TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do desempenho econômico

Por:   •  3/5/2018  •  Monografia  •  14.259 Palavras (58 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 58

INTRODUÇÃO

Neste capítulo serão apresentados as considerações iniciais, tema e problema, os objetivos gerais e também os objetivos específicos, a justificativa, e a metodologia utilizada para este trabalho.

1.1 Considerações iniciais

O presente trabalho tem como finalidade demonstrar os impactos econômicos e financeiros causados pelos escândalos de corrupção na Petrobrás, uma sociedade anônima de capital aberto, cujo maior acionista é a União Federal, e que além do Brasil, encontra-se em outros 18 países. A Petrobrás refina 98% da gasolina no Brasil dentre outros vários produtos e serviços. A polícia federal iniciou em março de 2104 a operação Lava Jato, que investiga um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a maior estatal do país. Com isso, o governo teme não só por uma repercussão política, mas também econômica e social.

Como ferramenta de estudo de investimento, a análise de balanço colabora com o fornecimento de informações que são adquiridas através de indicadores econômico-financeiros, permitindo que os usuários destas informações verifiquem a atual situação da empresa e avaliem tendências, ameaças e oportunidades futuras. Por ser uma instituição de capital aberto, permite diversas análises e comparações com o valor de suas ações no período da crise, servindo aos interesses para seus investidores.

A análise de balanços é uma ferramenta utilizada por diversos usuários das informações contábeis, destaca-se a importância de que os relatórios resultantes das análises apresentem uma linguagem acessível a todos os níveis de entendimento, para que possam ser bem interpretados por todos.

1.2 Problema

A Análise das Demonstrações Contábeis de uma empresa é uma das ferramentas que auxiliam na tomada de decisões nas organizações.

As Demonstrações Contábeis fornecem vários dados, e estes quando corretamente interpretados transformam-se por fim em importantes informações.

Com isso, esta pesquisa pretende analisar os índices obtidos através dos Balanços Patrimoniais da Petrobrás nos últimos cinco anos e analisar os impactos causados pela corrupção. Diante desta situação, pretende-se responder a seguinte pergunta:

Quais foram os impactos econômico-financeiros ocorridos na Petrobrás, após a ocorrência dos casos de corrupção veiculados pela mídia?

1.3 Objeto

No presente trabalho, será realizado um estudo comparativo da evolução do desempenho econômico-financeiro da Petrobrás S/A, a partir das Demonstrações Contábeis dos últimos cinco anos publicados pela empresa.

A pesquisa verificará através dos índices destes balanços, os efeitos resultantes das fraudes na Petrobrás após as denuncias de corrupção.

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo geral

Os relatórios contábeis que identificam a situação econômico-financeira de uma empresa, evidenciando sua capacidade em gerar lucros e outras informações.

Com isto, busca-se verificar os efeitos econômico-financeiros nos últimos cinco anos através dos dados dos Balanços Patrimoniais da Petrobrás nos anos de 2010 e 2015.

1.4.2 Objetivos específicos

Conceituar Análise de Balanço e demonstrativos Contábeis:

• Levantar as Demonstrações Contábeis;

• Calcular os indicadores financeiros e econômicos utilizados no estudo de caso;

• Apresentar a evolução dos indicadores econômico-financeiros através de planilhas, tabelas e gráficos;

• Elaborar relatório econômico-financeiro evidenciando os impactos das fraudes.

1.5 Justificativa

Em 2006 o Brasil atingiu sua auto-suficiência em relação ao petróleo e com a descoberta do pré-sal em 2008, o valor de mercado da Petrobrás atingiu R$ 510,4 bilhões no mesmo ano, porém diante dos últimos acontecimentos a situação da Petrobrás mudou para pior. Com as denúncias de corrupção o resultado deste cenário é a desvalorização da empresa, no final do ano de 2014, o mercado estava pagando por ela menos de um terço do que a empresa efetivamente vale o que aconteceu foi o atrofiamento daquela que foi a maior empresa brasileira. Essa situação afeta diretamente a política de investimentos da empresa e a formação bruta de capital fixo do país.

Outro impacto é no mercado de trabalho, de acordo com dados fornecidos pela Petrobrás, em junho de 2014 a empresa possuía 86.108 funcionários e outros 360 mil em empresas prestadoras de serviços. Havendo de fato o desligamento de uma parte de seus funcionários, o impacto destes desligamentos afeta toda uma cadeia produtiva relacionada ao setor petrolífero e é ainda mais pernicioso à economia local das regiões mais dependentes do setor. Este é mais um dos riscos que a degradação da gestão da Petrobrás pode causar. A crise pode ter um grande efeito sobre o crescimento econômico caso a estatal de fato seja obrigada a interromper ou adiar investimentos para 2015.

Este trabalho será desenvolvido tendo como premissa o estudo e a importância das informações geradas pela análise das Demonstrações Contábeis, a análise de balanço é de suma importância nesse sentido, pois disponibiliza os instrumentos para análise dos resultados das empresas, por esse motivo, um estudo que mostre a real situação da empresa, certamente irá contribuir para que seus investidores tenham uma assertiva tomada de decisão em seus negócios. Em um mundo globalizado em que a informação é transmitida de forma rápida e as decisões são tomadas sobre um conjunto de diversas informações. Os indicadores econômico-financeiros das empresas são importantes ferramentas como elemento de análise do desempenho da mesma. Com isso é possível fazer projeções e estimativas sobre a evolução de empresas tendo como base os elementos obtidos na análise dos números.

A pesquisa foi elaborada com intuito de mostrar a situação financeira em que a Petrobrás se encontra hoje após as denuncias de corrupções veiculadas pela mídia.

Através dos resultados obtidos após as análises conhecidas e estudadas no meio acadêmico poderemos saber qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (100.7 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (67.1 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com