TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps - Recrutamento e seleção

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.057 Palavras (13 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 13

Faculdade Anhanguera de Campinas Unidade 4

Av. Emília Estefanete Ceregati, Jd. Morumbi

Campinas – SP

Curso: Superior em Tecnologia de Recursos Humanos

ATPS – RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

ETAPA 1 E 2

Professora: Ana Paula

                                                       NOMES                                                        RA

Crislayne Silva Dias de Lima

Daiane Priscila Silva de Oliveira

Jamaica Kenia Ramos Raimundo

Nívia Cristina Santos Gabini

9911172309

8831391040

2916424796

1299100984

Campinas, 31 de Março de 2015

SUMÁRIO

  Descrição                                                                                                             Páginas

  • Introdução............................................................................................................03
  • Recrutamento: Fontes e Meios de se recrutar pessoas........................................04
  • Histórico da Empresa...................................................................................05 á 07
  • Recrutamento & Seleção como ferramenta de Gestão........................................08
  • Fontes de Recrutamento, Perfil Profissional e Entrevista de Seleção.................09
  • Informações pesquisadas Recrutamento e Seleção......................................10 á 11
  • Conclusão............................................................................................................12
  • Referências Bibliográficas...................................................................................13

INTRODUÇÃO

“Recrutamento” é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento.

As fontes de recrutamento podem vir de dentro da empresa ou de fora, neste caso, correspondendo à pesquisa no mercado de recursos humanos. Exemplos de fontes de recrutamento são: recomendação ou indicação de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; Sites Corporativos ou de Empregos; Escolas e Universidades; sindicatos e Associações de Classe; caçadores de talentos , consultorias na área de Recursos Humanos; banco de talentos das empresas; redes sociais profissionais na internet como Linke-in, vêm crescendo o uso de Redes  Sociais onde os profissionais se cadastram evidenciando suas experiências e qualificações e formam uma rede com outros profissionais do seu network. Nessas redes, os profissionais podem fazer recomendações em relação aos outros contando o que observaram quando trabalharam juntos.

Atualmente é inquestionável a importância que os recursos humanos assumem na organização e na consecução dos seus objetivos. Assim, a gestão dos recursos humanos assume-se como uma área de extrema importância de entre as quatro áreas principais do management – Gestão Financeira e de Contabilidade, Gestão da Produção, Gestão dos Mercados/Marketing e Gestão de Recursos Humanos.
A função de recursos humanos é constituída por uma série de atividades entre as quais assume um importante papel o recrutamento e seleção. Esta é uma atividade que permite à organização o restabelecimento dos meios humanos de que necessita e desta forma as carências sobre o quantitativo de recursos humanos que deverá existir na organização, assumindo assim um dos principais momentos da gestão dos recursos humanos.
O recrutamento e seleção embora constituam um processo contínuo são termos diferentes com fronteiras entre si. De um modo geral o recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função, enquanto que a seleção consiste na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível.

RECRUTAMENTO: FONTES E MEIOS DE SE RECRUTAR PESSOAS

Recrutamento e seleção, nada mais é que a captação de pessoas interna ou externa para o ambiente profissional de uma determinada organização.

A definição deste termo teve origem no exército, era uma citação muito usada para captar recrutas que posteriormente se tornavam soldados. Após alguns anos, esse modo de falar foi implantado em Recursos Humanos.

Este recurso busca a pessoa certa para o cargo certo, ou seja, é a filtragem de competências para resultados positivos e alcance de objetivos profissionais propostos pela empresa. A etapa de seleção baseia-se em um “processo seletivo” que recruta os candidatos mais adequados aos cargos com vagas em aberto, visando em manter e aumentar o desempenho e eficiência dentro do quadro de colaboradores da instituição.

 O recrutamento se inicia, no momento que se recebe a liberação da vaga, também conhecido como “solicitação de pessoal “. Após isto, o anuncio da vaga é extremamente importante, dar-se através de uma divulgação interna, externa ou misto.

Recrutamento Interno: Consiste em práticas empregadas à divulgação de vagas em aberto dentro das empresas, focando no mercado de mão de obra interna, através de comunicado formal ou semelhante, com o intuito de recrutar colaboradores de outros departamentos que tenham interesse em mudar de área. A vantagem de um recrutamento interno é o baixo custo de recursos para o processo de recrutamento.

Recrutamento Externo: É a forma de divulgação de vagas disponível para o mercado de mão de obra externo à organização, como por exemplo, anúncios em sites, revistas, jornais, agências de emprego, consultorias de RH entre outros. A vantagem consiste em sistema diversificado de perfis para proceder com a seleção de pessoal e produtividade na captação de pessoas. A desvantagem desta atribuição geralmente é o custo elevado e desmotivação dos colaboradores atuais.

 Recrutamento Misto: Baseia-se em divulgação das vagas para o mercado de ambiente interno e externo. As vantagens estão concentradas na flexibilidade e mudanças de cenários e vantagens estratégicas mencionadas nos dois tipos de recrutamento anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com