TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Gestão por Processos

Por:   •  8/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

AVALIAÇÃO DO 1.º BIMESTRE

Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos

DISCIPLINA: Gestão por Processos

TURMA: 2º semestre

PROFESSORA: Mariana B. S. Marques

DATA:  22 a 28/09/2020

ALUNOS:

Gabrielle V. Silvério da Silva

Michelle Nascimento Silva

RA:

 

N° 739107

Nº 738104

Orientações:

• Coloque o nome completo e o RA de todos os integrantes do grupo. Importante: serão aceitos grupos com até seis integrantes.

• A avaliação consiste em dez questões, sendo cinco de múltipla escolha e cinco dissertativas. Cada questão vale um ponto.

• As respostas das questões dissertativas deverão ser redigidas neste mesmo arquivo. Questões dissertativas podem receber pontuação parcial.

• As respostas das questões de múltipla escolha deverão ser redigidas exclusivamente nos campos em branco da tabela a seguir:

Questão 1

Questão 3

Questão 5

Questão 7

Questão 9

C

D

Há apenas uma única alternativa correta. Logo, não há pontuação parcial para estas questões.

Importante: somente serão consideradas as respostas assinaladas na tabela acima. Marcações feitas diretamente nas questões serão desconsideradas para pontuação. Caso mais de uma resposta seja marcada por questão, a questão também será desconsiderada para pontuação.

• A avaliação deverá ser entregue por um único integrante do grupo até 28/09/2020, 23h59, exclusivamente para o e-mail da professora: mariana.marques@fsa.br.

• Entregas posteriores ao prazo acima citado, e/ ou feitas por grupos com mais de seis integrantes, e/ ou que contenham quaisquer formas de plágio implicarão em nota zero.

Boa avaliação!


1. Analise o seguinte caso:

Uma fábrica de chocolates finos, conhecida pela alta qualidade de seus produtos, passou a receber muitas reclamações sobre seu produto final. O Coordenador da área de Processos decidiu utilizar a metodologia dos Cinco Porquês com a sua equipe para analisar a situação.

A maior parte dos clientes que reclamam alega que o chocolate não está mais crocante como antigamente. Ao aplicar o método, a equipe de Gestão por Processos obteve este resultado:

1. Por que o chocolate não está crocante?

Porque o produto chega muito tarde ao cliente e perde as suas características originais de produção.

2. Por que o produto chega muito tarde ao cliente?

Porque a transportadora não consegue entregar em tempo hábil.

3. Por que a transportadora não entrega em tempo hábil?

Porque ela realiza apenas uma viagem por semana transportando uma quantidade muito grande de produtos.

4. Por que ela só realiza uma viagem por semana?

Porque a fábrica de chocolates identificou que entregando em apenas uma vez toda a sua produção semanal, os custos de transportes seriam reduzidos.

5. Por que ela decidiu reduzir custos de transporte?

Para aumentar o lucro.

Adaptado de: QUALIDADE TOTAL. Os 5 porquês (5-why) – análise da causa raiz. 2018. Disponível em: . Acesso em 22 ago. 2020.

Considerando somente as informações da análise acima, assinale na tabela da primeira página deste arquivo a alternativa correta.

a) É possível afirmar que a causa raiz do problema desta fábrica é a entrega, que ocorre uma única vez por semana.

b) A análise dos Cinco Porquês só poderia ter sido realizada pelo pessoal da equipe de Produção, já que a causa raiz do problema está na perda das características originais dos chocolates.

c) As ações corretivas a serem adotadas devem considerar como causa raiz o “aumento no lucro”, pois é importante que o lucro seja obtido sem reduzir a imagem de alta qualidade dos chocolates, pela qual a empresa é conhecida.

d) A análise feita deveria ter parado no terceiro porquê, pois os problemas da transportadora não são de conhecimento do Coordenador de Processos e sua equipe.

e) Com a resposta do quinto porquê, não se pode afirmar que a fábrica de chocolate tem um problema para resolver, já que a centralização semanal das entregas foi feita para aumentar os lucros da empresa.

2. Justifique a resposta dada para a questão 1. Faça isso em até 10 linhas, de forma objetiva.

R: De acordo com os 5 porquês o grande problema da empresa está em visar mais o lucro do que a satisfação dos clientes. Diminuindo a quantidade de entrega o produto chega até os clientes sem as características originais as quais que fazem com que a empresa seja reconhecida pela sua alta qualidade nos produtos.

A empresa tem sim que visar o lucro, mas pensando na qualidade de seus produtos e em seus clientes, pois a empresa só é reconhecida de tal maneira pela qualidade de seus produtos e se acabarem perdendo estas qualidades terá um prejuízo grande, porque perderá seus clientes.

 


3. Analise este Diagrama SIPOC sobre um processo de pagamento de Notas Fiscais:

[pic 2]

 

Adaptado de: VOITTO. Como fazer um diagrama SIPOC. 2018. Disponível em: . Acesso em 22 ago. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (246.3 Kb)   docx (142.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com