TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo Brasileiro

Por:   •  27/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4 

2.1 Setor de políticas de emprego............................................................................4

2.2 Setor de políticas de remuneração.....................................................................5

2.3-Setor de Qualidade de Vida no Trabalho...........................................................5

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 6

3.1 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................7

4 REFERENCIAS.........................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

A chamada responsabilidade social empresarial se intensifica no Brasil e, em todo o mundo, no final dos anos oitenta do século XX.  Essa modalidade é provinda do conjunto de transformações enfrentadas por empresas com o processo de reestruturação produtiva, como uma ofensiva do capital, as por empresas com o processo de reestruturação produtiva, como uma ofensiva do capital, o compreendido na produção, que atinge o mundo do trabalho, em sua dimensão tanto objetivo, como subjetiva.

Marx (1988) defende que o trabalhador é vetado de usar o tempo livre para as suas necessidades qualitativas, tais como o descanso, a dedicação à arte, à ciência, à filosofia, e impelido há utilizar esse tempo para satisfazer os caprichos das companhias, como forma de ganhar “confiabilidade” e permanência na fábrica. A prática de iniciativas de responsabilidade social é sustentada pela exploração da força de trabalho dos funcionários das organizações empresariais, interpelados, na atualidade. Todos têm particularidades, ideias, emoções e atitudes personalíssimas, que ao mesmo tempo causam e recebem influência de um meio físico, social e cultural. 

Segundo (Cunha, 2007) a responsabilidade social empresarial, compreende-se que configura uma estratégia na base do movimento da atual reestruturação capitalista, enquanto artifício na composição de novas relações entre capital e trabalho, constituindo um recurso empreendido na captura da subjetividade operária.

Humanizar as relações do trabalho nas empresas é uma exigência constitucional e de toda a ordem jurídica, tanto no plano nacional quanto internacional. E este deve ser o compromisso das empresas. O controle da subjetividade no processo da produção capitalista é a preocupação essencial do atual modelo de produção e de trabalho toyotista.

2. DESENVOLVIMENTO

O Capitalismo é um novo pressuposto que tem a intenção de agregar novos valores ao atual modelo de sistema social brasileiro, como opção de alternativa financeira para as empresas e para oferecer maior suporte ao grupo da população carente. É possível perceber empresas com alguma preocupação social e que já desenvolvem programas sociais.

Segundo Froes (2001, p. 88-89) com a implantação de projetos sociais externos e ações sociais voltadas para a comunidade, causar resultados na imagem consolidada da empresa, além de desenvolver nos empregados novas competências, com base na elevação da sua autoestima e do seu orgulho em particular de uma empresa que exerce fortemente a responsabilidade social.

De maneira simplificada, é possível dar o pontapé inicial exercitando-se a responsabilidade social externa ou internamente na empresa, por ações sociais voltadas para a comunidade e consumidores em geral ou para seus empregados, gestores e acionistas. Ao passo que, com o foco na responsabilidade social interna, a empresa desenvolve ações sociais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no trabalho e obter ganhos de produtividade com uma equipe motivada, comprometida ao alcance dos resultados almejados, o que faz surgir uma nova cultura empresarial, centrada na valorização das ações sociais externas e na prática do funcionário, empregado e colaborador.

 (MELO NETO; FROES, 2001, p. 109). Com o público interno socialmente responsável, este grupo acaba por se situar melhor dentro do organismo laborativo, ficando mais satisfeitos com o trabalho que desempenham. A empresa além de difundir práticas sociais, geradoras de benefícios a todos ao seu redor, valoriza o trabalho de seus funcionários, que contentes, causam menos problemas e prejuízos à organização.

Os parceiros da empresa (stakeholders) internos possuem basicamente sempre as mesmas demandas, como salários justos, segurança no emprego, reconhecimento pelo trabalho desempenhado, realização pessoal e condições de trabalho, conforme tabelas exemplificam:

  1. - Setor de políticas de emprego

∙ Seleção e admissão

 ∙ Carreira

∙ Reciclagem de trabalhadores

 ∙ Treinamento

∙ Criação de oportunidades

2.2 -Setor de políticas de remuneração

 ∙ Salários

∙ Benefícios e incentivos

 ∙ Participação nos lucros

2.3-Setor de Qualidade de Vida no Trabalho

∙ Segurança e higiene do trabalho

∙ Saúde dos trabalhadores (inclusive lazer)

 ∙ Moradia e acesso ao trabalho

∙ Deslocamento e transferência

∙ Participação na vida da empresa

∙ Trabalho significativo (job-enrichment)                 

               

                O estudo auxilia para a construção de cenário e correlação com variáveis como dimensão organizacional, ambiente de trabalho e circunstância de gestão de pessoas. Basta olharmos a relação das 500 maiores da revista Fortune e as melhores empresas para se trabalhar, publicado pela revista Exame publicada na 17ª edição (09/09/2013) para observar a dinâmica e caracterizando a organização e  empresas que esbanjam felicidade no trabalho e a prática de ações sociais internas, dando um resultado percebidos, de funcionários se desdobram com o maior comprometimento, aumento de motivação, produtividade dos funcionários e a melhoria na imagem institucional da empresa e alcançam resultados satisfatório: Elektro; Siderurgia; Embraer; Gerdau; Unimed; Volvo; e Eletronorte. para a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com