Utilizar de meios de comunicação;
  •  Desenvolver recursos, competências e técnicas;
  •  Trabalhar com eficácia e eficiência no processo de seleção e admissão de pessoas.

É necessário ter um processo de Recrutamento e Seleção correto, profissionais capacitados e métodos eficientes para determinar o colaborador adequado à vaga disponível.

Em empresas de pequeno e médio porte, o processo de recrutamento e seleção é feito de forma irregular sendo na maioria das vezes realizado por gerentes de departamentos ou colaboradores mais antigos da empresa, o que leva a erros, gastos desnecessários com admissão e demissão, perda de tempo e potencial.

Em algumas empresas o recrutamento funciona como Staff ou consultoria interna.

Para a captação e movimentação dos indivíduos, pode-se lançar mão dos seguintes procedimentos: Recrutamento Interno, Recrutamento externo, Recrutamento Misto.

Com o objetivo de determinar o perfil do candidato, as técnicas de seleção a escolher devem assegurar o bom desempenho futuro do colaborador no cargo. Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes, obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato.de acordo são cinco grupos de técnicas de seleção, a saber: entrevista de seleção, provas de conhecimento ou de capacidade, testes psicrométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação. Chiavenato (1995) define e relaciona mercados de trabalho e mercado de recursos humanos. Aborda a rotatividade de pessoal como uma despesa que pode ser evitada se houver mais critério e atenção na seleção de mão-de-obra. A rotatividade alta reflete na produção, no clima organizacional, relacionamento interpessoal. O autor alerta que para combater a rotatividade é preciso detectar as causas e determinantes. A rotatividade de recursos humanos ou turnover é um dos aspectos mais importantes da dinâmica organizacional. O absenteísmo, absentismo ou ausenteísmo também é um fator que faz parte do planejamento do RH. Suas causas nem sempre são atribuídas ao empregado, (doenças, faltas, problemas com locomoção, razões familiares, desmotivação, políticas inadequadas na empresa, supervisão precária da chefia ou gerência, acidente de trabalho). O absenteísmo repercute na produtividade. As causas do absenteísmo precisam ser diagnosticadas para controle político da organização.

Nesta forma de recrutamento, a empresa caracteriza o perfil do candidato que pretende quais as competências técnicas e emocionais, e quais são os objetivos. Com base nestes requisitos o recrutamento dentro da empresa de Executive Search a gestão do processo de seleção, embora sendo à empresa a decisão final de contratar o colaborador para a contratação.

Estudo de Caso – Empresa

TELEPERFORMANCE

A Teleperformance atua no mercado brasileiro desde 1998. Atualmente possui 8 Campi, sendo 7 localizados em São Paulo e um na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, com 18.000 colaboradores e 10.600 posições de atendimento.
A Teleperformance Brasil tem uma carteira de cerca de 30 clientes de diferentes setores econômicos, como por exemplo, serviços financeiros, seguros e tecnologia. O expertise da Teleperformance permite administrar as necessidades específicas de cada cliente e as operações mais complexas, com total qualidade, para os mercados B2B, B2C ou mistos.

Missão

Na Teleperformance, em cada interação com o cliente, proporcionamos experiências únicas no atendimento. Esse é o resultado do nosso comprometimento, da nossa paixão e da nossa dedicação a excelência. Fazendo isso, nós criamos oportunidades e valor para nossos colaboradores, clientes, consumidores, acionistas e sociedade.

Valores

Integridade: Eu digo o que faço e faço o que digo.

Respeito: Eu trato os outros com educação e empatia.

Profissionalismo: Eu faço as coisas certas logo na primeira vez.

Inovação: Eu crio e aprimoro.

Comprometimento: Eu amo o que faço e sou comprometido.

Etapa 2

A entrevista é passo mais importante da seleção é uma forma de avaliar o comportamento do candidato suas capacidades experiências, seu ponto de vista das coisas e situações. Somente com a entrevista é possível analisar estes principais pontos do candidato, muitas coisas não é possível analisar nos testes ou dinâmicas na entrevista o candidato esta cara a cara com o entrevistador algumas atitudes ou comportamento da pra saber se o candidato está mentindo ou não está sendo objetivo com as respostas.  A entrevista tem como um foco identificar comportamento do candidato, não somente suas experiências ou capacidades mudando o nome para entrevista por competências funcionais.

Assim ficam claras para o entrevistador identificar o passado do candidato, personalidade perfil, as perguntas deve ser planejadas para ter um contexto, ação e resultados. Se não tiver estes item citados as resposta serão mais analisadas. É importante fazer perguntas para os candidatos onde nas respostas ele relata suas experiências, atitudes passadas, emoções e dificuldades como reagiu em determinada situação. Este tipo de entrevista comportamental tem seus pontos negativos e positivos. Negativos tem uma grande chance de errar na decisão, por isso o entrevistador precisa ser bem treinado e ter um conhecimento da vaga a ser preenchida e suas funções. Positivas são permite um contato face a face com o candidato, seu comportamento e reações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com