TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme - Quase Deuses

Por:   •  10/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE IMACULADA CONCEIÇÃO DO RECIFE – FICR

EDUARDO ARAÚJO SANTIAGO JÚNIOR

RESENHA CRÍTICA DO FILME “QUASE DEUSES”

Recife, Pernambuco

22 de Novembro de 2017

EDUARDO ARAÚJO SANTIAGO JÚNIOR

QUASE DEUSES

RESENHA CRÍTICA

Resenha crítica realizada para complemento de nota, disciplina “Gestão de pessoas”, orientado pela professora Magali Viegas, no curso de administração de empresas, 4º Período, junto a instituição de ensino FICR.

Recife, Pernambuco

26 de Outubro de 2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

APORTE TEÓRICO        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho procurarei explanar um breve resumo sobre a obra “Quase deuses”, criada em 2004, como uma forma de homenagear um grande colaborador para o que se conhece hoje sobre a medicina, impulsionando outros médicos a pesquisarem e arriscarem mais, afim de descobrir novas curas e não se limitarem a tabus como por exemplo a cirurgia cardíaca realizada para curar a síndrome do bebê azul.

Demonstrarei alguns fatores importantes, presentes na obra, para que haja uma boa gestão comportamental, juntamente com as diversas situações que possam vir a desmotivar ou a colocar em risco o desempenho organizacional. Como por exemplo o preconceito vivido por Thomas, pelo simples fato de ser negro, poderia fazer – o que não foi o caso – que ele se desmotivasse e desistisse de trabalhar e descobrir a cura para tantas doenças.

DESENVOLVIMENTO

Resenha sobre a obra “Quase Deuses”;

Título original em inglês: “Something the Lord Made”.

A obra retrata um pouco sobre a biografia de Vivien Thomas, um marceneiro que viveu durante o ápice do preconceito racial, uma época onde os negros eram chamados de “pessoas de cor”, além de não poder frequentar os mesmos lugares de pessoas brancas e ainda ter que lutar por seus direitos. Apesar de todas essas dificuldades, Vivien tinha o sonho de se tornar Doutor e ajudar a salvar inúmeras vidas, por isso começou a juntar suas economias em um banco para entrar em uma universidade no futuro.

Porém, devido a crise de 1929 nos Estados Unidos, muitas pessoas acabaram sendo demitidas, dando prioridades a quem tinha família para sustentar, e com Vivien não foi diferente. Para piorar o banco em que Thomas havia guardado suas economias declarou falência. Após perder quase tudo vivam conseguiu um emprego de faxineiro com um importante médico pesquisador, chamado Alfred Blalock.

Foi durante o período que trabalhava como faxineiro para Blalock que ele começou a estudar todos os livros sobre medicina que havia em seu local de trabalho, adquirindo mais conhecimento e surpreendendo o Doutor a cada dia, mostrando sua inteligência e capacidade de aprender melhor do que qualquer outro que ele conhecesse. Foi então que o Doutor decidiu que ele seria seu auxiliar, unindo o conhecimento e a sabedoria os dois conseguem depois de muitas pesquisas e tentativas criar curas para diversas doenças.

Apesar de ambos terem trabalho e auxiliado nas descobertas, Vivien não recebeu nenhum Mérito por isso. Ganhando pouco e morando em um apartamento pequeno, Vivien se sentiu injustiçado, decidindo abandonar o laboratório e trabalhar por conta própria. Porém, depois de um tempo ele decide voltar insistindo em seu sonho e fazendo o que amava, curando vidas e atuando como um dos melhores profissionais na instituição, mesmo sem ter um diploma.

Alguns anos depois, o Dr. Blalock vem a falescer, e Vivien, depois de muito esforço, consegue ser reconhecido e recebe o título de Doutorado Honorário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com