TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Nestlé

Por:   •  16/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO NESTLÉ

Por que é importante que se haja avaliação da capacidade potencial do fornecedor? Como a incapacidade potencial pode gerar consequências negativas no preço final do produto e na satisfação do cliente?

Nos dias atuais é indispensável buscar corrigir os erros e aprimorar os processos envolvidos tanto na confecção de um produto quanto na prestação de serviços. Os fornecedores são as peças fundamentais para completar esse quebra cabeça que é a satisfação do cliente. Para isso, o fornecedor deve atender a um check list de atribuições, dentre elas a capacidade potencial é a mais gritante. Um bom fornecedor deve ter prazos curtos para entrega das mercadorias e sempre cumprí-los. Além disso devemos ter certeza (avaliando balanços patrimoniais, DRE e outros relatórios contábeis) que esse fornecedor conseguirá se manter no mercado, durante todo o tempo estabelecido no contrato.

Uma incapacidade potencial poderá trazer diversos problemas, como o aumento do preço do produto final. Isso acontece porque se o fornecedor não conseguir entregar a mercadoria a tempo ou não tiver mais condições de se manter no mercado, a empresa contratante ficará sem matéria prima por um determinado período. Uma empresa parada, é uma empresa que deixa de vender, ou seja, gera despesas, sem gerar lucro. Quando a empresa contratante finalmente encontrar outro fornecedor deverá aumentar o preço do produto final para cobrir as despesas geradas pelo período que deixou de produzir e consequentemente vender.  

Algumas empresas, como a Nestlé, adotam a estratégia de desenvolver e capacitar seus fornecedores a fim de que estes consigam manter o processo produtivo eficiente,

                                                                                                                                                                                     

resultando em um produto que seja fornecido em condições adequadas ao processo produtivo da empresa demandante. De que forma esta estratégia pode trazer uma relação ganha-ganha para a Nestlé e para seus fornecedores?

A capacitação dos fornecedores é uma forma de garantir que os processos produtivos sejam otimizados, garantindo que os prazos de entrega diminuam e que os fornecedores continuem tendo capacidade produtiva para a demanda que a empresa contratante necessita. Em outras palavras, uma boa capacitação pode ajudar as empresas a necessitarem de menos estoque, uma vez que os fornecedores entregam com mais rapidez, não precisará se preocupar com uma possível falência dos fornecedores e consequentemente, falta de matéria prima e como bônus podemos considerar ainda um estreitamento nas relações fornecedor-empresa. Dessa forma a empresa tende apenas a ganhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com