TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Externa e Interna .

Por:   •  24/10/2017  •  Abstract  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Um ponto de grande importância na estratégia organizacional é a análise externa, visto que fatores externos possuem grande influência no desempenho organizacional. No ambiente externo tanto podem ser identificadas oportunidades de melhoria para a empresa quanto pontos capazes de prejudicar o desenvolvimento dessa empresa. A partir dessa lógica podemos observar a necessidade de observação do ambiente externo. No ambiente externo as oportunidades são vistas como forças que a empresa não tem controle que podem auxiliar no favorecimento da empresa, para isso se faz necessário que as empresas observem aos acontecimentos que estão envolvidos no mercado, necessitando de atenção para uma identificação mais rápida dessa oportunidade e como aquela oportunidade será desenvolvida. Já a lógica da ameaça traz essas forças que a empresa não possui controle como um obstáculo no desenvolvimento da empresa e o que foi planejado em sua estratégia, muitas vezes essas ameaças podem ser evitadas se forem conhecidas previamente.

A análise externa pode ser avaliada de diversas formas, entre essas formas está a teoria das cinco forças de Porter que foi desenvolvida na década de 70. Essa teoria leva como base o fundamento da concorrência e o quanto é preciso o entendimento das forças rivais de um ramo de negócios para que o plano estratégico consiga ser bem desenvolvido. Esse modelo é capaz de analisar o grau de atratividade de um setor na economia identificando quatro fatores externos e um fator que está inserido no próprio setor.

Essas forças são: Rivalidade entre concorrentes, barreiras à entrada de concorrentes, poder de barganha dos compradores, poder de barganha dos fornecedores e a ameaça de produtos ou bens substitutos. A rivalidade entre os concorrentes é vista como a de mais intensidade, pois é justamente onde os concorrentes vendem um mesmo produto e estão inseridos no mesmo mercado, para lidar com esse ponto a empresa deve sempre observar as atividades e a agressividade no mercado desses concorrentes. A barreira à entrada de concorrentes lida com pontos da entrada de novas empresas, que geralmente são confrontadas pelo poder de reação das empresas que já existem e das barreiras existentes contra sua entrada naquele setor. O próximo ponto é o poder de barganha dos compradores, ela lida com o poder de decisão dos consumidores em relação ao produto. A próxima força é o poder de barganha dos fornecedores, que lidam com o poder que os fornecedores possuem em relação à empresa devendo a empresa avaliar sua relação com seus fornecedores. Por fim temos a ultima força que lida com a ameaça de produtos ou bens substitutos, eles são produtos diferentes mas que atendem à mesma necessidade. .

Para um melhor entendimento podemos analisar o estudo de caso da empresa cacau show, que recentemente vem mudando seu posicionamento no mercado, partindo para o mercado Premium, essa mudança se deu, em parte, por influência do ambiente externo, onde apareceram empresas que passaram a vender produtos com preços mais baratos e semelhantes aos que a empresa vende, outro ponto observado no ambiente externo foi a oportunidade de crescimento no campo de chocolates diferenciados. Assim podemos identificar o poder da influência tanto externa quanto interna nesse estudo de caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com