TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Abordagens da Administração

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 12

AS ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO

As diferentes abordagens da administração (escolas da administração, teorias) podem ser assim resumidas:

I        TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA – ÊNFASE NA TAREFA

Preocupavam-se principalmente com a organização das tarefas, isto é, com a racionalização do trabalho dos operários.

A administração científica tem como pensamento central a racionalização das tarefas para que a improvisação e o empirismo fossem substituídos pelo planejamento e pela ciência, tendo em Frederick Winslow Taylor (1856 - 1915), em sua obra "Princípios da Administração Científica", publicada em 1911, o idealizador da Organização Racional do Trabalho.

Taylor declarou que o principal objetivo da Administração Científica consistia em assegurar a máxima prosperidade para o empregador (lucros a curto e longo prazos) junto com a máxima prosperidade para o empregado (remuneração gradualmente maior e o desenvolvimento de suas capacidades naturais até alcançar um estado de eficiência máxima).

O enfoque na racionalização das tarefas compreendeu a procura de um Método Científico, baseado no Estudo de Tempos e Movimentos, para que sua realização ocorresse com maior qualidade (menos peças rejeitadas) e maior produtividade (em menor tempo, maior quantidade), observadas a organização do ambiente (lay-out), a localização das ferramentas ao alcance (proximidade funcional) do operário, a utilização de recursos técnicos para economia de esforço fisico e redução da fadiga.

Uma das conseqüências da análise do trabalho pelo Estudo de Tempos e Movimentos foi a Divisão do Trabalho e a Especialização do operário, proporcionando na indústria a "linha de produção" ou "linha de montagem", que na indústria automobilística (fordismo) teve grande aplicação.

Considerava importante um Sistema Racional de Seleção de empregados e a necessidade de treiná-Ios para uma melhor eficiência. Procurar e preparar o operário de 1 a linha é visto como uma tarefa do administrador, ao qual também compete a função de Planejar e Controlar a execução das tarefas.

 A execução é papel do subordinado.

A idéia de um homem motivado a trabalhar pela necessidade do dinheiro e pelo medo da fome estabeleceu o conceito de "Homem Econômico".

A ênfase nas tarefas é a principal característica da Administração Científica de Taylor e seguidores, e resultou na especialização do operário, na divisão do trabalho e na reestruturação das condições instrumentais e ambientais (racionalização/lay-out) da empresa, na chamada "Organização Racional do Trabalho".


II        TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO – ÊNFASE NA ESTRUTURA

Desenvolvidas por seguidores de Fayol. Preocupava-se principalmente com a estrutura organizacional da empresa, com a departamentalização e com o processo administrativo. Recentemente, a Escola Clássica reapareceu com Peter Drucker e a chamada Escola Neoclássica, preocupada com a administração por objetivos.

Henry F ayol (1841 - 1925), expôs sua Teoria da Administração no livro: "Administration lndustrielle et Generalle", publicado em Paris, em 1916.

A Teoria Clássica de Fayol se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização ou empresa deveria possuir para ser eficiente. Segundo ele toda empresa possui seis funções básicas: técnicas, financeiras, comerciais, de segurança, contábeis e administrativas.

Segundo Fayol, a função administrativa reúne as seguintes atividades: previsão, organização, comando, direção e controle. O estudo das funções administrativas foi retomado nas décadas de 50 a 70 por diversos autores da Escola Neoclássica. Emest Dale descreve o processo administrativo em quatro funções: planejamento, organização, direção e controle.

De acordo com esta Teoria, gerenciar é sobretudo planejar e organizar a estrutura de órgãos e de cargos que compõem a Empresa, dirigindo e controlando suas atividades.


III        TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS – ÊNFASE NAS PESSOAS

Desenvolveu-se a partir de 1940, nos Estados Unidos. Preocupada principalmente com as pessoas, com os grupos sociais e com a organização informal. Mais recentemente esta escola ressurgiu com novas idéias, com o nome de Teoria do Comportamento Organizacional, preocupada mais com o comportamento global da empresa do que propriamente com o comportamento de pessoas ou de grupos sociais tomados isoladamente.

Os administradores verificaram que a abordagem clássica (Administração Científica - Taylor e Teoria Clássica - Fayol) não conseguiu uma eficiência completa na produção e uma harmonia total no trabalho.

Os administradores se viram com sérias dificuldades e frustrações porque as pessoas nem sempre seguiam os padrões de comportamento previstos ou racioriáis.'-ASsim, havia um maior interesse em ajudar os administradores a lidar de modo mais eficaz com o "lado humano" de suas organizações.

Elton Mayo, a partir de diversas observações em campo concluiu que o ambiente social dos empregados tem uma grande influência sobre a produtividade. Muitos empregados achavam seu trabalho enfadonho e sem sentido. Mas suas associações no trabalho às vezes influenciadas pelo antagonismo mútuo para com os patrões davam um certo sentido à sua vida profissional. Por isso, as pressões do grupo, e não as exigências da administração, quase sempre tinham influência em sua produtividade.

Essa concepção de administração ficou conhecida como Teoria das Relações Humanas, por enfatizar o relacionamento humano da integração grupal como fator básico da motivação no trabalho) e, em confronto com a Teoria Clássica da Administração apresenta as seguintes características:

  • Trata a organização como grupo de pessoas, e não como máquinas;
  • Enfatiza pessoas e relações humanas, enquanto as teorias anteríores enfatizavam as tarefas e a divisão do trabalho. A confiança está centrada nas pessoas e não apenas em regras e regulamentos.
  • Em vez de fundar-se na Direção (função administrativa de coordenação das atividades), numa autoridade centralizada, reconhece a importância das lideranças e dos grupos informais, fazendo uso da delegação.
  • A "empresa" não é apenas um lugar de produção, mas constitui-se num novo e segundo lar para as pessoas. A organização empresarial é vista com uma dupla função: a econômica, produção de bens e serviços, e a social, distribuição de satisfações entre seus participantes.

Surge com Elton Mayo o conceito de homem social em contraposição ao de homem econômico ou racional da Administração Científica de Taylor, compreendendo, no trabalho, o homem motivado pela necessidade de integração no grupo social da "empresa".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com