TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carreiras e competencias

Por:   •  8/11/2016  •  Monografia  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

Carreiras e Competências em Gerenciamento de Projeto

A primeira causa de problemas em projetos é a carência de gerentes de projetos qualificados. No passado eram poucos gerentes de projetos capacitados, não havia treinamento específico. Atualmente isso já mudou, existem inúmeros programas acadêmicos. Hoje a questão é de ordem organizacional devido ao desconhecimento do papel a ser assumido.

A segunda causa de problemas é a definição precária de papéis – como um todo, mas especialmente para um gerente de projetos --, o que leva profissionais qualificados ao fracasso por exigirem deles o cumprimento de um excesso de atividades e o domínio de todo e qualquer conhecimento necessário ao projeto.

O QUE FAZ UM GERENTE DE PROJETOS?

 O desafio é integrar duas competências:

A arte do gerenciamento de projetos – comunicações efetivas, confiança, valores, integridade, relação com cliente, gerenciamento de mudança.

A ciência do gerenciamento de projetos – Planos, WBS, Gráfico de Gantt, CPM/Diagrama de precedência, valor agregado, gerenciamento de riscos, estimativa e nivelamento de recursos.

A profissão se desenvolveu primeiramente com foco em planejamento e controle --- uma ênfase na ciência. Esse tipo nós chamamos de estilo “ tradicional ” ou “ clássico ” do gerenciamento de projetos.

Atualmente o gerenciamento de projeto está sendo usado em quase todas as indústrias e é transversal a todas as funções, este papel exige um arsenal amplo de habilidades, especialmente “ soft ” ou habilidade interpessoal.

O QUE FAZ UM BOM GERENTE DE PROJETO?

Lista de Habilidades, competências e caraterísticas que forma comuns entre todas as  fontes  de consulta:

  • Técnico/Especialista na Indústria

Um gerente normalmente tem uma formação em alguma especialidade técnica, esta não deve ser muito distante da engenharia ou ciência da computação, mas poderia ser também em marketing ou assistência (saúde, trabalho social, educação, leis).

  • Habilidades Interpessoais / Habilidade em Gestão de Negócios

O novo gerenciamento de projeto coloca o foco na liderança e comunicação do que num conjunto de ferramentas técnicas e advoga em favor do uso do escritório de gerenciamento de projeto para mudar a cultura organizacional para uma direção mal orientada a projeto.

IDENTIFICANDO E AVALIANDO COMPETÊNCIAS

Para se concentrar nas competências que o gerente de projeto deve construir e aperfeiçoar para ter o  melhor de si, primeiro precisamos identificar quais são suas necessidades de melhorias. A competência pode ser descrita de diferentes modos, mas existem 4 dimensões que parecem ser universalmente conhecidas:

Conhecimento: Conhecimentos sobre disciplinas selecionadas por eles, como engenharia, marketing, sistemas de informação, etc., ou outras disciplinas que podem vir a ser usadas na indústria em que eles trabalham como leis regulatórias, avanços tecnológicos e sobre negócios ( finanças, relacionamento pessoal e planejamento estratégico )

Habilidades: As habilidades falham em alguma destas três áreas:

  1. Especialidade no tema da matéria (engenharia, marketing e sistema de informação);
  2. As Habilidades do gerenciamento de projeto relacionadas a planejamento e controle;
  3. Habilidades pessoais/humanas ( poder de influência, habilidade em negociação, comunicação, facilitador, mentor e coaching ).

Características Pessoais: Entusiasmo, integridade profissional, moral, determinação e comprometimento são intangíveis, para ter foco em alguns desses pontos é preciso:

  1. Honestidade. As atribuições do papel do gerente de projeto são modelos genéricos, preconcebidos e devem ser conduzidos de maneira própria e com ética para que a equipe de projeto possa ter senso de confidência, orgulho, lealdade e confiança.
  2. Ambição. Alcançar a orientação, motivação do suor do trabalho, compreender o foco na excelência, entre outras são características desejáveis num gerente de projeto.
  3. Confidência. Os gerentes de projeto superiores são confidentes em suas decisões, proativos ao invés de reativos e assumem propriedade de suas ações e quaisquer consequências.

Experiência: Quando o conhecimento pode ser aplicado na prática, e suas habilidades são polidas, a experiência está ganha.

OS MODELOS DE COMPETENCIA PARA GERENCIAMENTO DE PROJETO

O primeiro passo em direção à gestão baseada em competência é entender o s padrões que são repetidos pelo empregado mais efetivo, seu conhecimento, habilidade e comportamento – em outras palavras, competências que permitem a eles ter um alto desempenho, Um modelo de competência compreende uma lista de diferentes competências para cada papel ou família de tarefa, com a definição de cada competência e o indicador de comportamento descrevem como a competência pode leva ao alto desempenho.

O sistema de avaliação de competências PMCAP tem três componentes como outros sistemas: um teste multiníveis de conhecimento, uma avaliação para personalidade e cognitiva e um survey de revisão para avaliar o desempenho do gerente de projeto no local de trabalho. Estes três instrumentos endereçam três aspectos de competência:

Conhecimento: A ferramenta de Avaliação de Conhecimento testa o conhecimento de trabalho do candidato, conceitos e práticas da profissão com questões baseadas no PMBOK do PMI, e no padrão ISO. Esta informação é usada para desenvolver um programa de treinamento desenhado exclusivamente para encontrar as necessidades da empresa

Avaliação Comportamental: A avaliação é feita no local de trabalho requer o uso de um a ferramenta de multiavaliação (avaliação 360°), esta serve como calibrador para determinar quais comportamentos demostram potencial de crescimento.

Potencial: Potencial de execução do papel de gerente de projeto é avaliado através de uma série de questões que testam sua habilidade em resolver problemas, lidar com situação de stress, saber ser flexível, negociar, tratar com as políticas corporativas, gerenciar seu tempo pessoal e gerenciar conflito.

COMPETENCIAS DO GERENTE DE PROJETO

Liderança: caracterizada pelo censo de posse/propriedade/responsabilidade e senso de missão, perspectiva de longo prazo, assertividade, orientação gerencial e administrativa

Comunicação: necessário habilidade em ambos meios de comunicação, escrita e oral, como também habilidade em escutar e o mais importante saber usar bem estas ferramentas. Um gerente de projeto habilidoso sabe quando alar, quando escutar e como resolver assuntos e conflitos de maneira calma e profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com