TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Renata

O PROCESSO DE MUDANÇA NA CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA CLINICA CHECKUP CAMPINAS

CAMPINAS

2016

RENATA

[pic 2]

O PROCESSO DE MUDANÇA NA CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA CLINICA CHECKUP CAMPINAS

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Faculdade Anhanguera.
Orientador: Anderson


CAMPINAS

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

        1.1 PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

7.        REFERÊNCIAS        

APÊNDICE        

ANEXO        

        


  1. INTRODUÇÃO

O projeto a ser desenvolvido tem como objeto de estudo a atual situação da cultura organizacional da empresa, e também a questão do comportamento dos colaboradores que lá trabalham.

A empresa que é o foco de estudo é o Instituto Waldemar Rocha de Clínica Médica LTDA, cujo o nome fantasia é Clinica Checkup Campinas, que será o nome utilizado no decorrer deste projeto.

A empresa tem como foco o atendimento médico, como o próprio nome deixa claro, sendo que o mesmo possui atualmente 9funcionários efetivos, sendo 1 médico chefe, 2 médicos auxiliares (responsáveis pela parte de exames) e 6 atendentes, além disto a ainda 10 médicos que locam salas no local para atendimento e acabam por assim fazer uso dos funcionários efetivos da empresa.

A empresa trabalha basicamente com três serviços, sendo o foco principal a realização de Check-up Corporativo, principalmente em gestores de empresa, o segundo serviço oferecido pela empresa é a realização de exames médicos para convênios e o terceiro serviço e a locação de espaço para médicos realizaram atendimentos. A questão a ser abordada e desenvolvida neste projeto tem como princípio o ambiente da empresa e o comportamento dos funcionários efetivos da empresa.

Assim sendo o objetivo deste projeto é criar um modelo de comportamento dos funcionários e ainda implementar uma mudança na cultura da empresa, afim de que a mesma aumente a qualidade do serviço prestado, não só para os clientes externos, pacientes, como para os clientes internos, médicos e demais funcionários, sendo que esta padronização tem como princípio ainda uma melhora no ambiente de trabalho e uma melhora na qualidade do serviço oferecido. E assim aumentar sua lucratividade e seu reconhecimento no mercado que está inserido.

  1. PROBLEMA

Como já foi dito o problema a ser desenvolvido envolve a questão da cultura da empresa e ainda o comportamento dos funcionários.

O objetivo é propor alterações na cultura da empresa e seus procedimentos, afim de aumentar sua eficiência e a qualidade do serviço prestado, além disto a ainda a questão do comportamento dos funcionários, que será abordada afim de que os mesmos se enquadrem no novo ambiente a ser criando, o que irá acarretar um melhor desenvolvimento pessoal dos envolvidos, além de aumentar a qualidade do serviço oferecido pela empresa.

O foco é comparar a situação atual e propor mudanças na cultura da empresa afim de melhor a forma com gerencia a questão de documentos de funcionários, o sistema de gestão de agendas, a informatização da empresa que ainda faz uso, na maior parte do tempo, de agendas de papel e arquivos impressos, e sugerir uma mudança afim de agilizar e melhor o controle deste material.


  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Como já dito anteriormente o foco central se baseia na mudança da cultura da empresa, como pode ser feita está mudança e quais benefícios estas mudanças iram trazer para a empresa e seus colaboradores.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Além deste objetivo principal será ainda abordado alguns pontos que se relacionam ao comportamento dos colaboradores:

  • A questão envolvendo o comportamento dos funcionários e que será analisada ao longo do trabalho tem relação com o acumulo de função, a falta de motivação dos colaboradores, a acomodação dos mesmos;
  • Será abordado a questão do         processo de informatização da empresa, afim de facilitar e ainda aumentar o controle e processos da empresa;
  • Além da criação de um modelo de cargos e funções para que não ocorra um acumulo de função sobre alguns funcionários enquanto outros tem uma jornada de trabalho mais tranqüila e com menos cobrança.


  1. JUSTIFICATIVA

A importância para que está sendo realizado este trabalho é para simplesmente trabalhar com pontos em que tenha mudanças significativas da empresa, por ser uma empresa de anos no mercado ela ainda trabalha com seu processo antigo, queremos abordar pontos e apresentar grandes melhorias.

No mercado atual, existem muitas empresas em que são resistentes há  mudanças organizacionais, elas precisam se conscientizar que eles têm que se adaptarem conformes novos negócios entram no mercado. Outro ponto a ser abordado é de que não existe mais cargo em que colaboradores simplesmente realizem todo trabalho dentro da empresa, cada funcionário é contratado conforme sua função que será realizada dentro de sua experiência ou conforme o que ela terá que começar a trabalhar, um exemplo seria contratação de estagiários que estão começando no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (200.3 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com