TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração – Teoria e Prática no contexto brasileiro

Por:   •  8/4/2017  •  Resenha  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

Administração Geral

VICTOR CHAVES

  1. Administração – Teoria e Prática no contexto brasileiro

  1. Administração – Teoria e Prática no contexto brasileiro
  1. As organizações têm um objetivo, proposito e uma finalidade. Sempre visando o lucro para si.
  2. Administração consiste na coordenação do trabalho, através de recursos organizacionais com eficácia e eficiência.
  3.  À medida que se sobe na hierarquia os administradores planejam mais e dirigem menos.
  4. A administração no Brasil parte de princípios e traços culturais, com vantagens e desvantagens comparativas.
  5. Novas ideias/tendências estão entrando em pratica para melhorar métodos administrativos e desenvolver uma visão global das organizações.

As organizações são grupos estruturados compostos por pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns, sendo organizações formais ou informais. Os objetivos são inúmeros desde produzir um produto, proporcionar entretenimento a fim de atender todas as necessidades da sociedade. Todas as organizações possuem uma estrutura que define e delimita qual é o comportamento e quais são as responsabilidades de cada um dos seus membros. O desenvolvimento de uma estrutura organizacional envolve a definição de regras e procedimentos internos, a divisão do trabalho, a descrição de funções, os estabelecimentos de relações de autoridade entre os seus membros. As aeras funcionais da organização, representam atividades e tarefas especializadas que são desempenhadas por unidade ou departamentos, que são área de produção/operação, área comercial e de marketing, áreas financeiras e recursos humanos. Essas áreas funcionais representam uma forma de estruturação das atividades permitindo à organização e o desenvolvimento das tarefas.

A administração se define em uma arte de produzir bens ou serviços por intermédio das pessoas. Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma EFICAZ e EFICIENTE. Quatro elementos podem ser destacados nessa definição: processo, coordenação, eficiência e eficácia. As funções e os processos da administração se compõem em planejamento, organização, direção e controle. Apesar de ter diferentes funções, elas estão interligadas, e é essa sintonia que permite à organização o alcance de seus objetivos.

Os administradores têm a função de guiar as organizações de forma á alcançar seu proposito e definir onde e como aplicar recursos para atingir objetivos. Os administradores trabalham coordenando e dirigindo as atividades de outras pessoas, ajudando os demais membros a atingir um conjunto de objetivos coerentes para organização. Toda via independente do nível hierárquico, as funções dos amestradores são as mesmas, isto é, seja qual for o tamanho da organização todos os administradores organizam, planejam, dirigem e controlam. Alguns papeis são fundamentais para um administrador, ele terá que criar uma responsabilidade de estabelecer relações interpessoais/informacionais, e terá que desenvolver algumas habilidades conceituais, humanas e técnicas. As competências são definidas como conjunto de conhecimento, aptidões e atitudes relacionados com o desempenho eficaz de um administrador.

A administração é uma pratica universal. Porem, as características distintivas das culturas nacionais condicionam um modelo de gestão adotado. A cultura brasileira apresenta alguns traços que lhe permitem distinguir-se de outras culturas nacionais. Esses traços culturais definem um estilo brasileiro de administrar, os traços culturais se mostram em concentração de poder, decisões unilaterais, personalismo, postura de espectador, adversa ao conflito, formalismo, lealdade das pessoas, paternalismo, flexibilidade e impunidade. Alguns conterem aos administradores brasileiros, uma vantagem sobre os administradores de outras nacionalidades, porem a maioria tem um impacto negativo no dia-dia das organizações brasileiras. Algumas são características dos administradores brasileiros, visão imediatista, desvalorização do planejamento, adoção de estruturas, distancia discurso x pratica e fragilidade e limitações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com