TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Nestlé - Estratégia e Sustentabilidade em Organizações

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Estratégia e Sustentabilidade em Organizações

Caso Nestlé

Beatriz Portella, Bruno Oliveira, Débora Tenani, Giovana Faro e Sophia Noronha

1.Quais eram os principais desafios socioambientais enfrentados pelo setor de comida e bebida processada, entre 1980 e 2016?

Os principais desafios socioambientais enfrentados pelo setor de comida e bebida processada, entre 1980 e 2016, estava primeiramente relacionado à saúde, na qual os índices de obesidade e diabetes estavam aumentando. Além disso, com o crescimento populacional acelerado os setores alimentícios estavam com problemas relacionados às mudanças climáticas como escassez de água. Outras questões sociais e ambientais eram sobre trabalho infantil e desmatamento.

2.Quais ações de sustentabilidade/criação de valor compartilhado foram desenvolvidas, entre 1980 e 2016, pelos seus principais competidores (Pepsico; Unilever; Coca-Cola)?

As ações de sustentabilidade/criação de valor compartilhado desenvolvidas, entre 1980 e 2016, pelos seus principais competidores foram:

Pepsico: No final da década de 1990, a PepsiCo começou a introduzir produtos mais saudáveis e desde então procurou reformular seu produtos procurando reduzir sódio e fazendo com que alguns produtos tivessem rótulo de “all natural”. Além disso, em 2005, a empresa apresentou um relatório de sustentabilidade apresentando programas com o objetivo de reduzir o uso de água e energia.

Unilever: Em 1965, a Unilever lançou os primeiros detergentes biodegradáveis do mundo. Em 1993, a empresa começou a reduzir o uso de água e resíduos perigosos/tóxicos na sua fabricação. Em 1998 a empresa adicionou práticas agrícolas sustentáveis na cultura de seu seu negócio. Nos anos 2000, a empresa se comprometeu a fazer compra sustentável de chá de fazendas certificadas e também óleo de palma. Para reduzir o “footprint” a empresa lançou o “Plano de Vida Sustentável”. Em 2013, a empresa passou a desenvolver produtos químicos renováveis

Coca-Cola: Em 2000, a Coca-Cola começou a expandir seu portfólio com produtos mais saudáveis como água, sucos de frutas e bebidas energéticas e esportivas. Nos anos 90, a empresa além de reduzir o uso de água na fabricação de seus produtos implementou programas de água limpa nos países pobres de mercado emergente. Ademais, a empresa busco ainda mais na reduzir o consumo de água, energia e resíduos sólidos na fabricação dos produtos e também reciclar as embalagens de seus bebidas.

3.Como surgiu a ideia, na Nestlé, de se posicionar estrategicamente como criadora de valor compartilhado?

•Quais as principais diretrizes estratégicas adotadas?

A posição estratégica da Nestlé como criadora de valor compartilhado começou em 2004, quando começou a se pensar no longo prazo e estar em uma posição em que os consumidores estejam dispostos a pagar pelo preço certo do produto. Por isso, foi feito o primeiro diagnóstico por uma consultoria de impacto social sobre a contribuição da Nestlé para a sociedade na América Latina.

Foi percebido que o CSV já era feito pela empresa, mas trazer isso para consciência torna o serviço mais efetivo por tratá-lo como uma estratégica de negócio, definindo metas e medindo os resultados.

A empresa escolheu concentrar seus esforços de CSV em três questões: nutrição, água e desenvolvimento rural. A maior mudança aconteceu em 2012 quando a empresa assumiu compromissos públicos, explícitos e mensuráveis em cada CSV.

4.Quais as principais ações que a Nestlé desenvolveu em relação ao uso da água?

        Para solucionar problemas de escassez de água provocados pelas fábricas da empresa, ela desenvolveu um concurso para recolher ideias sobre como poupar energia e água.Então, os gerentes das fábricas concorriam pelo financiamento de um montante de 250 milhões de dólares, o qual seria repartido conforme as ideias e por meio de um cálculo do valor nocional da água, desenvolvido por Lopez, que calculava o retorno conforme as despesas de capital e o nível de escassez de água da região. Os efeitos dessa ação geraram uma economia de dois terços de água, entre 2004 a 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com