TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS DE EMBALAGENS PARA AEROSOL

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.830 Palavras (12 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 12

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

GISELI SOUSA DE LUNA

COMO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS DE EMBALAGENS PARA AEROSOL

ITUPEVA - SP

2018

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

GISELI SOUSA DE LUNA

COMO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS DE EMBALAGENS PARA AEROSOL

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

ITUPEVA - SP

2018

COMO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS DE EMBALAGENS PARA AEROSOL

RESUMO

O objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta de estruturação do programa de governança corporativa em uma empresa do seguimento de embalagens de aerossol, baseando-se nos requisitos das normas ABNT ISO 37.001:2017 e a Lei 12.846/2013. Para o levantamento de dados que compõem este estudo de caso, foi necessário a aplicação de uma auditoria de diagnóstico aplicada no Sistema de Gestão da Qualidade atual, foi possível identificar os pontos que não são atendidos pelos requisitos da nova e da legislação citadas. Identificando as forças, fraquezas, riscos e ameaças da empresa EXAL Brasil em estruturar o seu atual Sistema de Gestão da Qualidade com a implantação do programa de governança corporativa, destacando-se no mercado de embalagens de alumínio para aerossol, por ser a pioneira neste programa.

PALAVRAS-CHAVE: Governança Corporativa, Embalagens Aerossol, Leis

Introdução

A produção de embalagens de alumínio é um ferramental importante no atendimento das necessidades de alimentação, saúde, conveniência, cosmética, dispondo e protegendo produtos frágeis, perecíveis, independentemente de seu valor agregado, possibilitando agilidade e conforto aos consumidores.

Com um mercado competitivo, a embalagem de alumínio é uma opção estratégica e competitiva no que diz respeito a envase, distribuição e venda, reduzindo desperdícios, protegendo ou aumentando o tempo de vida do produto.

Quando se toma a decisão de investir em uma embalagem de alumínio observa-se um ganho na cadeira produtiva, distribuição, venda e consumo.

Na indústria a embalagem favorece a centralização de polos produtivos, a eficiência produtiva, de armazenamento, distribuição, identificação e rastreabilidade.

A embalagem é um componente obrigatório e decisivo para o sucesso comercial de praticamente todos os produtos. Mas mais do que isso, é uma ferramenta que viabiliza o atendimento da população global para a sua alimentação, saúde e bem-estar.

Mundialmente a embalagem movimenta mais de US$ 500 bilhões, representando, dentre 1% e 2,5% do PIB de cada país. No Brasil, esta movimenta atualmente, R$ 47 bilhões e gera mais de 200 mil postos de empregos diretos e formais.

Para a EXAL Brasil, seu principal objetivo no seguimento de embalagens de alumínio é se tornar referência de mercado em níveis de qualidade, custo, preço, priorizando a satisfação de seus clientes, oferecendo opções diferenciadas nos seguimentos cosméticos, farmacêuticos e alimentício.

Buscando atender a estratégia de liderança de mercado e o nível de excelência operacional na fabricação de embalagens Premium de alumínio, observou-se a necessidade.

O trabalho utilizou como metodologia de aplicação a pesquisa exploratória, no qual se pretendeu discorrer sobre o histórico da empresa, caracterização, estrutura organizacional, produção, principais produtos e mercados, estrutura e projetos existentes na empresa, principais concorrentes e a aplicação dos requisitos normativos determinados na ABNT ISO 37.001:2017 e a Lei 12.846/2013.

Desenvolvimento

COMO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS DE EMBALAGENS DE ALUMINIO AEROSSOL.

HISTÓRICO DA EXAL.

O grupo EXAL é o maior fabricante de embalagens de alumínio em extrusão por impacto. Foi fundado em Youngstown, Ohio, em 1993, e em quatro anos expandiu suas operações para a América Latina, iniciando na Argentina com uma moderna fábrica de latas de alumínio.

Em 2002, também na Argentina, a EXAL adquiriu uma fábrica de envase, passando então a oferecer aos clientes a solução completa para embalar e envasar seus produtos. Aqui no Brasil, em 2013, foi estruturada mais uma planta, na cidade de Itupeva, interior de são Paulo. Foi inaugurada em 2014 apoiando muitas marcas locais e também clientes globais que atuam no Brasil.

Iniciou sua produção com apenas uma linha e, atualmente, encontra-se operando com cinco linhas de última geração, pulando de uma produção de 80 milhões de latas/ano para 320 milhões.

A EXAL vai além agindo com responsabilidade ambiental, social e regulatórias, permanecendo em constante transformação de métodos e processos, para garantir toda essa performance com o mínimo impacto ao meio ambiente, sociedade, entre outros.

A EXAL Brasil possui uma capacidade de produção de 320 milhões de embalagens de alumínio por ano, resultado de melhorias continuas realizadas nos processos produtivos e na cadeia de fornecimento de insumos, atuando nos principais detratores de desperdícios, eliminando-os para aumentar sua produtividade e capacidade produtiva.

Possui um sistema de qualidade assegurada implementado baseado nos requisitos da norma ISO 22.716 que tem como principal escopo as boas práticas de fabricação dos processos, elevando os níveis de qualidade, produtividade dos processos operacionais.

Como ferramenta para acompanhamento da qualidade, em todas as fases da produção é adotado o sistema de CEP - Controle Estatístico de Processo, que reúne dados para que a qualidade seja acompanhada.

Os problemas são detectados e resolvidos ainda durante o processo produtivo. Estas medidas preventivas acrescentam benefícios ao produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com