TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de clientes

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.462 Palavras (18 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

SUMÁRIO        

INTRODUÇÃO        

1        DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: O caso da NIXCOMM        

1.1        Apresentação da Empresa        

1.2        Histórico da Empresa        

1.3        Visão e Missão da Empresa        

1.3.1        Visão        

1.3.2        Missão        

1.3.3        Valores        

1.4        Empresas de Pequeno Porte        

1.5        Estratégias de Diferenciação        

1.5.1        Diferenciação por produto        

1.5.2        Diferenciação por serviço        

1.5.3        Diferenciação por canal        

1.5.4        Diferenciação por pessoal        

1.5.5        Diferenciação por imagem        

1.6        Inovação e Criação de Vantagem Competitiva        

1.7        Tecnologia de RFID        

2        IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA        

3        OBJETIVOS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO        

3.1        Objetivo Geral        

3.2        Objetivos Específicos        

4        METODOLOGIA        

5        RECURSOS        

6        CRONOGRAMA FÍSICO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO        

7        ORÇAMENTO        

8        ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO        

9        CONCLUSÃO        

REFERENCIAS        

INTRODUÇÃO

A realidade das empresas de pequeno porte diferencia-se, de certa forma, das empresas de grande porte. Primeiramente, a hierarquia nas pequenas empresas é bem menor, e há uma maior proximidade entre as pessoas, as quais têm certa autonomia de decisões (PANTOLFI, 2010).

Segundo SLACK (2002, p. 33), “administrar [...] organizações de pequeno e médio porte possui seu próprio conjunto de problemas”. E, tratando-se de empresas do mercado de tecnologia, os problemas são maiores. Segundo o portal da revista ADMINISTRADORES (2010a), “Uma das características mais marcantes da área de tecnologia é a mudança constante, as atualizações e novidades acontecem em uma velocidade muito grande”.

O mercado de tecnologia da informação é um dos que mais crescem atualmente, devido à maior disponibilidade de tecnologias a todas as camadas da sociedade. Assim, mais empresas entram na disputa, e, desta forma, levam as empresas mais antigas a buscar novos procedimentos e métodos de reciclagem, para manter a competitividade. (ADMINISTRADORES, 2010b).

Com o maior desenvolvimento tecnológico das sociedades, as pessoas têm mais acesso a informação, e, desta forma, torna-se mais difícil manter uma competência essencial completamente diferente dos concorrentes, e imune ao benchmarking.

Um tipo de tecnologia que parece ainda não estar bem difundido no mercado é a identificação por radiofrequência, tida como promissora no início dos anos 2000. Pesquisadores acreditavam que esta seria a tecnologia mais difundida e utilizada no mundo, trazendo vantagens nunca antes vistas no mercado tecnológico (BHUPTANI e MORADPOUR, 2005).

Porém, quase dez anos após estas previsões, a RFID ainda não é uma tecnologia amplamente utilizada, nem tampouco algo imprescindível para as atuais empresas do ramo tecnológico. Por conta disto, esta tecnologia ainda pouco difundida pode, se utilizada da maneira correta, gerar uma grande vantagem competitiva para a empresa que decidir utilizá-la.

Segundo o portal da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, as micro e pequenas empresas são responsáveis por cerca de 40% dos investimentos em Tecnologia da Informação atualmente, no mercado brasileiro (PEQUENAS..., 2012). Porém, em contrapartida, o maior número de pedidos de falência e concordata são originários também de empresas de pequeno porte, correspondendo a 54,2% do total apenas no primeiro semestre de 2012 (CORREIO..., 2012).

Portanto, para sobreviver no mercado, as empresas, em especial as de pequeno porte, devem investir em inovação de tecnologias, processos e produtos, de forma a se diferenciar das concorrentes, fornecendo maior valor ao seu público-alvo (KOTLER e ARMSTRONG, 2007, p.182).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (241.6 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com