TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da Qualidade e Produtividade

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

1. ”Os países que teriam sucesso no mundo moderno, seriam aqueles que possuíssem altos níveis de produtividade”. (Adam Smith) Responda:

a) Você concorda com essa citação? Justifique sua resposta. (mínimo 3 linhas)

Sim, a citação de Adam Smith faz sentido e consolida o que aconteceu durante os últimos séculos. Países como Inglaterra e Estados Unidos, que investiram na melhoria e expansão dos setores produtivos, se destacaram no cenário Mundial, o que hoje acontece com China, India e até mesmo o Brasil.

b) Diferencie a produtividade clássica da produtividade estratégica. (6 linhas no mínimo)

A Produtividade Clássica é caracterizada por obter maior valor produzido por determinadas ações, tais como: Análise de operações industriais, simplificação de trabalho, revisão de ferramentas e controle da produtividade operacional. Geralmente são caras, pois envolvem aumento do staff, qualificações dos chefes e complexidade de controles. São conseguidas através de alteração de métodos, treinamento e incentivos, seleção negativa e pressão técnico social. Já a Produtividade Estratégica é caracterizada pela maior eficiência nos aspectos que trazem vantagem competitiva, tais como: rápida introdução de novas tecnologias, rápido lançamento de um novo produto, rápida preparação de protótipos. Diferentemente da Produtividade Clássica que visa somente o baixo custo de produção, a Produtividade Estratégica tem como objetivo outras vantagens competitivas, caracterizadas por uma mobilização consciente e a disposição e capacidade de todos de resolver problemas.

2. Explique com suas palavras as três regiões de flexibilidade e produtividade.

Para explicar as três regiões de Flexibilidade e Produtividade, partiremos do princípio que a Região 1 apresenta uma Produtividade alta, ou seja mais produtos, sem tantas modificações e com otimização nas etapas do processo, o que caracteriza uma “Produção em alta escala”. Na Regiao 2, o que se destaca é o equlibrio enttre a Flexibilidade e a Produtividade, pelo balanceamento entre diversificação de produtos e um custo menor, tudo isso graças ao uso de computadores e automatização dos sistemas. Já na Região 3, temos um nível maior de Flexibilidade, o que resulta em produtos diferenciados, mas também em custos maiores de produção.

3. Faça uma pesquisa sobre o significado de Just–in–Time. A pesquisa deve ter de 10 a 15 linhas.

Just- in-Time é um sistema que tem por objetivo produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida, tranportando o produto para o lugar certo no tempo desejado. Desse modo, podemos verificar que o Just-in-Time esta diretamente relacionado com a produção por demanda, ou seja, a venda do produto ativa e puxa todo processo produtivo. Esse sistema tem como objetivo reduzir, ou mesmo eliminar, todo estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo eliminando os custos derivados. O que por sí só leva a um processo de melhoria contínua, pois exige da administração o desenvolvimento de políticas, padronização de processos e elementos que tornam a empresa competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com