TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anotações Para Sintese

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Importância das organizações: está ligada à vida das pessoas cotidianamente. Não nos damos conta de quanto elas afetam suas vidas. Os serviços que devem ser disponibilizados à sociedade geralmente dependem de organizações que as executem.

Nosso bem-estar está ligado a dinâmica dos problemas enfrentados nesses lugares.

As organizações são o modo como as pessoas se estruturam para atender às próprias necessidades.

É através do trabalho, e de como o realizamos que podemos atender às nossas necessidades e às demandas sociais. Ele possibilita a que os indivíduos assumam um papel social e uma identidade.

Tanto o trabalho quanto as organizações fazem parte dos fenômenos psicossociais, logo, são campo de estudo da psicologia.

Para o entendimento integral do ser humano é preciso se atentar à sua inserção no mundo do trabalho e às relações ali estabelecidas.

Tarefa central: explorar, analisar, compreender como interagem as múltiplas dimensões que caracterizam a vida das pessoas. Elaborar estratégias e promover ações que preservem e reestabeleçam a qualidade de vida das pessoas.

HISTORIA DA POT

A POT é um campo da psicologia. Foi construída pela interação de 3 principais elementos:

1 – demandas sociais advindas das organizações

2 – avanço do conhecimento científico

 3- entender como os grupos, e organizações de estruturam e atuam (resultado da interação com outras áreas do conhecimento)

A origem da POT pode remontar à criação do laboratório para estudo da fadiga, porém, o marco mais importante e reconhecido está na proposta de Hugo Munsterberg, que posteriormente se tornou prática intensa da POT: a seleção de pessoal e o uso de testes psicométricos. Esta face da POT ficou conhecida como Psicologia Industrial. Preocupações centrais:

1 – O melhor homem possível para o trabalho

2 – o melhor trabalho possível

3 – o melhor efeito possível

O pensamento era que o trabalhador atuasse em cargos que favorecessem suas habilidades emocionais e mentais, para maior bem estar.

Nesse período de estruturação do campo surgiu um engenheiro de sobrenome Taylor, que estabeleceu critérios organizacionais para aumentar a eficiência do trabalho.

Essas preocupações estavam intimamente ligadas ao momento industrial vivido pelos pesquisadores. Tratava-se de uma demanda social (minha leitura).

Características importantes do primeiro período:  processo de industrialização (Segunda Revolução Industrial). Teoria marxista – pressão por reformas trabalhistas. A Primeira Guerra mundial (boom da indústria bélica). Segunda Grande Guerra.

Paradigma deste período: homem/ máquina/ trabalho.

O mundo pós guerra foi de reconstrução, e reinserção dos veteranos de guerra na vida social.

A POT passa a atender outras demandas, como desenho de postos de trabalho, programas de treinamento, seleção, e desenvolvimento organizacional.

A psicologia industrial é substituída pela psicologia organizacional, que incorpora além da seleção, o foco no funcionário na atividade organizacional. Duas grandes ações marcam esse período:

1 – os treinamentos

2 – o modelo de pesquisa-ação

Estudos sobre motivação de Maslow.

Termina o período imediato pós-guerra, e surge um período de grandes incertezas com a guerra fria. Economicamente surgem as organizações de serviços, e as organizações sem fins lucrativos.

Na psicologia cresceram as críticas às avaliações psicométricas. Cresceram as experiências de cogestão e formação das cooperativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (125 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com