TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  1/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.853 Palavras (16 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 16

Comportamento do Consumidor: Um estudo exploratório

no Hospital das Clínicas

Lucas Ricardo da Silva Rodrigues1

Waldélia Lima de Figueiredo 2

Erika Gonçalves Santos Keiroga de Deus 3

RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo verificar a congruência entre os construtos atitude, emoção, confiança e qualidade percebida com pacientes portadores de deficiência auditiva. Através dessa análise a empresa poderá identificar seus fatores de sucesso e de menor sucesso. Podendo obter informações que podem dimensionar o trabalho sempre para melhor. tem natureza qualitativa, com abordagem exploratória. A unidade de análise foi o Hospital das Clínicas em Belo Horizonte MG. Como procedimentos de coletas de dados, a pesquisa contou com duas fases: elaboração e aplicação dos instrumentos de coletas de dados. Nas entrevistas semi-estruturadas desenvolvidas na pesquisa e apresentadas neste artigo. Este trabalho teve como fonte vinte pacientes auditivos e seus respectivos acompanhantes e oito funcionários.

Palavras-chave: atitude, emoção, qualidade percebida e confiança.

INTRODUÇÃO

Empresas enfrentam hoje mercados competitivos e globalizados, portanto buscam constantemente alternativas e estratégias para diferenciar seus produtos e serviços agregando valores que possam ser percebidos pelos seus clientes.

Stern e Dietz (1994) enfatizam que a orientação de valores pode afetar as crenças e atitudes dos indivíduos e, consequentemente, deve culminar em mudança  comportamental.

Negligenciar a inserção de construtos em determinadas segmentações de negócio é limitar o processo do sucesso e do reconhecimento de mercado.  Como exemplo pode-se citar a área da saúde onde construtos são altamente vinculados, o lado relação humana na maioria das vezes sobrepõem aos mecanismos tecnológicos que são de extrema relevância à vida do paciente.

Segundo Kotler e Armstrong (2003) “valor de consumo” é a diferença entre o “valor para o cliente” e o “custo para o cliente”. Ao dar preferência por dado produto e serviço, o consumidor está sacrificando outros fatores que para ele são relevantes, ou seja, toda decisão tem seus pontos fortes e fracos.

O presente estudo discorreu sobre o comportamento do consumidor e a qualidade do serviço num segmento que exige em grande potencial os constructos atitudes, emoção, confiança e qualidade percebida. Para tal análise realizou-se uma pesquisa exploratória com pacientes portadores de deficiência auditiva (seus respectivos acompanhantes) e funcionários do Hospital das Clinicas (HC) em Belo Horizonte/MG.

PROBLEMA

O presente estudo tem por objetivo analisar o comportamento do consumidor, pacientes auditivos, verificando a relação dos construtos atitude, emoção, confiança e qualidade percebida como atributos da satisfação e do comprometimento do cliente com os serviços oferecidos, contribuindo assim para a que as empresas possam identificar suas potencialidades e também fragilidades, adotando um posicionamento orientado para o cliente.

 

Qual a relação entre os construtos, atitude, emoção, confiança e qualidade percebida, na análise do comportamento do consumidor portador de  deficiência auditiva que busca um tratamento especializado na área da saúde.

OBJETIVO:

Verificar a relação entre os constructos atitude, emoção, confiança e qualidade percebida, no comportamento do consumidor que busca um tratamento para deficiência auditiva e lhe dê suporte à sua nova adaptação no âmbito social.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a importância do fortalecimento de estudos sobre o comportamento do consumidor, para que uma empresa se posicione estrategicamente, faz-se necessário uma verificação de construtos e variáveis que realmente influenciem a satisfação e comprometimento do cliente com a empresa.

O presente trabalho utiliza o estudo dos construtos destacados e sua variáveis analisando sua influência no desenvolvimento e no comportamento do consumidor. A resposta ao problema de pesquisa busca contribuições teóricas e práticas. Há três principais razões que justificam a escolha do tema deste projeto: (a) lacunas teóricas; (b) envolvimento pessoal; (c) implicações práticas.

Já foram desenvolvidos vários estudos acadêmicos no Brasil sobre essa temática, tratando tanto da visão das empresas, quanto da visão e da sensibilidade dos consumidores, mas ainda continuam existindo lacunas de pesquisas. Portanto, vale ressaltar a importância de fortalecer as análises tanto através de metodologia qualitativa quanto quantitativa, levando-se em consideração o cenário de alta competitividade no qual as empresas estão inseridas.

Para contribuir com as publicações nesta área, este estudo se propõe a explorar essas lacunas a serem pesquisadas através da metodologia qualitativa focando a área da saúde pública. No âmbito pessoal, o projeto nasceu do interesse tanto do orientador como do aluno pelo estudo das teorias de marketing, incluindo o âmbito do comportamento do consumidor e marketing de serviços, os quais serão amplamente abordados no decorrer do trabalho.

O entendimento desses construtos – atitudes, emoção, confiança e qualidade percebida, como fatores influenciadores e, em alguns casos, determinantes para o comportamento do consumidor podem ser úteis: No direcionamento de estratégias organizacionais, em relação ao que tange seus hábitos de consumo e/ou na gestão de empresas, principalmente em decisões de campanhas de marketing para fortalecimento do comprometimento do cliente com a empresa.

Portanto, o desenvolvimento de um estudo dessa natureza, possibilita uma compreensão acerca deste fenômeno: atitudes/emoção/confiança/qualidade percebida, como colaboradores diretos do comportamento do consumidor, uma vez que se percebe a necessidade de fortalecimento de produção científica nesta área e como são atributos correlacionados a postura estratégica a ser adotada por uma empresa.

REFERENCIAL TEÓRICO

Comportamento do cliente

Para SHETTH et al. (2001), o comportamento do cliente pode ser entendido como sendo as atividades físicas e mentais realizadas, que resultam em decisões e ações, como comprar e utilizar produtos e serviços e também pagar por eles. O fato pelo qual os clientes optam por um serviço em lugar de outro, é simples: acreditam que obterão melhor valor no escolhido do que poderiam esperar da alternativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (200.6 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com