TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .....................................................................................3
  1. DESENVOLVIMENTO .........................................................................4

2.1 DESCRIÇÃO DE CARGOS.......................................................................4

2.2 TIPO DE TÉCNICA DE RECRUTAMENTO..............................................6

2.3 TÉCNICA DE SELEÇÃO...........................................................................8

2.4 CONTRATO DE TRABALHO....................................................................11

2.5 PROCESSO DE INTEGRAÇÃO...............................................................12

2.6 AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL....................13

2.7 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO..............................................................13

  1. CONSIDERAÇOES FINAIS..................................................................14

REFERÊNCIAS................................................................................................15



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo planejar ações práticas de Gestão de Pessoas de uma empresa fictícia, denominada LM Móveis Ltda, dentro do mercado exportador.

Sabemos o quanto é complicado para as empresas atuais apostarem em uma mudança, ou em um novo mercado, e essa atitude de recuo, acaba fazendo com que as organizações brasileiras percam grandes oportunidades de crescimento, principalmente no mercado externo.

A empresa possui como Razão Social o título de "LM Móveis Ltda", sendo o mesmo o nome fantasia. Foi fundada em 03 de maio de 1999, pelos sócios Lucio Santos e Mario Ribeiro.

Desde esta data, a empresa mantém-se instalada na Rua Laura Hess, 123, bairro nobre na cidade de São Bento, estado de São Paulo, Brasil.

A empresa tem a missão de "colaborar socialmente, garantir o bem estar de seus funcionários e o crescer mutuamente em prol da otimização dos lucros". Tem a missão também de prestar serviços com eficácia em menor tempo possível, oferecer preços competitivos, buscando sempre trabalhar de forma profissional e ética. Sua visão de futuro é ser referência em seu ramo de atuação, inovando sempre e buscando aprimoramento.

Atualmente a empresa dispõe de 18.000 m2, sendo que 9.720 m2 estão sendo utilizados. A empresa efetua suas atividades em dois turnos e divide suas tarefas com 600 funcionários, 5 médicos, 2 dentistas, 1 nutricionista, 1 psicóloga/assistente social e, na área  de RH,  eu Lídia, a gestora de pessoas.

O setor responsável pela área de exportação, é formado por 1 gerente comercial, 1 gerente de marketing internacional, 1 analista e 2 assistentes. Atualmente a empresa está exportando em média um container ao dia, o que suporta sua capacidade de produção e gerenciamento externo. Sendo assim, a empresa procura novas pessoas no mercado, para compor seu quadro de profissionais que, no momento, é de 2 Analistas financeiros.

Farei o processo de Recrutamento e Seleção, Contratação e Treinamento, e Desenvolvimento dos candidatos.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. DESCRIÇÃO DE CARGOS E ANALÍSE DE CARGOS

A descrição de cargos é o processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o torna distinto de todos ou outros cargos existentes na organização. A descrição de cargos é o detalhamento das atribuições ou tarefas do cargo (o que o ocupante faz), a periodicidade da execução (o que faz), os métodos empregados para a execução dessas tarefas (como faz) e os objetivos do cargo (por que faz). É, basicamente, um levantamento escrito dos principais aspectos significativos do cargo e das responsabilidades envolvidas (CHIAVENATO 1998, p.173).

Segundo Carvalho (1999, p.19), descrição de cargos “é o registro das funções, tarefas e responsabilidade de forma organizada e atribuídas a uma ou mais pessoas”.

Após ter sido feita a descrição do cargo, o próximo passo a ser feito é a análise do mesmo, determinando quais os principais requisitos para que as pessoas possam desempenhar da melhor maneira suas funções, conhecer suas responsabilidades e as condições de trabalho e os riscos da função. Enquanto a descrição se preocupa com o conteúdo do cargo, a análise procura estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para um bom desempenho.

A partir do diagnóstico realizado junto à empresa LM Móveis Ltda, constatou-se a existência de 2 cargos para analista financeiro, os quais foram desenhados da seguinte forma:

Analista Financeiro: desempenhará atividades operacionais junto a órgãos governamentais (Ministério da Fazenda, Superintendência e Inspetoria da Receita Federal, Ministério da Indústria e Comércio, Ministério da Saúde, IBAMA) voltadas à prática Aduaneira, atuar no processo de exportação/importação, fechamento de câmbio, contas a pagar/receber, relatórios financeiros, elaboração de relatórios e documentos para contabilidade.

                             

DESCRIÇÃO DE CARGOS

CARGO: Analista Financeiro

Setor: Financeiro

SUPERIOR IMEDIATO: Supervisor Financeiro

RESPONSABILIDADES DO CARGO:

Atividades operacionais junto a órgãos governamentais (Ministério da Fazenda, Superintendência e Inspetoria da Receita Federal, Ministério da Indústria e Comércio, Ministério da Saúde, IBAMA) voltadas à prática Aduaneira; Atuar no processo de exportação/importação, fechamento de cambio, contas a pagar/receber, elaboração de relatórios e documentos para contabilidade.

ATRIBUIÇÔES DO CARGO

O QUE FAZ?

COMO FAZ?

PARA QUE FAZ?

Acompanhar de forma intensa FUP e rotinas diárias de processos considerados críticos/atípicos prestando suporte à equipe operacional e mantendo contato com o cliente, sempre que necessário.

Acompanhando as  Operações  através do computador e  telefone.

Para discutir assuntos operacionais e assegurar o atendimento das necessidades dos clientes.

Garantir o fluxo de informação definido para as Operações de Desembaraço;

 Acompanhando e apoiando as Operações de Desembaraços na Importação e Exportação.  

 Objetivando atender às necessidades do cliente e cumprir com as metas.

REQUISITOS DO CARGO

Competências Técnicas

Descrição

Formação superior em Administração, Ciências Contábeis e/ou correlatas. Experiência na rotina do Desembaraço aduaneiro, conhecimento avançado em Pacote Office. Inglês fluente completa o perfil desejado.

Para a responsabilidade exigida do cargo, é necessário ter essas competências para desempenhar bem suas funções.

Competências Comportamentais

Descrição

Perfil pessoal proativo, com espírito de equipe, detalhista e com excelente relacionamento interpessoal são competências necessárias.

Para relacionar-se com os clientes e fornecedores, e pessoas da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (187.5 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com