TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Gestao de Pessoas UNIP

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 5

Perfil da Organização

Apresentação da Empresa

A empresa Protege – Segurança e Transporte de Valores S/A, trata-se de uma empresa do ramo de segurança, com foco principal em transporte e custódia de bens e valores, porém faz parte de um grupo de empresas de mesma propriedade nomeado Grupo Protege com expansão de atuação para as áreas de segurança privada, segurança eletrônica, processamento de documento, assessoria em transporte aéreo, dentre outras áreas de atuação.

Neste trabalho abordaremos a unidade Oeste da empresa, localizada na Zona Oeste de São Paulo, e foi e primeira unidade da empresa a ser aberta, hoje conta com 44 unidades espalhadas pelo Sudeste, Sul, Centro-Oeste e parte do Nordeste do Brasil.

É uma empresa com cerca de 40 anos no mercado, quando seu atual presidente, Marcelo Baptista de Oliveira, comprou a empresa Proforte e deu segmento ao ramo da empresa, expandindo sua área de atuação, para os ramos supramencionados.

Trata-se de uma empresa privada de capital fechado, de médio porte, com faturamento anual em torno de R$ 100.000.000,00 no ramo principal de atividade (transporte de valores).

Força de Trabalho

Na unidade em questão trabalham 350 colaboradores, sendo 300 deles do departamento operacional e os demais no departamento de apoio/administrativo.

O regime de contratação é CLT para quase a totalidade dos colaboradores, cerca de 98%, enquanto que os outros 2% dos colaboradores são contratados por contrato de aprendizagem, sendo estes os menores aprendizes que trabalham na empresa.

Quanto a escolaridade, 6% dos colaboradores possuem nível superior completo, outros 8% estão cursando universidade, enquanto que os outros 86% concluíram o nível médio.

A hierarquia da empresa é simples e estreita, sendo composta da seguinte maneira:

1 Gerente

5 Coordenadores

9 Supervisores

335 Colaboradores Operacionais (Assistentes/Vigilantes/Auxiliares/etc)

Produtos e Clientes

Os principais produtos oferecidos pela empresa são o transporte, processamento e custódia de valores, que podem ser dinheiro, metais preciosos, documentos, pedras preciosas, etc.

Tais serviços são vendidos quase que exclusivamente a pessoas jurídicas, principalmente para bancos e grandes redes varejistas, porém também há no plantel de clientes supermercados, postos de gasolina e casas lotéricas.

Os grandes concorrentes que atuam no mesmo ramo são as empresas Prosegur, TB Forte e Brink’s, enquanto que fora do ramo são principalmente as administradoras de cartões de Crédito/Débito, pois tais empresas fazem com que haja menor circulação de dinheiro no mercado, impactando diretamente nas atividades da empresa.

Para a execução das atividades, são necessários os seguintes insumos: carros-fortes, armamento, coletes e uniformes, combustível, máquinas contadoras de dinheiro, computadores, rastreadores, etc.

Coleta de Dados

Processo de Avaliação de Desempenho

Todos os processos operacionais da empresa tinham seu desempenho medidos, utilizando como principais indicadores a produtividade e horas extras geradas no decorrer do mês, e para este estudo utilizaremos o departamento operacional de transporte de valores, pois o mesmo dispunha de mais ferramentas de controle e por ser o “carro-chefe” da organização era o que tinha o acompanhamento mais assíduo.

No departamento de transporte era realizado controle dos seguintes indicadores de desempenho:

  • Ociosidade Diária: Cálculo do tempo interno de preparação, engloba o tempo entre a abertura do ponto do colaborador e o início do roteiro, bem como o tempo do retorno do roteiro até o fechamento do ponto. Tal medição se faz importante pois neste intervalo de tempo o colaborador esta improdutivo, portanto quanto menor o índice, melhor o indicador se mostra.

[pic 1]

  • Horas Extras Diárias: Mostra a quantidade diária de horas extras que o colaborador realiza, para que desta forma possa ser feito adaptação na quantidade de equipes em trabalho/folga por dia, de modo a possibilitar que a quantidade maior de colaboradores em dias de pico supra a maior demanda operacional gerando menos horas excedentes, bem como nos dias de vale a menor quantidade de colaboradores acarrete em menos abonos de horas trabalhadas por dispensa antes do cumprimento da jornada de trabalho.

[pic 2]

  • Produtividade Diária: Medição da média diária de atendimentos equivalentes realizada pelos colaboradores operacionais do carro-forte. Para tal medição utilizava-se o conceito de equivalência de atendimentos que era a ideia de atribui “pesos” diferenciados a cada atendimento, conforme seu grau de dificuldade operacional. Através deste número, identificamos oportunidade de preenchimentos de roteiros ociosos (improdutivos), bem como para o “alívio” de rotas em que haja muito serviços, que embora muito produtivos, perdem em qualidade.

[pic 3]

  • Absenteísmo Diário: Indicador que leva em conta a quantidade de horas que são abonadas diariamente no ponto, seja por falta, atraso ou saídas antecipadas, para que dessa maneira possamos mensurar o grau índice que temos de horas abonadas em relação a horas trabalhadas e assim reforçar (se necessário) o quadro de colaboradores, e aplicar as devidas medidas disciplinares aos colaboradores que tenham índices altos neste quesito.

[pic 4]

  • Intrajornada Diária: Este indicador mostra quando o colaborador deve receber ou não pagamento de hora extra pelo não cumprimento do horário de almoço, e deve ter seu controle intensivo pois quando não cumprido gera passivo trabalhista além de tal indicador impactar diretamente nas horas extras da unidade.

[pic 5]

  • Retorno após as 20h00: Devido restrições de seguro com os valores transportados, devemos retornar com os carros para a base até as 20h00, após este horário perdemos a cobertura da seguradora em caso de sinistros, assim sendo realizamos o acompanhamento diário do número de carros que retornam após este horário.

[pic 6]

Tais indicadores em conjunto nos possibilita o acompanhamento sucinto e detalhados de todos os pontos que impactam operacionalmente no desenvolvimento das atividades da empresa, e o acompanhamento ostensivo em paralelo com a tomada imediata de ações corretivas e preventivas nos dá suporte para que possamos eliminar erros no processo, aumentando os ganhos da empresa com a redução significativa de custos e desperdícios que são gerenciáveis desde que se tenha tais números mapeados e evidenciados às equipes de liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (707 Kb)   docx (177.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com