TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estruturas Organizacionais

Por:   •  29/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Fernando Luiz Oliveira Cieninga – D1351H9

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

São Paulo – SP

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Fernando Luiz Oliveira Cieninga – D1351H9

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Trabalho acadêmico apresentado como dependência do 8° semestre do curso de Administração sob a orientação do coordenador do curso.

São Paulo – SP

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................4

ESTRUTURA FUNCIONAL...............................................................5

VANTAGENS DA ESTRUTURA FUNCIONAL.................................5

DESVANTAGENS DA ESTRUTURA FUNCIONAL..........................6

ESTRUTURA MATRICIAL................................................................6

VANTAGENS DA ESTRUTURA MATRICIAL...................................6

DESVANTAGENS DA ESTRUTURA MATRICIAL............................7

ESTRUTURA CELULAR...................................................................7

VANTAGENS DA ESTRUTURA CELULAR......................................8

DESVANTAGENS DA ESTRUTURA CELULAR..............................8

ESTRUTURA DE REDE CRIATIVA..................................................9

VANTAGENS DA ESTRUTURA DE REDE CRIATIVA.....................9

DESVANTAGENS DA ESTRUTURA DE REDE CRIATIVA...........10

CONCLUSÃO..................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................13

INTRODUÇÃO

A estrutura organizacional é muito importante para a empresa, pois é a maneira que a ela se organiza e monta uma estratégia para desenvolver suas atividades. Na estrutura organizacional contém a distribuição de funções, cargos e os objetivos da empresa de maneira geral, por esse motivo existem vários tipos de estruturas, que funcionam de diferentes formas, são elas: Funcional, matricial, celular, rede criativa e etc.

A estrutura funcional é a mais usada nas organizações, basicamente a comunicação é vertical, com times divididos em funções sob o controle de diretoria. Já a estrutura celular, é o oposto disso. Essa estrutura não possui uma hierarquia vertical fixa, e a empresa organiza-se baseada em processos e fluxos com equipes multifuncionais.

Na estrutura matricial, times multidisciplinares se reúnem com o objetivo de realizar tarefas específicas com um prazo determinado. Por fim, temos a rede criativa que trabalha com base na colaboração e cooperação, como uma grande rede de terceirização.

No projeto a seguir falaremos sobre o funcionamento de cada estrutura organizacional, conceitos, vantagens e desvantagens de cada uma delas.

ESTRUTURA FUNCIONAL

É a mais utilizada nas organizações, onde se encontra uma coordenação para cada função (área contábil, área de marketing, recursos humanos e etc). Essa estrutura geralmente possui processos bem estabelecidos, além de regras e regulamentos formais.

A estrutura funcional é vertical, ou seja, os funcionários são organizados dentro de uma hierarquia, respondendo conforme o seu cargo com uma autoridade centralizada, mas o departamento é responsável por um objetivo em comum.

A comunicação acaba sendo mais acertada entre a própria equipe, mas algumas atividades que precisam da ação de mais de um departamento passa por processos, geralmente formais e padronizados, como reuniões, para um planejamento de atividades interdepartamentais.

VANTAGENS DA ESTRUTURA FUNCIONAL

A estrutura funcional facilita a comunicação entre as dentro do departamento, porque geralmente os colaboradores possuem a mesma especialização, além de facilitar o trabalho em equipe, já que geralmente o departamento possui um objetivo em comum;

Promove também a especialização na função escolhida, valorizando o especialista. Os níveis hierárquicos também são bem definidos, deste modo o funcionário pode montar um plano de carreira dentro de uma ou mais empresas.

Como o colaborador especializa-se e segue na mesma área de atuação, a adaptação a uma nova empresa é facilitada, porque além do colaborador já ser acostumado com a função, geralmente já está adaptado a esse tipo de estrutura organizacional e hierarquia.

DESVANTAGENS DA ESTRUTURA FUNCIONAL

Já que a comunicação dentro do departamento é facilitada, a comunicação interdepartamental acaba sendo mais burocrática, geralmente com processos formais, podendo trazer lentidão no processo decisório.

Ainda sobre atividades que envolvem mais de um departamento, algumas vezes podem ocorrer conflitos de interesses, obrigando a um dos lados cederem. Muitas chefias também é um ponto a ser levantado, porque muitas vezes cada área defende o seu objetivo como departamento, e pode faltar a preocupação da empresa como um todo.

ESTRUTURA MATRICIAL

Essa estrutura é vista em projetos organizacionais, pois mescla um pouco da função do colaborador dentro do departamento e sua ação dentro do projeto, neste caso o colaborador na maioria das vezes possui mais de um chefe, porque além do chefe do departamento, há o chefe temporário que é o líder do projeto.

Como nessa estrutura o objetivo é o projeto, as áreas permanentes funcionam como prestadores de serviço temporários. Para a empresa é uma boa forma de otimizar o recurso humano, mas também gera a complexidade de trabalhar com a interdependência das áreas.

VANTAGENS DA ESTRUTURA MATRICIAL

Uma das principais vantagens para o colaborador é o equilíbrio dos objetivos, porque há o alinhamento entre a gestão, além do acompanhamento de dois líderes, o funcional e o do projeto.

Trata-se de uma boa forma de criar um ambiente mais colaborativo e participativo, com pessoas de diferentes especializações, favorecendo a troca de conhecimentos.

Esse tipo de estrutura tem mais controle dos resultados, e há a facilidade dos colaboradores participarem dos processos decisórios dentro do projeto, mesmo que tenham um nível hierárquico mais baixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com