TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estruturas Organizacionais

Por:   •  23/4/2016  •  Abstract  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício Estruturas Organizacionais

  1. É a combinação de esforços por meio de pessoas diferentes, com a finalidade de atingir ou alcançar um objetivo, que não seria possível para apenas uma pessoa.
  2. Por que ela necessita muitas vezes interagir com o ambiente externo, sendo em algumas ocasiões, diretamente afetado por fatores externos.
  3. Um sistema aberto é diretamente afetado ou influenciado por fatores externos, já em sistemas fechados, temos burocracias e processos que impedem a influência de fatores externos.
  4. Planejar, organizar, dirigir e controlar.
  5. Tem a função de organizar, estruturar e integrar recursos, e responsável por distribuir tarefas e para definir quem vai ter autoridade sobre quem.
  6. É a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas e controladas, através de níveis hierárquicos como: Estratégico, Tático e Operacional.
  7. É uma estrutura que tem níveis hierárquicos bem definidos, e é representada por um organograma. Já estruturas informais são redes de relacionamentos, e ocorrem dentro ou fora do ambiente da organização.
  8. Decisões mais consistentes com o objetivo da organização, aproveitamento das habilidades dos administradores no topo na operação, redução dos riscos de erro devido a comunicação e ação mais diretas; e desvantagens são, decisões são tomadas distante dos locais dos fatos e das circunstâncias, pouco contato com pessoas e situações, subordinados dependem dos superiores hierárquicos para tomar decisões.
  9. Vantagens são, maior agilidade e flexibilidade na tomada de decisões, decisões mais adaptadas às condições locais, maior interesse e motivação por parte dos subordinados. As desvantagens, tendência para o desperdício e duplicação de recursos, canais de comunicação dispersos pela organização, perda de uniformidade nas decisões.
  10. Representa a forma de dividir o trabalho e os critérios de departamentalização usados pela organização, e se refere a distribuição de autoridade ou a cadeia de comando.
  11. Eficácia é realizar uma tarefa sem medir custos, eficiência é realizar essa mesma tarefa reduzindo os custos e preocupada em render da melhor forma possível sem custos adicionais.
  12. Divisão do trabalho corresponde a especialização de tarefas com funções especificas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção.
  13. A eficiência no ambiente de trabalho aumenta com a especialização, quanto mais especializado for um operário, maior será sua eficiência.
  14. Linha de autoridade formal de uma organização que define a estrutura hierárquica de relação entre os membros e unidades organizacionais.
  15. Numero de subordinados que estão sob a responsabilidade de um gestor, e depende de vários fatores como, complexidade do trabalho, competência, experiência e motivação de gestores e subordinados, disponibilidade e clareza das regras e procedimentos, entre outros.
  16. Clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebido ou experimentado pelos participantes da empresa e que influenciam seu comportamento, já cultura é um conjunto de hábitos e crenças que são estabelecidos através de normas, valores, atitudes, e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização.
  17. São as características internas, constituídas de formalização, especialização, hierarquia, centralização e profissionalismo.
  18. São características da organização e do ambiente, constituídos do Tamanho, a tecnologia organizacional, ambiente e metas e estratégias.
  19. A economia, política, novas tecnologias da informação, mudanças continuas e rápidas.

  1. Sindicatos, fornecedores, competidores, consumidores são fatores de ação direta no ambiente externo, e variáveis sociais, estilos de vida, valores sociais são alguns elementos de ação indireta.
  1. É o processo de transferir autoridade e responsabilidades para posições inferiores na hierarquia.
  1. O foco na produção, na redução de custos de produção e no aumento dos salários dos operários a partir do que ele produzir.
  1. A divisão do trabalho, foco nas estruturas organizacionais, unidade de comando, disciplina, centralização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com