TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Relação do Homem com o Trabalho em Tempos Atuais

Por:   •  10/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 6

T

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNDAMENTOS DA TEORIA ORGANIZACIONAL 4

2.1.1 Os Princípios De Ford Na Atualidade 4

2.1.2 Exemplo de Trabalho Informal 4

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM 5

2.2.1 Análise da Relação do Homem com o Trabalho em Tempos Atuais 5

2.2.2 Cultura Organizacional dentro da Empresa Mcdonald´s 5

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 6

2.3.1 Qual a Relação entre o Trabalho, Cultura e Ideologia 6

2.3.2 Relação entre o Texto e a Resenha 6

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 7

2.4.1 O Informacionalismo Representado pela TIC 7

2.4.2 Essas Informações Impõem Novas Exigências em Termo de Comunicação e Linguagem? 7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo se aprofundar nas teorias das disciplinas a partir da idéia de Henry Ford, ou seja de uma produção em massa para algo mais flexível.

Vamos verificar que temos um aumento no desemprego e também no trabalho informal (trabalhadores sem registro em carteira), podemos ver que hoje o fordismo esta presente em vários setores empresariais, melhorando assim seu desenvolvimento.

Uma organização bem estruturada precisa ter uma boa comunicação entre seus colaboradores, fornecedores e o meio externo do qual ela esta inserida, buscando com eficiência e eficácia seus objetivos.Tendo respeito um para com o outro sendo que cada um tem pensamentos diferentes,raça,religião...

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS DA TEORIA ORGANIZACIONAL

2.1.1 Os Princípios De Ford Na Atualidade.

Henry Ford desenvolveu três princípios: Princípio de Intensificação; Princípio de Economicidade e Princípio de Produtividade.

O princípio de intensificação podemos ver nas grandes montadoras com a robotização e diminuição de tempo na montagem de peças devido a alta tecnologia quase não precisando de mão de obra humana.

O principio de Economicidade podemos encontrar em várias áreas como vendedores informais (autônomos) onde o mesmo vende o produto e depois informa a fábrica o pedido para a produção.

O princípio de produtividade podemos ver nos fast-foods onde todo o trabalho é padronizado desde a matéria prima até os uniformes, os equipamentos são dispostos perto um do outro para que o funcionário possa realizar mais de uma função

2.1.2 Exemplo de Trabalho informal

O Trabalhador informal não possui vínculo empregatício, sendo um trabalho de sobrevivência a espera de uma oportunidade. Pessoas que trabalham dessa forma, são talvez as que mais necessitam dos princípios de Ford, porque se não produzirem não ganham nada, se não forem rápidos ganham pouco e se investirem muito na matéria prima não terão como sobreviver. Podemos citar as diaristas pois a produção de seu trabalho precisa ser rápida e eficiente para que assim consiga mais clientes e como conseqüência o aumento de ganho semanal.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

2.2.1 Analise Da Relação Do Homem Com O Trabalho Em Tempos Atuais

Nos dias atuais lutamos para nos manter em nossos trabalhos, onde máquinas são colocadas em lugar de trabalhadores. As máquinas não ficam doentes, não precisam de descanso e raramente falham, Já o homem tem que mostrar sua capacidade e muitas vezes trabalha com fome, doente para manter seu emprego. O número de trabalho informal também cresceu pois o custo para a empresa manter um funcionário formal é muito alto e muitas delas optam por não registrá-los e assim diminuírem seus custos aumentando a produtividade.

Todo trabalhador deseja crescer dentro da empresa e isso lhe custa muita dedicação e trabalho, o problema é que quanto mais tempo de empresa maior o seu salário e com isso a luta diária é maior, afinal existem muitos jovens se formando e se especializando podendo ser contratados muitas vezes com salários bem abaixo do que o atualmente pago.

2.2.2 Cultura Organizacional Dentro Da Empresa McDonald´S

A empresa tem como objetivo disseminar conhecimento e difundir a cultura organizacional para os mais diversos públicos, como divulgar o que faz da marca um sucesso, por exemplo, qualidade de produtos e serviços, em um ambiente com rigorosos sistemas de limpeza, higiene e segurança alimentar. Sua visão é Duplicar o valor da Companhia, ampliando a liderança.

Seus funcionários sempre estão devidamente uniformizados, não podendo ser utilizados jóias, esmaltes, cabelos soltos e no caso das mulheres devem estar devidamente maquiadas para uma ótima impressão de seus clientes.

Todas as máquinas são postas próximas uma das outras para que na utilização os funcionários efetuem o trabalho o mais rápido possível. Todos devem sorrir e passam por um treinamento intensivo para que a produção seja sempre perfeita.

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

2.3.1 Qual A Relação Entre Trabalho, Cultura E Ideologia.

Tudo esta ligado ao trabalho, todo nosso desenvolvimento e toda nossa experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com