TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CADEIA DE SUPRIMENTOS – Supply Chain

Por:   •  9/3/2016  •  Artigo  •  5.322 Palavras (22 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 22

Nome do aluno:[pic 1][pic 2]

Ricardo Luís de Morais Mota

Faculdade Anhanguera de Taubaté

Ricardo170@gmail.com

Professor Tutor

Anhanguera Educacional Ltda

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

 

[pic 7]

CURSO: MBA EM LOGÍSTICA

CADEIA DE SUPRIMENTOS – Supply Chain

RESUMO

A realidade da empresa pesquisada foi objeto de estudo deste trabalho que tem como tema o Supply Chain Mamagement (SCM). A apresentação de uma proposta de melhoria, com base na articulação teórica e prática, implicou compreensão do contexto geral da empresa e  uma atividade rica para a formação profissional e acadêmica do estudante e auxilio técnico para a empresa. Tem-se na empresa uma cadeia de suprimentos bastante eficiente, na medida que suporta um gerenciamento de relação com os fornecedores, um gerenciamento de cadeia de suprimento interna e um gerenciamento da relação com os clientes. Por outro lado, pode-se sempre melhorar o modo de fazer negócios, além de ser necessário num mundo competitivo. Portanto, o presente trabalho auxilia nessa intenção.  

Palavras-Chave: Fornecedores. Clientes. SCM.

ABSTRACT

The reality of the company searched was object of study of this work which has as its theme the Supply Chain Management (SCM). The presentation of a proposal for improvement, based on theoretical and practical articulation, meant understanding the general context of the company and a rich activity for student and academic training and technical assistance for the company. The company has a very efficient supply chain, to the extent that supports a supplier relationship management, supply chain management and relationship management with customers. On the other hand, one can always improve the way of doing business, as well as being necessary in a competitive world. Therefore, this work assists in this intention.

Keywords: Suppliers. Customers. SCM.


  1. INTRODUÇÃO

Este artigo trata do Supply Chain Management de uma empresa na perspectiva dos ganhos por meio de um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimento, num mercado cada vez mais globalizado e virtual.

O problema da pesquisa é: o SCM está conseguindo impulsionar e ser o diferencial competitivo dentro da operação de produção e distribuição da empresa?

Parte-se da premissa de que o Supply Chain Management (SCM), ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, é a evolução natural dos processos Logísticos eficientes, racionais e necessários hoje para manter qualquer empresa competitiva no mercado, seja ela de que ramo for. Para a empresa que distribuem seus produtos no varejo, em que a concorrência é cada dia mais acirrada e competitiva, a eficiência Logística é um diferencial com grande destaque no negócio.

Os objetivo geral é estudar e compreender o Supply Chain Management da empresa e como ele gera valor ao negócio e impulsiona suas estratégias de crescimento e expansão.

São objetivos específicos: revisar literatura sobre o tema; Caracterizar a empresa em estudo; Analisar o ambiente interno da empresa em estudo quanto ao SCM; Identificar as características do SCM da empresa; Articular teoria e prática; Discutir sobre o SCM da empresa; Propor melhorias relevantes.

No presente projeto, além da pesquisa de revisão de literatura, será aplicada entrevista com uma pessoa da cadeia de comanda da empresa em estudo, bem como pesquisa em documentos disponibilizados pela mesma.

Existem diferentes métodos que se pode usar para investigar um problema por meio de pesquisa, de modo que a metodologia serve para deixar claro as razões do porquê da escolha de instrumentos  e procedimentos afirmam Laville e Dionne (2005).  

A empresa  objeto de estudo tem capacidade para produzir 600 milhões de litros por mês, considerando seus principais produtos.

A empresa atende o mercado de atacado e varejo por meio uma logística eficaz e integrada num sistema SCM, para que a satisfação do cliente final seja sempre atendida.

Supply Chain Management (SCM), ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, é a evolução natural dos processos Logísticos eficientes, racionais e necessários hoje para manter qualquer empresa competitiva no mercado, seja ela de que ramo for. Para uma empresa de bebidas, em que a concorrência é cada dia mais acirrada e competitiva, a eficiência Logística é um diferencial com grande destaque no negócio.

Um objetivo básico na SCM é maximizar e tornar realidade as potenciais sinergias entre as partes da cadeia produtiva, de forma a atender o consumidor final mais eficientemente, tanto através da redução dos custos, como através da adição de mais valor aos produtos finais (BOWERSOX; CLOSS; COOPER, 2006).

O projeto na empresa, ao oferecer contribuição teórica e prática para compreender o contexto geral da empresa, identificar a sua realidade, diagnosticar e sugerir intervenções, consiste numa atividade rica para a formação profissional e acadêmica do estudante e auxilio técnico para a empresa, quanto a possíveis projetos de melhoria, considerando a dinâmica do mercado atual.

  1. GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

O Supply Chain Management – SCM, ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, é a combinação da arte e da ciência em direção à melhoria da maneira pela qual uma empresa encontra as matérias-primas que necessita para fazer um produto ou executar serviço e entregá-lo ao consumidor (NOVAES, 2006).  

Para Ching (2006), são objetivos do SCM, dentre outros, reduzir tempos dos ciclos (entrada de pedidos, planejamento da produção, aquisição, produção, distribuição, financeiro); assegurar datas de entrega (técnicas de estoques, planejamento, compras, produção, qualidade, logística); reduzir custos e aumentar lucros (análise, padronização, racionalização, melhorias); reduzir estoques e lotes (produção enxuta e estoque de segurança), fortalecer parcerias com fornecedores e clientes (parceria, compartilhamento, ética, estabilidade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)   pdf (497.6 Kb)   docx (892.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com