TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Implicações do eSocial Para os Gestores de RH

Por:   •  11/3/2020  •  Artigo  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 9

ANA BEATRIZ DE SOUZA TEIXEIRA

As implicações do eSocial para os gestores de RH em uma empresa da cidade de Manaus.

Projeto de pesquisa elaborado para obtenção de nota na disciplina de Metodologia do trabalho cientifico I

Orientadora: Aldeneia Soares

Manaus

2018

PROJETO DE PESQUISA

  1. TEMA:

As implicações do e-social para os gestores de RH em uma empresa da cidade de Manaus.

  1. JUSTIFICATIVA:

O e-social institui o sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, onde os empregadores passaram a comunicar ao governo, de forma unificada, as informações sobre seus Trabalhadores. As empresas passaram a ter um processo mais simplificado, todas as informações sobre os vínculos empregatícios, contribuições previdenciárias, folha de pagamento e outras será comunicada em uma mesma plataforma.

A implantação do e-social será obrigatória e poderão existir penalidades acerca do descumprimento de prazos por se tratar de um sistema Unificado. As empresas, de imediato, precisam revisar processos administrativos e criar um grupo para cuidar da implantação do novo sistema.

Diante do exposto o estudo se faz necessário para refletir as novas exigências do governo para com as empresas, buscando o cumprimento de normas e prazos existentes nas leis trabalhistas, proporcionando maior transparência na relação empregador e empregado, unindo todos os regimes trabalhistas em um endereço único, diminuindo erros e gerando ganhos na produtividade.

3 PROBLEMA:

 Quais as implicações da implantação do e-social para os gestores de RH?

  1. OBJETIVO GERAL:

Analisar as implicações da implantação do e-social para os gestores de RH.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Compreender a utilização do e-social nas empresas
  • Caracterizar como os gestores de RH tem se preparado para o e-social
  • Identificar quais as implicações da implantação do e-social nas empresas.

  1. HIPÓTESE: A implantação do e-social nas empresas visa à desburocratização de processos, reduzindo tempo de trabalho e levando as empresas a cumprir com os direitos dos trabalhadores.
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

7.1 A utilização do e-social nas empresas

O eSocial institui o sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, projeto nascido dos esforços conjuntos da Receita Federal, INSS, Caixa Econômica e os ministérios da previdência e do trabalho na criação de uma nova plataforma de comunicação dos empregadores com o governo, sistema esse integralmente online, visando facilitar o cumprimento das obrigações trabalhistas.O eSocial “ É um novo sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada e simplificada, o novo eSocial empresarial vai reduzir custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas” (GOVERNO FEDERAL 2018).

Essa nova plataforma de comunicação irá possibilitar uma unificação das informações, deixando de lado as atividades complexas e inseguras do antigo RH, guardando e fornecendo nesse canal todas as informações dos funcionários para os órgãos competentes. Em um único endereço 15 obrigações fiscais e previdenciárias serão simplificadas pelo e-social: GFIP, CAGED, RAIS, LRE (Livro de Registro de Empregados), CAT, CD (Comunicação de Dispensa), CTPS, PPP, DIRF, DCTF, QHT, MANAD, Folha de pagamento, GRF e GPS. O eSocial,

Chega com a missão de facilitar o cumprimento das obrigações docontribuinte. O envio das informações em formato padronizado por um únicocanal, para um ambiente compartilhado entre os diversos órgãos daAdministração Pública, elimina a transmissão da mesma informação maisde uma vez. Diversas obrigações em formato de declaração e deformulários são substituídas unicamente pelo eSocial.(FILHO, 2015, p. 7)

O cenário do RH anteriormente funcionava com varias obrigações para atender a diferentes entidades, como se a empresa estivesse rodeada de processos diferenciados para transmitir as mesmas informações. A proposta seria mudar esse cenário, como exemplo de extinção de processos burocráticos, o CAGED  e a RAIS, tais relações serão substituída pelos eventos S-2100 (cadastramento inicial do vinculo durante a implantação do eSocial) e pelo RET (registro de eventos trabalhistas), tornando desnecessário o envio mensal e anual desse tipo de informação.

Por meio de uma pesquisa aplicado a uma amostra de 50% dos gestores de uma empresa da Cidade de Manaus possibilitou a identificação de algumas deficiências referente ao sistema de escrituração desenvolvida pelo Governo, conforme aplicação de questionário obteve-se os seguintes dados:

[pic 1]

        De acordo com o Gráfico, referente à utilização do eSocial, 75% dos gestores consideram razoavelmente fácil, e somente 25% consideram adequado para uso. Esse dado demonstra certa deficiência no manuseio desse sistema.[pic 2]

O Gráfico, refere-se às orientações disponibilizadas pelo governo ao uso do eSocial, 75% considera que Não foram disponibilizadas orientações suficiente e 25% consideram que Sim, são suficientes. O resultado demonstra um déficit de informações disponibilizadas pelo Governo.

[pic 3]

Em relação ao suporte disponibilizado pelo Governo para tirar dúvidas, 75% considera inadequado e 25% consideram ter um razoável suporte.

A coleta de dados e as comparações feitas com os gráficos anterior, percebe-se um alto índice insatisfação no que tange a utilização e suporte do eSocial, o que pode está interligado a uma interface mal elaborada e um nível de exigências muito elevado para pouco suporte.

  1. O papel do gestor de RH na implantação do eSocial

O eSocial irá atingir e exigir mudanças de todos os setores de uma empresa, já que estão interligadas, porém o DP e o RH serão os mais impactados, visto que terão que está extremamente em dia com as leis trabalhistas, em que todos os processos devem seguir a risca os prazos para evitar multas. Isso prever modificações importantes na rotina operacional das empresas.“Com essas mudanças, as empresas precisam estar atentas e procurar se adaptar. O eSocial vai centralizar todos os dados, obrigando as empresas a manter informações corretas, consistentes, sem qualquer tipo de erro”(MASTERDOC, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (106.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com