TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DOS ARTIGOS : RETENÇÃO DE TALENTOS, GESTÃO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO AVANÇADA DE CARREIRA

Por:   •  4/11/2018  •  Resenha  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

CÂMPUS JACAREÍ

RESENHA DOS ARTIGOS DISCUTIDOS EM SALA: RETENÇÃO DE TALENTOS, GESTÃO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO AVANÇADA DE CARREIRA

GUILHERME PAIXÃO

JACAREÍ

2018

Texto 1 – Como fisgar a geração Z

As mudanças de geração estão realmente ocorrendo em ritmo acelerado. O mercado mal processou o perfil da geração Y, ou os famosos millenials, e já precisa começar a se preparar para os próximos consumidores, a geração Z, aqueles nascidos entre 1995 e 2009. Como a geração Z se tornará cada vez mais influente, as empresas precisam estar preparadas e torná-los parte de sua estratégia de negócios.

A geração Z é a mais diversa democraticamente, adaptável, aberta e socialmente responsável. Tem o discurso de "tornar o mundo um lugar melhor". Para ganhar respeito e lealdade desse grupo, as marcas precisam mostrar seus compromissos e criar um modelo de negócio baseado na sustentabilidade, igualdade e aceitação.

Com isso o artigo discutido em sala, aponta nas mudanças que empresas tem feito para conquistar esses talentos para o seu capital humano, uma vez que os motivos das gerações anteriores eram atraídos, como: remuneração e status já não funcionam com está nova geração. Eles buscam acima de tudo a qualidade de vida, então a empresa deve oferecer todos os fatores para isso e mostrar logo de cara que proporcionara aos novos talentos.

As empresas também possuem uma grande dificuldade na seleção e recrutamento destes talentos, isso fez com que o setor respectivo das empresas inovasse para que o processo seletivo se tornasse mais atraente aos olhos do “futuro” daquela organização. Foram criados dinâmicas com jogos, smartphones e todas as tecnologias que está geração está acostumada a usar.

Texto 2 - O que diferencia CEOs bem-sucedidos

O texto aborda o ideal do CEO de sucesso, que as empresas colocam em sua seleção o perfil que deverá ser seguido e o da cabeça das pessoas: branco, carismático, 1,85 metro de altura, formado por uma prestigiosa universidade, visionário no campo da estratégia, dono de uma trajetória que aparentemente o conduziu direto para o topo da carreira e capaz de tomar decisões primorosas sob pressão. Mas isso foi provado na prática que a maioria não se encaixa nesse perfil.

As empresas estão muito mais preocupadas com o que o candidato aparenta para assumir aquela posição, já que muitos tem um ponto em comum no perfil ou na carreira, do que realmente em suas capacidades de produção e de liderança e as pessoas quando estão buscando esse cargo começam a tomar algumas atitudes deliberadamente.

As atitudes parecem enganosamente simples. Mas o importante é praticá-las com persistência insana, o que, segundo nossa pesquisa, é o grande desafio de muitos líderes, são elas: Decidir com rapidez e convicção, conquistar para causar impacto, adaptar-se proativamente, transmitir confiança. Isto são apenas atitudes importantes, mas as 4 podem não estão juntas ou interligadas.

Não existe uma mistura perfeita que funciona para tudo e em qualquer lugar. A liderança de sucesso não é um posto de características inalteráveis ou de pedigree inatingível e não há nada de exótico nos ingredientes mais importantes.

Texto 3 – Nadando com tubarões

Trabalhar com alguém competitivo pode ser um martírio ou um aprendizado, cabe a você escolher. Em vez de rechaçar a pessoa, será que não vale a pena investir em uma aproximação? É possível que, assim, todo mundo saia ganhando. As organizações devem manter um bom clima de competição com regras claras, como meritocracia e plano de carreira. Ser transparente na forma como acontecerá uma promoção ou a conquista de um bônus, por exemplo, é fundamental para que não haja conflitos entre funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com