TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL NO SERVIÇO DE RADIOLOGIA

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN ESCOLA DE GOVERNO CARDEAL DOM EUGÊNIO DE ARAÚJO SALES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO – DAD

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO CAPITAL HUMANO

KARINE DA COSTA

PATRÍCIA CARVALHO VIANA GRISI

ROBSON ALEX DA LUZ SOARES

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL NO SERVIÇO DE RADIOLOGIA DO HOSPITAL ESTADUAL DR. RUY PEREIRA DOS SANTOS

NATAL – RN 2017


KARINE DA COSTA

PATRÍCIA CARVALHO VIANA GRISI

ROBSON ALEX DA LUZ SOARES

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL NO SERVIÇO DE RADIOLOGIA DO HOSPITAL ESTADUAL DR. RUY PEREIRA DOS SANTOS

NATAL – RN 2017


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        5
  2. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA        6
  3. OBJETIVOS        7
  1. OBJETIVO GERAL        7
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

1.4 JUSTIFICATIVA        7

  1. METODOLOGIA        8
  1. TIPO DE PESQUISA        8
  2. ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS        8

2.3 LOCAL DA PESQUISA .........................................................................................

2.4 SUJEITOS DA PESQUISA ....................................................................................

3 RESULTADOS ESPERADOS ................................................................................

4 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES .....................................................................

5 REFERÊNCIAS ........................................................................................................

6 APÊNDICE – QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO NO

HOSPITAL ESTADUAL DR. RUY PEREIRA DOS SANTOS NO SERVIÇO DE RADIOLOGIA .............................................................................................................


ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL NO SERVIÇO DE RADIOLOGIA DO HOSPITAL ESTADUAL DR. RUY PEREIRA DOS SANTOS

Karine da Costa

Patrícia Carvalho Viana Grisi

Robson Alex da Luz Soares

RESUMO

Esta pesquisa identificou as principais dificuldades e sugestões dos profissionais de radiologia para uma prática humanizada, bem como dimimuição de gastos com insumos perdidos  por erro na execução do serviço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2017 no setor de Radiologia de um hospital estadual  no Rio Grande do Nortel; foram participantes 10 profissionais do setor de radiologia. A análise dos dados deu-se através do referencial da análise temática, possibilitando as dificuldades que a categoria visualiza para uma prática humanizada e sugestões para um trabalho visando um melhor atendimento radiológico, evitando tantas repetições de posicionamentos.  Sugere-se que a administração estimule o serviço radiológico através de capacitações, reuniões e programas de saúde que discutam  sobre o tema.

Palavras-chave: radiologia, capacitação, técnico, dificuldades.

1        INTRODUÇÃO

Temos no Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos uma grande dificuldade no setor de radiologia, devido a falta de capacitação profissional que repercute na má qualidade dos exames realizados e no processo de trabalho, tanto na execução quanto na avaliação médica para o diagnóstico de diversas patologias, gerando uma insatisfação  do corppo médico e na prestação de um serviço com qualidade nos exames realizados  no Ambulatório, Enfermarias, Centro Cirúrgico  e UTI.

Visando um melhor aproveitamento profissional, foi criado um curso da capacitação que tem por finalidade o aprimoramento das técnicas radiológicas no serviço de radiologia, levando ao técnico em radiologia novos métodos de realização dos procedimentos neste serviço que facilitará a execução dos exames radiológicos.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Hospital Ruy Pereira foi inaugurado em 08 de outubro de 2010, no governo  de Iberê Ferreira de Sousa, com o objetivo inicial de desafogar os leitos do Hospital Walfredo Gurgel, que passava por superlotação. O prédio onde o hospital está localizado é alugado e pertence ao antigo Instituto de Traumatologia e Ortopedia do   RN (Itorn).

O Ruy Pereira, é o único hospital do Estado de referência em diabetes. Ao todo, a unidade dispões de 86 leitos para pacientes com diabetes e mais oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de um Centro Cirúrgico com 04 salas e um Serviço de Radiologia.  Localizado na rua Coronel Joaquim Manoel, 720 - Petrópolis, Natal – RN.

Figura 1: Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos

[pic 1]

Fonte: SESAP – RN, (2017)


  1. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

Temos no Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos uma grande dificuldade no setor de radiologia, devido a falta de capacitação profissional que repercute na má qualidade dos exames realizados e no processo de trabalho, tanto na execução quanto na avaliação médica para o diagnóstico de diversas patologias, gerando uma insatisfação  do corpo médico e na prestação de um serviço com qualidade nos exames realizados  no Ambulatório, Enfermarias, Centro Cirúrgico  e UTI.

O serviço de radiologia do referido hospital é composto por 10 profissionais com formação técnica em radiologia, todos concursados e lotados pela SESAP, para prestarem suporte no serviço de imagem, realizando procedimentos em sala de exames, no centro cirúrgico e na Unidade de Terapia Intensiva. Durante a pesquisa foi abordado alguns itens como ambiente físico, material e insumos utilzados no serviço, salas adequadas de acordo com a Portaria 453/98, que define as diretrizes que devem ser seguidas por Serviço de Radiologia Médica e Odontológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com