TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima e cultura organizacional

Por:   •  17/9/2015  •  Artigo  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

Exemplificação de como se pode medir a produtividade individual?

 Produtividade não é somente maior quantidade. É preciso avaliar a qualidade do serviço. A  produtividade das empresas tem vindo a crescer nos últimos tempos devido a grande concorrência e a necessidade de fazer sempre melhor. Mas a produtividade basea-se essecialmente na melhoria do sistema produtivo e dos seus outputs sem acrescer nada ao seu custo. Medir a produtividade de uma empresa é saber até que ponto ela é eficiente na utilização dos seus recursos.

Eis alguns rácios que permitem entender como se mede a produtividade.

Produtividade = output/imput

Produtividade total = output total/imput total

"Multifactor productivity" = total output/subset of imputs

"Parcial-factor productivity" = total output/single imput

Produtividade do trabalho = Número de horas de trabalho/Produção em quantidades

Produtividade do capital = Vendas/Activo

 Exemplo: Produtividade do Trabalho Individual Empregado

Medir a produtividade individual de trabalho empregado pode ajudá-lo a avaliar o desempenho individual de um funcionário. A fórmula para a produtividade de cada empregado é hora de trabalho de empregados dividido pelo número de produtos produzidos por aquele empregado durante um determinado período de tempo.

Por exemplo, você tem dois funcionários: João, que trabalha turnos de oito horas por dia para 40 horas por semana, e Jenny, que trabalha cinco horas por dia para turnos de 20 horas por semana. John e Jenny trabalhar a mesma máquina que produz porcas. No final da semana, a produção individual de John é 1000 porcas e Jenny é 800. João nível de produtividade pessoal é 1000/40 = 25 e Jenny é 800/20 = 40. Mesmo que Jenny trabalha a tempo parcial, ela é mais produtivo com seu tempo do que João é porque o seu nível de produção pessoal é maior.

Variaveis que a impactam na produtividade? 

Primeiro: Em uma organização, o produto (ou resultado do trabalho), quer seja de um indivíduo ou equipe, esta sujeito a inúmeras variáveis conjunturais que podem estar fora da capacidade de previsão e/ou controle de tal agente. Isso significa que, com mais ou menos fidelidade, a conquista das metas estabelecidas para indivíduos, departamentos ou mesmo toda empresa, depende de variáveis externas, não controláveis, determinadas pelo macro ambiente, e não apenas das variáveis controláveis do trabalho.

Segundo: O resultado do trabalho de um indivíduo em um grupo é, definitivamente, um produto sinérgico da interação entre as pessoas. Os indivíduos, quando sociados, se comunicam e interagem o tempo todo e, mesmo desenvolvendo tarefas aparentemente desconexas, estão influenciando uns aos outros através das relações de poder, troca de idéias, conhecimento, cultura, experiências, expectativas, etc.. Isso tudo molda (altera) o resultado do trabalho de cada pessoa individualmente.

Terceiro: O trabalho das pessoas em uma empresa é sistêmico. As metas de uma organização não podem ser totalmente individualizadas (nem a nível departamental nem individual) e não são totalmente desconexasAo contrário, elas são interdependentes, ou seja, a realização de uma depende da realização da outra e vice-versa. Isso se deve ao fato de que, a exemplo do que acontece com qualquer outro arranjo social, a empresa possui objetivos institucionais (objetivos supra individuais que pertencem a sua unidade como um todo). Uma vez possuindo objetivos institucionais, ela precisa orquestrar seus recursos para que seu trabalho conjunto faça sentido e possa remeter ao esperado. Isso requer controle e faz com que a empresa tenha que restringir atitudes que a extrapolem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com