TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estratégica e Competitividade Estratégica

Por:   •  17/4/2017  •  Abstract  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

1) O que são competitividade estratégica, estratégia, vantagem competitiva, retornos acima da média e processo de administração estratégica?

- A palavra estratégia significa plano de manobra. Já competitividade estratégica se refere a como uma empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável. Uma vantagem competitiva é a consequência de uma boa estratégia competitiva, estando a frente de seus concorrentes.

Retornos acima da média é um grande retorno em cima do investimento, um retorno maior do que o esperado pela empresa.

Administração estratégica consiste em utilizar técnicas de gestão com visão em estratégias de negócio.

2) Quais são as características do cenário do século XXI? Que dois fatores são os principais direcionadores desse cenário?

- A administração tradicional não é mais um caminho para se alcançar vantagem competitiva, é preciso pesar de uma forma nova, adotando inovação, integração e aceitar novos desafios que surgem no mercado. Cada vez mais os investimentos crescem no mercado, e junto a eles, cresce também o risco. Além disso, é necessário desenvolver novas técnicas e estratégias, pois assim é possível criar um ambiente mais adequado, além de auxiliar na coordenação do negócio.

3) De acordo com o modelo de I/O, o que uma empresa deveria fazer para obter retornos acima da média?

- Deveria considerar as cinco forças de Porter (fornecedores, compradores, rivalidade competitiva entre empresas, produtos substitutos e potenciais entrantes na indústria), para que a empresa possa entender o seu ambiente e traçar planos de estratégia de mercado.

4) O que o modelo baseado em recursos sugere que uma empresa deve fazer para obter retornos acima da média?

- Considera que todos os seus recursos são integrados como um só, dando base para estratégias da empresa e consequentemente se obtendo retornos acima da média.

5) O que são visão e missão? Que valor elas têm para o processo de administração estratégica?

- Em um contexto empresarial, visão é a definição de onde a empresa quer chegar, qual o futuro em que ela pretende estar. Já a missão é como ela vai chegar lá, especifica o meio na qual ela utiliza para atingir os seus objetivos. Juntas, elas servem como base para que a administração possa escolher e utilizar de estratégias competitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com