TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração teoria e prática no contexto brasileiro

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.099 Palavras (13 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 13

1. O que é planejamento e por que ele é tão importante para a administração?

R. O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito –objetivos – e como deve ser feito – planos. O planejamento é extremamente importante pois as organizações precisam planejar para enfrentar as mudanças que ocorrem na economia, na política, na cultura, nos estilos de vida, na tecnologia etc.

2. Qual a diferença entre planos e objetivos? Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?

R. Os objetivos especificam os estágios futuros que a organização busca atingir, os planos estabelecem os meios para alcançá-los. Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas. Enquanto os objetivos especificam os estágios futuros que a organização busca atingir, os planos estabelecem meios para alcançá-las. Por exemplo, um plano que englobe a organização como um todo tenderá a ser pouco específico e ter uma orientação de longo prazo. De modo geral, os objetivos são gerais e os planos são pouco específicos no que diz respeito a atividades e recursos necessários. Podem ser classificados: Planos Estratégicos: se referem à organização como um todo, cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo e servem de base aos plano táticos e operacionais. Esse tipo de plano tem forte orientação externa e serve para posicionar a organização perante seu ambiente externo (concorrentes, clientes e etc). Planos de longo prazo.

Planos Táticos: traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos de uma unidade da organização, geralmente uma área funcional, como marketing ou recursos humanos. Geralmente, os planos táticos têm um horizonte temporal de um ano. Planos Operacionais: identificam os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis mais operacionais da organização, que também contribuirão para sustentar as atividades dos planos táticos e estratégicos. Eles têm uma orientação de curto prazo (dias, semanas ou meses) e são constantemente adaptados diante de novos desafios ou oportunidades.

3. Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter?

R. As características que os objetivos bem definidos devem ter são: Específicos: os objetivos precisam transmitir com clareza e objetividade qual é o resultado esperado, qual é o nível de desempenho ou o alvo a ser atingido; Mensuráveis: os objetivos devem ser especificados de forma quantitativa (por exemplo, aumentar o volume de venda em 5%ou diminuir o nível de inadimplência em 10%), para que seja possível transformar as idéias em ações concretas e para facilitar o processo de avaliação e feedback; Desafiadores, porém alcançáveis: os objetivos devem ser percebidos como um desafio para motivar, mas devem ser realistas, ou seja, possíveis de serem alcançados com os recursos e o tempo disponíveis, para não desmotivar; Definidos no tempo: os objetivos devem especificar o horizonte temporal para sua realização , de forma a permitir avaliar se foram ou não alcançados (por exemplo, abrir uma nova fábrica em dois anos). Por sua vez, a especificação do horizonte temporal permite definir que ações serão mais apropriadas para alcançar tal objetivo; Coerentes: os objetivos devem ser consistentes entre si, mesmo que digam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com