TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autodesenvolvimento Estratégias e Dinâmica Competitiva

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Estratégia e Dinâmica Competitiva

Aula-tema 05: Formulação de Estratégias para Unidades de Negócio

NOME

Claudinéia Alves dos Santos

RA

3708628541

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional de Rio Claro

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Estratégia e Dinâmica Competitiva

Aula-tema 05: Formulação de Estratégias para Unidades de Negócio

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Estratégia e Dinâmica Competitiva, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Ari Ferreira Junior).

Anhanguera Educacional de Rio Claro

2016

 Estratégia e Dinâmica Competitiva

        Introdução:

Para abrir a nossa microempresa, foi necessário, contratar um contador para que registrasse a firma. Montar um plano de negócio, descrevendo por escrito os objetivos que queríamos alcançar e quais seriam os seguintes passos que deveríamos tomar. Esta ferramenta nos ajudou a identificar e restringir os erros antes mesmo de cometê-los no mercado.

Decidimos também por qual forma jurídica iriamos optar. E optamos pela Sociedade Empresária Limitada, pois exerce profissionalmente atividade organizada para a produção e ou a circulação de bens ou serviços. Sendo assim é a reunião de um ou mais empresário, que seria o caso da nossa microempresa.

  1. Nome da Empresa

Gelo Max

1.2. Segmento de Atuação da Empresa

 O nome da empresa é “Gelo Max”, consiste em uma empresa que fabrica gelo, do ramo alimentício. Cuja sua localização é na Rua: Vicente Fernando Figueiredo nº1305Bairro Vila Ribeiro, Assis SP.

A missão: da empresa é produzir e comercializar, gelos. Fabricamos gelos em cubos, gelo em barra, gelo triturado e gelo seco. Procuramos atender festas, grandes eventos. Na conservação de produtos alimentícios, na indústria da pesca, produção de pães, indústrias químicas, concretagens, abatedouros, frigoríficos, e nos processos industriais em que se necessita uma rápida variação de temperatura. Atendemos padaria, Buffet, bares, restaurantes, supermercados, posto de gasolina e também para fins industriais.

A visão: de a empresa ser reconhecida a melhor empresa que fabrica gelo, onde fabricamos nossos produtos obedecendo todas as normas de higiene e limpeza, utilizando água pura de poço artesiano. A Qualidade da água utilizada na fabricação é monitorada através de análise semanal. O controle de nível de cloro e feito também internamente com acompanhamento de nossa responsável técnica.

 Para que a qualidade de nossos produtos não fique comprometida, fazemos a manutenção de nossos equipamentos periodicamente. Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios são feitas de acordo com o POP (Procedimento Operacional Padronizado) constante em nosso Manual de Boas Praticas de Fabricação, assim como todos os procedimentos que exigem a padronização.

  1. Quantidade de Funcionários da Empresa

O processo de fabricação de gelo é bem simples.

Equipamentos necessários para sua fábrica de gelo

Fabricador de gelo

Máquina eletrônica para fabricar gelo em cubo, com compressor 1 HP, gás frios, em aço inoxidável com um módulo e um depósito, de capacidade para 180 Kg por dia.

Freezer horizontal com capacidade para 560 l.

Seladora para sacos de polietileno com guilhotina de 400 mm.

Câmara Frigorífica.

Geladeiras.

Britador (para moer o gelo).

Funil.

Caixas Térmicas.

Prateleiras.

Material para escritório: arquivo, mesas, cadeiras, telefone/fax, computador, etc.

Uniformes, luvas, botas, etc.

Veículo com Baú térmico

Local e mão de obra necessária para sua fábrica de gelo

Local: o equipamento não ocupa muito espaço, por isso, um loja, um galpão ou um barracão de 80 metros quadrados é suficiente;

Mão de obra: não é preciso mão-de-obra qualificada. Dependendo do volume de produção previsto, serão necessários um ou dois operários para os serviços mais pesados, para produção de gelo e um motorista, caso os sócios assumam as atividades de administração e a assistência técnica seja feita por empresas especializadas. Todos os funcionários deverão estar adequadamente uniformizados com luvas e botas.

Lucratividade e risco de uma fábrica de gelo

O índice de lucratividade é elevado, de 20% a 30 % e o retorno do capital investido acontece em pouco mais de um ano, para compensar os gastos de instalação da fábrica de gelo, em torno de R$30 a R$50mil reais.

Com base nas afirmações apresentadas, é viável a abertura da fabrica de gelo.

  1. Organograma da Empresa

[pic 2]

        

  1. PASSOS PARA A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO DA EMPRESA

  1. Análise do Ambiente Competitivo

“BON GELO”

GELO AQUARIU’S

Nossos pontos fortes que a empresa tem é que os produtos são fabricados obedecendo todas as normas de higiene e limpeza, utilizando água pura de poço artesiano (Licença de Operação DAEE nº 324-10). A Qualidade da água utilizada na fabricação é monitorada através de análise semanal, e acompanhamento da ECOLAB, responsável pela cloração e relatório mensal de potabilidade. O controle de nível de cloro e feito também internamente com acompanhamento de nossa responsável técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com